terça-feira, 22 de março de 2016

FORTALEZA SEDIA AMANHÃ, 23 DE MARÇO, SEMINÁRIO SOBRE MOBILIDADE URBANA, TURISMO E GRANDES EVENTOS

Nesta quarta-feira, 23, das 9 h às 13 horas, acontecerá no auditório do Sebrae, em Fortaleza, o Seminário Mobilidade Urbana, Turismo e Grandes Eventos uma realização da Câmara Setorial de Eventos do Ceará. 

O seminário será conduzido pela presidente da Câmara e diretora Nordeste da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Enid Câmara de Vasconcelos. 

O assunto é uma demanda resultante da Agenda Setorial da CS Eventos em seu Plano Estratégico, realizado em 2015.

A presidente ressalta que o evento será dividido em duas etapas. Na primeira, com o painel Mobilidade Urbana e Turismo tendo como presidente da Mesa Circe Jane Telles, presidente do Sindieventos. 

Os palestrantes serão: Arcelino Lima (superintendente da AMC); Flávio Alvarenga (presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Ceará – Sindegtur); os debatedores são representantes da Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores; Visite Ceará, ABIH, SINDETUR e Empresas de Receptivo Turístico.

Depois de um pequeno intervalo de “Coffee Break” será apresentado o segundo painel Mobilidade Urbana e os Grandes Eventos. 

“Serão apresentações técnicas de grande importância para o setor”, informa a presidente Enid Câmara que presidirá a mesa deste painel.

Legados da Copa e mobilidade urbanaNeste painel, os palestrantes são Ferruccio Petri Feitosa, presidente da ADECE, que fará uma Avaliação dos Legados da Copa na Mobilidade Urbana. 

Também palestrarão o coronel Heraldo Maia Pacheco, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará; coronel Weberton Gomes de Loiola, comandante do BPTUR – Batalhão de Policiamento Turístico do Ceará; vereador Elpídio Nogueira, secretário da SETFOR – Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza; vereador Salmito Filho, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza; Joaquim Cartaxo, diretor-superintendente do SEBRAE/CE.

Irão funcionar como debatedores João Carlos Diógenes Parente, diretor-geral da Arte Produções; Arcelino Lima, superintendente AMC – Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza; Rafael Bezerra, ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos; Roslavo Brilhante, Brilhante Eventos, e Colombo Cialdini, presidente da ABAV - Associação Brasileira de Agências de Viagens do Ceará e do SINDETUR – Sindicato das Empresas de Turismo. O encerramento será às 13 horas.

Informações:

Heleno Júnior e Carolina Veras – (85) 3433-7684 e (85) 3457-3346).

DICAS BÁSICAS PARA QUEM PENSA QUE AVIÃO É UMA EXTENSÃO DE SUA CASA




Avião é um lugar apertado, desconfortável e no qual você precisa encarar vários minutos ou horas de intimidade forçada com estranhos. 

A diferença entre uma viagem agradável ou um inferno completo depende em grande parte da tripulação, claro. 

Mas há muita coisa que cada passageiro pode fazer para amenizar a experiência dos vizinhos de cabine.

Não exagerar no consumo de álcool e não falar alto são o mínimo. A discrição é o passaporte para um bom voo. 

“O avião não é sua casa, ora. Ele é um local transitório, comunitário. É importante a pessoa manter a educação e ser o mais discreta possível durante o tempo em que permanecer na aeronave. Se todo mundo fizer certinho, a coisa funciona”, aconselho e reafirmo.

Eu, Cláudia – e um monte de gente –, lamenta também o fato de muitos passageiros não terem preocupação com o outro ao não colaborarem, também, para a limpeza do avião. E
 ela diz perceber esse tipo de atitude principalmente ao desembarcar.

“São sacos deixados no chão, fones de ouvido largados em qualquer lugar, revistas jogadas nas poltronas, cobertas desarrumadas. Um horror desnecessário.”

A boa etiqueta no voo deve levar em consideração a não invasão do espaço alheio. Tudo que é alto é ruim: música conversa, movimentos. 

Em relação às vestimentas, fica a dica: o passageiro vizinho não é obrigado a compartilhar tanto assim a sua intimidade. 

Assim, é importante vestir-se com um mínimo de decoro, sem roupas muito curtas ou decotadas. 

Ou, pior, não vestir-se feito uma cebola, para não ter que ficar tirando as roupas aos poucos, ao preço de cotoveladas no vizinho.

