quarta-feira, 4 de abril de 2018

Cummins aposta na atualização da frota e adia a aposentadoria dos clássicos ônibus londrinos Primeiro projeto de repotenciamento já está em fase de conclusão; iniciativa da Cummins vai permitir com que os ônibus mais antigos que circulam na capital britânica continuem em operação.



04/04/2018 - A Cummins lançou uma iniciativa para substituir o sistema de pós-tratamento dos ônibus mais antigos que circulam por Londres, na Inglaterra, pela tecnologia Euro VI totalmente certificada. 

O repotenciamento permitirá com que a frota de ônibus mais antiga, pré-Euro VI, continue operando quando a Zona de Ultra Baixa Emissão (ULEZ) entrar em vigor em abril de 2019 na capital britânica, melhorando a qualidade do ar e diminuindo a pegada de carbono.

A atualização do motor Euro IV produzido em 2007 para o mais recente padrão Euro VI 2017 reduzirá as emissões de material particulado em quase 90% e do óxido de Nitrogênio (NOx) em 50%. 

O repotenciamento irá ainda prolongar a vida útil dos ônibus em até oito anos e trazer uma melhoria de desempenho com resposta superior de torque para que a frota seja conduzida com menos esforço.

O repower da Cummins conta ainda com um sistema stop/start integral que corta automaticamente o motor quando os passageiros estão embarcando ou desembarcando, o que pode reduzir o consumo de combustível de um ônibus de dois andares em até 8%  em ciclo de operação de até 16 horas por dia. 

O menor consumo de combustível também reduz a pegada de carbono do ônibus, com o potencial de eliminar entre 4 e 6 toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2) por ano e por veículo.

“A iniciativa da Cummins visa aumentar rapidamente o número de ônibus urbanos com motor Euro VI, além de contribuir significativamente para melhorar a qualidade do ar e reduzir as emissões de carbono em Londres e em outras cidades que estabelecem Zonas Ultra Baixas de Emissão”, afirma Ashley Watton, diretor de Negócios Rodoviários da Cummins na Europa. 

Ainda de acordo com Watton, “nosso pacote pode incorporar recursos inteligentes, como o Cummins Stop/Start, sistema de telemetria, com dados do motor em tempo real entregues para o operador por meio do sistema Cummins Connected DiagnosticsTM. 

Isso significa que nosso Euro VI pode reduzir significativamente os custos operacionais da frota e obter maior disponibilidade do equipamento em atividade”. 

Com a solução da Cummins, um clássico ônibus londrino London Routemaster bus RM1005, que entrou em serviço em 1962, agora está totalmente certificado para atender às emissões Euro VI e poderá seguir em atividade. 

O RM1005 operou recentemente na rota 15 do transporte de Londres e, agora, possui certificação Low Carbon, adiando sua aposentadoria. Com as soluções Cummins, o motorista pode visualizar on-line o status do motor usando o Cummins Connected Diagnostics. 

Com o motor Cummins B6.7 de quatro cilindros ou o B4.5 de seis cilindros, o sistema é totalmente compatível com o nível mais rigoroso dos padrões Euro VI, sendo o controle de Diagnóstico On-Board (OBD) necessário para alertar o operador sobre eventual falha com os limites de emissões.
Os motores de ônibus Cummins Euro VI são compatíveis com o uso de biodiesel B20 ou diesel renovável HVO. 

Em comparação com o diesel convencional a base de fóssil, o HVO oferece o potencial de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) entre 40% a 90% ao longo do ciclo de vida total do combustível, dependendo da matéria-prima do combustível. 


Os veículos especiais de Millbrook - Um dos primeiros projetos de repotenciamento está em fase de conclusão na Millbrook Special Vehicles. 

O veículo especial de dois andares construído em 2009 está recebendo o mais recente sistema Cummins B6.7 Euro VI. O novo pacote também incorpora uma nova transmissão ZF, novo sistema de arrefecimento e auxiliares elétricos, como a direção hidráulica. 

O teste do ônibus está em andamento no Millbrook Proving Ground com resultados iniciais que demonstram maior eficiência de combustível com a tecnologia Stop / Start e melhor dirigibilidade devido à maior entrega de torque do motor atualizado.