terça-feira, 7 de março de 2017

Avianca inaugura voo diário e direto entre Foz do Iguaçu e São Paulo. Em maio, será a vez de mais voo entre Foz do Iguaçu e a capital paulista, e outro do Aeroporto das Cataratas para o Rio de Janeiro


O primeiro voo diário da Avianca Brasil para Foz do Iguaçu chegou ao Aeroporto Internacional Cataratas às 13h50 desta segunda-feira, dia 6, procedente do Aeroporto de Guarulhos, na capital paulista. 

Depois que os passageiros desceram a aeronave foi batizada, recebendo um jato d'água de carros do Corpo de Bombeiros do Aeroporto das Cataratas.

 Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Tarcisio Gargioni, vice-presidente Comercial e de Marketing da Avianca, Frederico Pedreira presidente da Avianca e o superintendente do Aeroporto Cataratas, Joacir Araújo. Fotos: Nilton Rolin

Já na chegada, o presidente da Avianca Brasil, Frederico Pedreira, anunciou para o início de maio, a operação de mais dois voos em Foz do Iguaçu. 
Um deles reforçará a ligação com São Paulo e outro será para o Rio de Janeiro. 

Pedreira destacou que as novas frequências também serão diárias. As passagens para os dois novos voos “já estão à venda”, disse.

O vice-presidente Comercial e de Marketing da empresa, Tarcisio Gargioni, afirmou que os horários de voo “foram desenhados para permitir conexões com as 28 companhias aéreas que fazem parte da Star Alliance, incluindo a Avianca Internacional”. 

Com isso, explicou, ficará facilitada a conectividade entre Foz do Iguaçu e 1.300 destinos em todo o mundo, o que deve contribuir para aumentar a vinda também de turistas estrangeiros.

Presidente da Avianca Brasil, Frederico Pedreira.

Mais assentos
“Com os três voos diários da Avianca, Foz do Iguaçu conquista mais 175 mil assentos por ano”, calculou Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu e secretário-geral do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu - Codefoz. 

O número é resultado da multiplicação do número de assentos de cada um dos três voos (162) ao longo de 12 meses. 

Ele destacou, ainda, o aumento da competitividade entre as companhias aéreas, que deverá tornar Foz do Iguaçu “mais acessível aos visitantes”.

O presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Altino Voltolini, também falou sobre o aumento das oportunidades para os turistas virem a Foz do Iguaçu. 

Ele lembrou que, hoje, um dos maiores entraves para a cidade receber um número maior de eventos, por exemplo, é justamente o custo da passagem, já que outros itens, como a hotelaria, têm um custo-benefício muito elevado. “A competição entre as empresas aéreas vai nos beneficiar”, previu.

De Foz do Iguaçu
O primeiro voo da Avianca para Foz do Iguaçu veio quase lotado – 155 passageiros, apenas sete a menos que a capacidade de assentos. 

O voo chegou cerca de 15 minutos antes do horário previsto (14h10) e, quando a aeronave estacionou no pátio do aeroporto, foi batizada por uma ducha lançada de uma viatura dos bombeiros.

Por coincidência, o avião tinha como comandante e como chefe de cabine dois iguaçuenses. 

Comandante Humberto Hinterholhoz e o chefe de cabine, Fernando Lutinski

O comandante Humberto Hinterholhoz, há cinco anos na Avianca, disse que atualmente mora em Ribeirão Preto, mas toda a família está em Foz do Iguaçu. 

Já o chefe de cabine, Fernando Lutinski, mora na Vila Adriana, como contou. Os dois estavam felizes com a coincidência.

O voo
A partir de agora, todos os dias, o voo de número 6184 sai de Guarulhos às 12h20 e chega a Foz do Iguaçu às 14h10. 

No sentido inverso, a decolagem do voo 6185 é às 14h43, com aterrissagem em São Paulo às 16h30. A operação é feita pela aeronave Airbus A320.