“Outra situação que deve ser evitada é a de abrir o bagageiro a todo o momento para checar roupas ou compras. Sugiro deixar uma sacolinha à mão, debaixo do banco, por exemplo. Também não é de bom tom fazer pedidos extras aos comissários. Eles não podem ser ocupados por você o tempo todo. São dezenas de pessoas para atender”, lembro sempre a todos.



Abaixo você encontra uma lista (não exaustiva) de 15 coisas a fazer e a evitar para não ser um mala a bordo.
Não adianta correr para fazer fila assim que chamam para o embarque. Os lugares são marcados, lembre-se disso.

Há uma regra a ser cumprida em relação ao tamanho e ao peso das malas de mão. 

Algumas companhias toleram bagagens fora do padrão em alguns voos, mas é sempre um mico – e um estorvo para os outros – você ficar de um lado para o outro tentando encaixar o trambolho no bagageiro.
Falando em bagagens de mão, evite viajar com um monte delas. O espaço na cabine é apertado e outros passageiros têm direito a compartilhá-lo.

Se for viajar com crianças pequenas, prefira os voos noturnos, quando elas já estão para dormir. E não se esqueça de levar passatempos para a molecada – caso não durmam.
Não puxe papo com quem não quer conversar. Observe os sinais e veja se a pessoa também gosta de uma boa prosa durante o voo.
Evite usar o banheiro do avião. Se você é desses que precisam ir toda hora, prefira ficar na poltrona do corredor – até para não perturbar o sono dos passageiros ao lado.
Não tente “cantar” as aeromoças ou os comissários de bordo. Eles estão no voo a trabalho. E isso pode dar processo.
Controle o consumo de álcool a bordo. 

Ninguém merece bêbado gritando no voo.
Não deixe o seu lugar sujo ao desembarcar. 

Cuide do seu lixo.
O Brasil é um país tropical, certo, mas avião não é praia. Mantenha algum decoro na vestimenta. Camiseta regata e chinelo, por exemplo, não são figurino adequado para uma viagem aérea.

Contente-se com a sua comida, mesmo que o vizinho tenha dispensando a dele. Fique à vontade, porém, para pedir algo. Pergunte ao comissário se é possível.

Mantenha o asseio. Use desodorante e tenha muito, mas muito cuidado mesmo ao tirar os sapatos durante o voo.

Poucas coisas são tão chatas no voo quanto chutar a poltrona do passageiro da frente. Ou apoiar o braço na poltrona do vizinho. Não seja espaçoso.

A porta não vai abrir mais rápido se você se levantar correndo para pegar sua mala no bagageiro, atropelar os vizinhos e ficar esperando aflito no corredor.
Não realize a fantasia de fazer sexo no banheiro. Sério.
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Fonte:
Cláudia Matarazzo


Jornalista, apresentadora de TV, escritora de 18 livros sobre etiqueta, consultora de comportamento, etiqueta e moda, durante 7 anos foi chefe do cerimonial do Governo do Estado de São Paulo, palestrante, consultora do Programa Mais Você, Rede Globo.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DA 39ª EXPOSIÇÃO DE NEGÓCIOS EM TURISMO DA AVIESP

domingo, 20 de março de 2016

ABEOC BRASIL PROMOVE QUALIFICAÇÃO COM PADRÃO INTERNACIONAL

O curso para certificação internacional de profissionais de eventos, promovido pela ABEOC Brasil e pela Federación de Entidades Organizadoras de Congresos y Afines de America Latina – COCAL, está com grande adesão no mercado, já que este é o primeiro curso que será oferecido pela PCMA (Professional Convention Management Association) na América do Sul. 

Como as vagas são limitadas, a presidente da ABEOC Brasil, Ana Cláudia Bitencourt, orienta aos interessados para que se inscrevam logo e garantem a sua vaga. As inscrições devem ser realizadas pelo site: www.pcma.eventize.com.br.


No treinamento presencial, que acontecerá nos dias 28 e 29 de abril, no Hotel Hilton, no Rio de Janeiro, os participantes receberão as primeiras orientações sobre as competências que devem ser dominadas para o exame do “CMP Training Program”.

Segundo o instrutor Eduardo Chaillo Ortiz, para torná-las mais compreensíveis, utilizará exemplos concretos, exercícios e resolução de problemas. 

Entre os temas que serão vistos estão: Strategic Planning; Project Management; Human Resources; Financial Management; e Meeting or Event Design. 

O inscrito receberá certificado de participação pelos dois dias, mas o curso permanece com o preparatório online, que estará disponível por um ano.

Para os estudos, o participante contará com os livros CIC Manual 9th Edition, APEX Glossary e Professional Meeting Management 6th Edition, além do aplicativo CMP. 

A PCMA também poderá fornecer suporte educacional sob demanda para aqueles que necessitarem. 

Só poderão se inscrever no exame do CIC (Convention Industry Council), que concederá a certificação internacional, aqueles que cumprirem 25h de aula (o curso total é de 70h). 

Em caso de reprovação, o candidato tem o prazo de mais um ano para realizar a prova.

Serviço: www.abeoc.org.br

sábado, 19 de março de 2016

BANCO HONDA HALL É A NOVA CASA DE ESPETÁCULOS DE SÃO PAULO. FICA NA VILA OLÍMPICA E OFERECERÁ PROGRAMAÇÕES TEATRAIS E MUSICAIS


A capital paulista acaba de ganhar uma nova casa de espetáculos. O Banco Honda Hall, localizado no bairro Vila Olimpia, zona sul de São Paulo, está aberto ao público a partir desta sexta-feira, 18 de março, e estreia sua programação com shows especiais de humor e improviso. 

A festa de inauguração aconteceu na noite de ontem, 17, com a presença de representantes da marca e parceiros de negócios.

Inspirado na atmosfera intimista das casas noturnas de Las Vegas, o Banco Honda Hall atende 250 pessoas acomodadas próximas ao palco para melhor visibilidade e interação com os artistas, que realizarão de apresentações de humor a shows de música ao vivo e ilusionismo. 

“Esse projeto se deu a partir do nosso desejo de oferecer novas experiências que proporcionem entretenimento e alegria para as pessoas”, comenta o presidente da Honda Serviços Financeiros, Ricardo Tomoyose.

A operação e programação do Banco Honda Hall ficarão sob a responsabilidade do Grupo Taboo, dirigido pelos empresários Mario Levi e Roberto Sasso, também proprietários das casas Sarau Gastrobar, Dezoito Bar, Yellow, entre outras. 

O espaço funcionará de quinta a domingo, a partir das 18h30, e os ingressos podem ser adquiridos no próprio local antes das atrações ou pelo site www.ingressorapido.com.br

O projeto, que conta com o apoio da Honda Serviços Financeiros, foi idealizado por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura.

Mais informações: www.bancohondahall.com.br .

segunda-feira, 14 de março de 2016

UM NAVIO DA ESQUADRA DE VASCO DA GAMA QUE NAUFRAGOU QUANDO NAVEGAVA NA ROTA DA ÍNDIA, EM 1503. FOI LOCALIZADO E OS ARQUEÓLOGOS VÊM RESGATANDO PEÇAS DO NAVIO, INCLUSIVE UM SINO DE BRONZE QUE MOSTRA QUER O BARCO FOI CONSTRUÍDO EM 1898, NO REINADO DE MANUEL I. É A MAIS ANTIGA EMBARCAÇÃO DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES ENCONTRADA



Fotos Blue Water Recoveries

O Ministério do Património e da Cultura de Omã anunciou hoje a descoberta de um navio português naufragado numa ilha remota de Omã em 1503, que fazia a carreira da Índia e estava incluído na armada de Vasco da Gama.


O navio é, de acordo com aquela entidade, a mais antiga embarcação dos Descobrimentos Portugueses encontrado e cientificamente investigado por arqueólogos.

Em comunicado, o ministério salientou que o navio português, que estava incluído numa das armadas de Vasco da Gama com destino à Índia naufragou em 1503 durante uma tempestade ao largo da ilha Al Hallaniyah, na região Dhofar, de Omã.


O Ministério do Património e da Cultura (MPC) de Omã informou que o local do naufrágio foi inicialmente descoberto pela empresa britânica Blue Water Recoveries Ltd. (BWR) em 1998, no 500º aniversário da descoberta de Vasco da Gama do caminho marítimo para a Índia.

Contudo, o ministério só deu início ao levantamento arqueológico e à escavação em 2013, tendo sido desde então realizadas mais duas escavações em 2014 e 2015, com a recuperação de mais de 2.800 artefactos.

Os principais artefactos, que permitiram identificar o local do naufrágio como sendo a nau Esmeralda, de Vicente Sodré, incluem um disco importante de liga de cobre, com o brasão real português e uma esfera armilar e um emblema pessoal de D. Manuel I.


A mesma fonte indicou que foram também encontrados um sino de bronze, com uma inscrição que sugere que o navio data de 1498, cruzados de ouro, cunhados em Lisboa entre 1495 e 1501 e um moeda de prata rara, chamada Índio, que D. Manuel I terá mandado fazer especificamente para o comércio com a Índia.

"A extrema raridade do Índio (só se conhece um outro exemplar no mundo inteiro) é tal, que possui o estatuto lendário da moeda "perdida" ou "fantasma" de D. Manuel I", adiantou o MPC de Omã.

Na nota, é também referido que "o projeto foi gerido conjuntamente por este ministério de Omã e por David L. Mearns da BWR, tendo-se respeitado rigorosamente a Convenção da UNESCO para a Proteção do Património Cultural Subaquático de 2001".


domingo, 13 de março de 2016

DICAS PARA O CARIBE


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DICAS PARA A PÁSCOA

RIO GRANDE DO NORTE PARTICIPARÁ DO 7º FÓRUM DO TURISMO, EM NATAL, QUE ACONTECERÁ DIAS 17 E 18 DE MARÇO


Com o título “Promover Destinos, Desenvolver Regiões”, o 7º Fórum do Turismo, que acontece no pavilhão Morton Mariz de Faria, do Centro de Convenções de Natal (RN) terá a presença da secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero. 

O evento, que ocorre nos dias 17 e 18 de março. é uma excelente oportunidade para divulgar o munícipio, por contar com profissionais de todo o Brasil.

No primeiro dia de evento, Ivane abordará os modelos de integração no turismo da Serra Gaúcha, com destaque para os municípios de Garibaldi, Bento Gonçalves e Gramado. De acordo com Ivane, é uma honra integrar um evento tão prestigiado. 

“Este convite reforça o modelo de turismo que estamos desenvolvendo localmente e regionalmente, também possibilitará trocas e a promoção de nossos destinos turísticos", define.

Também no dia 17 de março, o público poderá conferir o painel “Como atrair empreendimentos hoteleiros”, comandado pelo presidente do GJP Hotéis e Resorts, Guilherme Paulus.

O evento conta com a presença do secretário de turismo do Rio Grande do Norte, Ruy Gaspar; do presidente da Vila Galé, Jorge Rabelo; do coordenador da Câmara de Turismo da Fecomércio-RN, George Gosson; e do diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Rondinelle Oliveira. 

Uma palestra sobre turismo de aventura, com o consultor organizacional e turista de aventuras Jodrian Freitas, fecha a programação do dia.

No segundo dia, o destaque será a palestra “Interiorização do turismo: como estruturar e comercializar destinos”, ministrada pela gerente-adjunta de Serviços do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro. 

Fazem parte dessa discussão o diretor Regional do Senac-RN, Fernando Virgílio; o diretor-técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti; a subsecretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela; e o representante do Geoparque Seridó, Marcos Nascimento.

A gestora de turismo do Sebrae, Regina Amorim, destaca a importância dessas iniciativas para aquecer o turismo do país. 

“É a chance dos empresários apreenderem novas perspectivas de negócios e fomentar o desenvolvimento do setor nas regiões. O Sebrae é um grande parceiro na consolidação do turismo, por isso apoia eventos como o Fórum do Turismo do Rio Grande do Norte”, disse.

GARIBALDI DEDICA DIVERSAS ATIVIDADES PARA MULHERES. NO DIA 31, ACONTECERÁ A PALESTRA "VINHO E SAÚDE DA MULHER


Até 3 de abril, diversas ações são voltadas de forma exclusiva às mulheres garibaldenses. Para abrir a programação, o Rotary Clube realizou o tradicional carnaval fora de época, na sexta-feira, 4, na sede social da AMG. 

O evento beneficente reuniu cerca 240 pessoas. Já no sábado, 5 de março, foi feita a abertura oficial do Mês da Mulher, na Praça Loureiro da Silva. 

Na ocasião, houve pronunciamento do prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, e da presidente da Apeme Mulher, Gisele Beal.


As atividades reuniram bom público das 9h às 12h, para mulheres e seus familiares. Às 10h, houve ‘aulão’ de dança com as professoras Natália e Manoela, da Academia Estique-se. 

As crianças aproveitaram os brinquedos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o Cantinho do Carinho do LEO Clube. 

A Apeme Mulher realizou a tradicional distribuição de rosas, que é feita desde a fundação da entidade.

A Secretaria de Turismo e Cultura disponibilizou passeio de Tim-Tim, e ainda houve a participação da Cia Teatral Acto, interagindo com o público. 

A palestra com o médico Jairo Monson de Souza Filho, prevista para 11 de março, teve sua data alterada para 31 de março. 

Com início às 19h, serão servidos espumantes Moscatel, Brut e Brut Rosé da Cooperativa Vinícola Garibaldi. 

A palestra abordará o tema “Vinho e Saúde da Mulher” e será ministrada pelo médico cardiologista Jairo M. de Souza Filho. 

Os ingressos custam R$ 15, são limitados, e já estão à venda na Secretaria de Turismo e Cultura. 


A ação integra o Veraneio da Vindima e a comemoração do Mês da Mulher.

Ainda no sábado, a Liga Feminina de Combate ao Câncer entregou material de orientação sobre câncer de mama e realizou a Feira de Artesanato, para angariar fundos à entidade. 

A Ser-PSI divulgou material sobre áreas de atuação do profissional da Psicologia e esclarecimentos sobre o trabalho do Psicólogo.

As integrantes da Mulher Empreendedora CIC realizaram distribuição de mudas de chás e temperos às mulheres. 

Os profissionais da Secretaria de Saúde realizaram diversos atendimentos, tais como medição de pressão arterial com equipe da enfermagem, posturais com fisioterapeutas e de prevenção bucal com dentistas. 

Pela primeira vez, no Clube 31 de Outubro, foram feitos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. No total, foram registrados 390 atendimentos e orientações pela equipe da Saúde.

Os alunos do Instituto Mix de Garibaldi realizaram massagens rápidas e a equipe da Racco maquiou as mulheres que buscaram o serviço. 

O Espaço Gourmet Estima e a loja do Sabor Ecológico entregaram receitas funcionais e brindes às mulheres. 

No domingo, houve celebração Eucarística em homenagem às mulheres, presidida pelo Frei Agenor Pitt na Igreja Matriz. A ação, que envolveu a Paróquia São Pedro, reuniu um grande público.

A promoção do Mês da Mulher é da Apeme Mulher, com o apoio de diversas entidades: Mulher Empreendedora CIC; Prefeitura de Garibaldi; Liga Feminina de Combate ao Câncer; Paróquia São Pedro; COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Coordenadoria da Mulher; SESC; OAB Subseção Garibaldi e Carlos Barbosa; CRAS; CREAS; LEO Clube; LIONS Clube; Rotary Clube; Grupo Unicar; APAE de Garibaldi; SER-Psi; ABRASPHI; Cia Teatral Acto, e também das empresas: Escola Qualifica; Espaço Estima; Bioestar; Sabor Ecológico; Instituto Mix; Racco; Ateliê Eliza e Academia Estique-se. Mais informações podem ser obtidas na APEME, pelo fone (54) 3462 2755 ou pelo e-mail apeme@apeme.com.br. A programação completa do Mês da Mulher você encontra no link:http://goo.gl/utbmKw.

DICAS PARA LAS VEGAS E NOVA YORK

JW MARRIOT RIO DE JANEIRO TEM DESCONTO DE 20% NO PACOTE PARA HOSPEDAGEM NA PÁSCOA


Rio de Janeiro, março de 2016 – O JW Marriott Rio de Janeiro, localizado na praia de Copacabana, está com desconto de 20% nas tarifas de hospedagem para a Páscoa, que vai do dia 19 até 27 de março.

Com diárias para casal a partir de R$ 965,20 (mais taxas), o valor já inclui o café da manhã no Restaurante Terraneo e apartamento Deluxe Vista Atrium. 

Dependendo da disponibilidade do hotel, os clientes podem ter upgrade de categoria de apartamento. 

Os interessados devem mencionar no momento da reserva o código promocional da oferta: ES2 .

O hotel oferece uma excepcional estrutura de lazer, como o Mirante Health Club. Localizado na cobertura do hotel, junto à piscina – possui vista para toda a praia e para dois dos principais pontos turísticos da cidade: o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. 

Conta ainda com uma academia de ginástica aberta 24 horas com vista para o mar, salas de massagem para os momentos de relaxamento e sauna seca nos vestiários. 

Os hóspedes também podem utilizar o serviço de praia com espreguiçadeiras exclusivas, guarda-sol, toalha e segurança.

Vale lembrar que o hotel também oferece eventos noturnos no Moonlounge, bar localizado na cobertura, com programações variadas dependendo do dia da semana.

As reservas podem ser realizadas pelos telefones (11) 3069 2807 (São Paulo) e 0800 703 1512 (outras localidades). Faça uma visita virtual ao JW Marriott Rio de Janeiro acessando www.jwmarriottriodejaneiro.com.br.

Serviço
Valor: Tarifas por noite e por apartamento a partir de R$ 965,20 (mais as taxas) em apartamento Deluxe Vista Atrium.

* Não inclui taxas

* Diárias para até dois adultos por apartamento, com café da manhã no Restaurante Terraneo.

* Mencionar o código promocional: ES2

Reservas: (11) 3069-2807 (São Paulo) e 0800 703 1512 (outras localidades)
Formas de pagamento: Cartões (American Express, Visa e Mastercard), dinheiro ou depósito.
O JW Marriott Rio de Janeiro fica na Av. Atlântica, 2600 – Copacabana, Rio de Janeiro
Site: www.jwmarriottriodejaneiro.com.br

Facebook: www.facebook.com/JWMarriottRio

segunda-feira, 7 de março de 2016

A CAPITAL MINEIRA RECEBE MAIS UM GRANDE EVENTO: O CONGRESSO BRASILEIRO DOS CONVENTIONS & VISITORS BUREAU, QUE ACONTECE ENTRE OS DIAS 20 E 22 DESTE MÊS DE MARÇO. EM SÃO LOURENÇO ACONTECE O 3º ENCONTRO DE CONCIERGES E RECEPCIONISTAS DIA 29 DE ABRIL. OS DOCES MINEIROS TÃO CONHECIDOS GANHAM CADA VEZ MAIS MERCADO NO PAÍS.


MINAS TURISMO GERAIS
 

Jornalista Sérgio Moreira


Belo Horizonte será sede do 
 Congresso & Visitors Bureau

Belo Horizonte recebe representantes de todo o País 

Pela primeira, a capital mineira será sede do Congresso Brasileiro de CVBx, reunindo todas as 115 instituições brasileiras que possuem este nome em todo o País. 

O Congresso é uma promoção da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau, e a Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado de Minas Gerais e o Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau apoiam e coanfitrionam todos os dirigentes e associados de C&VBx de todo o País. 

Será realizado, nos dias 20 a 22 de março, de 2016, no Minascentro, Belo Horizonte, onde serão aguardados mais de 200 participantes, com uma rica programação, inovadora e de tendências mundiais. TAM, patrocinadora aérea oficial. 

Na abertura teremos a palestra magna da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Pedroso, que abordará “O impacto econômico dos jogos olímpicos nos destinos brasileiros”. 

Outros temas a serem tratados durante o evento: Momento empresarial pós-industrial e as tecnologias; Fontes de recursos para a promoção e desenvolvimento de destinos; 

Um novo olhar sobre as funções de um C&VB frente às cadeias produtivas locais; Mercado Internacional e seus paradigmas; Destino Competitivo MICE; Como estar na vitrine de operadoras nacionais e internacionais.

Inscrições abertas no site www.cbcvb.org.br.

Informações pelo telefone 31 3261.3652 ou e-mail: fcvb.mg@bhcvb.com.br

Convention & Visitors Bureau
C&VBx são instituições não-governamentais sem fins lucrativos, que atuam, através de articulações e parcerias, no sentido de mais negócios para a cadeia produtiva do turismo – meios de hospedagem (hotéis, pousadas, flats, albergues, hostels), meios de transporte (aéreos, rodoviários, ferroviários, taxis, vans), organizadores de eventos, produtores culturais, operadoras e agências de viagens, centros de convenções, shoppings centers, alimentação fora do lar (bares, restaurantes, buffets), comércio em geral e fornecedores - favorecendo o desenvolvimento econômico e social dos moradores do destino. 

Os maiores e melhores destinos turísticos mundiais possuem esta instituição – Convention & Visitors Bureau. 

São mais de 1.500 em todo o mundo, mais de 200 na América Latina e Caribe, e somos 115 C&VBx, no Brasil, em todas as regiões. Todos eles responsáveis pelo marketing do destino onde atuam. 

O Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau foi criado nos 100 anos de BH, portanto, possuindo 18 anos de funcionamento, tendo apoiado e captado mais de mil eventos neste período, estimulando sempre os setores produtivos locais a trazerem mais e mais eventos nacionais e internacionais.

Feira de Artesanato da avenida Afonso pena, todos os domingos recebe mais de 50 mil pessoas.


Doces mineiros ganham mercado
O Alto Paranaíba, Triângulo, Noroeste, Sul, Central, Leste, Norte... Cada região, com sua especificidade e vocação, conta em seus sabores, a história do estado.

E os doces são parte importante dessa identidade gastronômica. A tradicional produção artesanal das receitas mantém, ainda hoje, o fazer familiar como legado cultural de gerações.

Com a profissionalização, a atividade passou ainda a gerar mais emprego, conquistando o mercado nacional e fazendo a alegria dos turistas.


A ambrosia, é o doce com leite talhado 


A ambrosia, por exemplo, é um dos doces mais antigos de Minas Gerais. Chegou ao Brasil no século XVII, com a vinda das famílias portuguesas, principalmente das mulheres que eram habituadas a essa receita. 

O nome do doce é também cheio de simbolismo. Por causa do sabor, tido como divinal, a ambrosia é chamada, em grego, de manjar dos deuses do olimpo.

Receita de família
A ambrosia de Araxá, no Alto Paranaíba, é famosa. A referência é a receita da dona Joana D’Arc, de 83 anos, mais conhecida como dona Joaninha. 

O jeito de fazer ela aprendeu no passado, com uma amiga, e passou para o filho Luiz Augusto de Almeida e a nora. 

Os dois comandam uma doceria, em Araxá, negócio iniciado por dona Joaninha. Luiz Augusto conta que o segredo está na paciência. O leite não é talhado e sim cozido durante 8 ou 9 horas. 

“O tempo é fundamental para refinar o gosto e suavizar a presença dos ovos. A maioria das pessoas come e não sabe se eles são ingredientes”, afirma o herdeiro de dona Joaninha.

Segundo ele, a receita artesanal já recebeu vários prêmios. Também está na lista das receitas de dona joaninha a “ameixinha de queijo”, uma massa feita com ovos e queijo. 

Famosos na região ainda são os doces de leite, de goiaba, de figo, abóbora com coco e de jabuticaba.

Doce de leite, tradição mineira


“O processo de produção contínua o mesmo, há mais de 40 anos, quando dona Joaninha começou a fazer os doces”, afirma Luiz Augusto. 

Ele acrescenta que as adaptações sanitárias e das instalações físicas buscaram preservar o jeito artesanal de fazer os doces.


Do pomar para as compotas

Os potes com os doces de frutas, encanta pelo sabor e aroma


Em Itaguara, no Centro-Oeste de Minas, dona Ana Maria Martins, 61 anos, utiliza as receitas que aprendeu com a mãe para fabricar doces artesanais de frutas. 

Goiaba, laranja da terra, figo, limão tahite, jabuticaba em caldas, manga, abacaxi. São mais de 20 variedades de compotas. 

A produção mensal chega a 1,4 mil potes e já conta com uma clientela certa: mercados em Belo Horizonte, aeroportos, restaurantes e chefes de cozinha. 

A agroindústria familiar fica na zona rural e é comandada por Ana Maria e pelo marido. Lá eles também cultivam as frutas utilizadas na produção dos doces. 

“São doces diferenciados pelo jeito artesanal de fazer, sem conservantes e com o doce da própria fruta tirada do pomar. Só compramos o abacaxi”, conta Ana Maria. 

O cultivo das frutas e a fabricação dos doces têm reforçado a renda familiar de dona Ana e do marido, que são aposentados. 

Além disso, a atividade gerou quatro empregos para pessoas do povoado onde está localizada a agroindústria. 

“É uma renda a mais que a gente tem”, afirma dona Ana, que possui uma clientela consolidada e pretende expandir ainda mais mercado.

Culinária é identidade mineira A gastronomia representa o resgate da história do estado e tem impactado o turismo em Minas Gerais. 

Pesquisas realizadas pela Setur: em 2013, a gastronomia era a imagem de Minas Gerais para 24% dos turistas, em 2014, o índice subiu para 33%. 

A valorização dos saberes e sabores regionais inclui a agroindústria artesanal de alimentos. 

O segmento é estimado em 1.153 estabelecimentos em Minas Gerais, a maioria formada de agricultores familiares. 

Destes, 37,2% processam leite, 24,6% cana de açúcar e outros 24% frutas e vegetais.

Qualidade e tradição
O estímulo à produção de doces está vinculado ao trabalho da Emater-MG e do IMA com as agroindústrias familiares. 

As ações são voltadas para orientações técnicas sobre o plantio da fruticultura, processo de produção dos alimentos, boas práticas, etapas para a certificação, informações que devem conter o rótulo e participação em feiras. 

Para a coordenadora técnica regional de Bem Estar Social da Emater-MG, Eugênia Mara Gonçalves, o mercado exige novas posturas do produtor. 

“Hoje o público quer ter segurança alimentar, quer saber a origem do produto, se é certificado. As informações precisam estar claras no rótulo. Então a gente trabalha com o produtor no sentido de mostrar as exigências do mercado e da legislação sanitária”, revelou. 

Ainda segundo Eugênia Mara, o papel do técnico é ajudar o produtor fazer as adequações do processo de fabricação, preservando uma receita que é tradição. 

“Defendemos uma cozinha mineira mais profissional, valorizando as tradições e a qualidade do produto”, conclui a técnica da Emater-MG. 

Os fabricantes de quitandas e doces também recebem informações sobre as formas de colocar os produtos no mercado seja por iniciativa individual ou por meio de cooperativa. 

A assistência aos agricultores familiares interessados em orientação técnica para fabricação e comercialização dos doces é oferecida gratuitamente pela Emater-MG. Informações www.emater.mg.gov.br.

3º Encontro de Concierges e Recepcionistas - Edição Circuito das Águas

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA em parceria com a Les Clefs d’Or - Associação Brasileira de Concierges e com o apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Lourenço, Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Caxambu - SIGAH, dos Conventions Bureaux de São Lourenço e de Caxambu e do Circuito Turístico das Águas, realizará o 3º Encontro de Concierges e Recepcionistas – Edição Circuito das Águas, no dia 29 de abril, no Hotel Brasil, em São Lourenço.

O evento tem como objetivo a estruturação de uma metodologia de trabalho em rede para uma adequada e competente recepção aos turistas internacionais e nacionais. 

O foco é organizar e aumentar a eficiência nos processos de atendimento ao turista, conhecendo suas necessidades básicas, um pouco de sua cultura, oferecendo atrativos conforme seu perfil turístico e interesse na visita a Minas Gerais e especialmente no Circuito das Águas. 

O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, com diretores com o apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Lourenço, Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Caxambu - SIGAH, dos Conventions Bureaux de São Lourenço e de Caxambu e do Circuito Turístico das Águas

A rentabilidade das fe
iras de negócios
A participação como expositor, comprador ou visitante em feiras de negócios é tema de debate entre o trade turístico , e vem sendo um grande incentivador nos negócios, conforme os números. 

Segundo a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), por ano são realizadas mais de 2.200 feiras de negócios no Brasil. 

Em São Paulo, por exemplo, este mercado movimenta R$ 16 bilhões anualmente. 

Por outro lado, o setor de viagens corporativas, por exemplo, sofreu uma pequena queda em 2015 com relação a 2014. 

A queda foi de 3,6% e é apontada pelos indicadores Econômicos de Viagens Corporativas (IEVC). 

Os dados foram divulgados pela Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev). 

Esta queda era esperada pelo contexto de instabilidade econômica. 

Dentro do contexto geral do Turismo, as feiras de negócios funcionam como uma alavanca para a geração de negócios a curto, médio e longo prazo. 

O FESTURIS, por exemplo, é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e uma plataforma única de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano.

Anualmente, a feira internacional reúne mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. 

Em sua última edição, em novembro de 2015, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense. São dados contundentes. 

A presença de marcas vendedoras e compradoras propicia uma integração capaz de agregar insights e conhecimentos valiosos à tomada de decisões. 

Soma-se a isso o conhecimento de novas tecnologias, contatos comerciais, competitividade frente ao exigente mercado globalizado, além da promoção do turismo de negócios, propiciando o crescimento econômico.


O Festuris que acontece em novembro, em Gramado, tem a presença confirmada da Copa Airlines, companhia aérea membro da Star Alliance, confirmou presença, conforme o encontro do diretor Eduardo Zorzanello e Rúbia Andrade - representante do FESTURIS em SP - com o gerente Regional Sul-Americano da Copa Airlines, Emerson Sanglard.

Bristol Hotels

Bristol Hotels, na Lapa, centro da capital carioca


Concluído no início deste ano, o Bristol Easy Plus – Lapa Rio, primeiro hotel do grupo Allia Hotels na capital fluminense, acaba de iniciar suas operações.

De categoria econômica, o hotel contou com investimentos de R$ 27,2 milhões e também é o primeiro da rede no estado do Rio de Janeiro. 

São 118 apartamentos, salas para convenções e restaurante próprio, com o melhor da cozinha internacional. 

Nos próximos anos, a Allia Hotels prevê a inauguração de outros sete empreendimentos no Rio de Janeiro, em cidades estratégicas, como: Rio Bonito, Campos, Niterói, Macaé e Rio das Ostras. 

Até 2019, portfólio do grupo deverá saltar para mais de 104 empreendimentos com investimentos na ordem de R$ 1,3 bilhão. 

O Bristol Easy Plus Hotel chega em um momento oportuno no Rio de Janeiro, um dos destinos mais procurados no país que, este ano, também irá receber a primeira edição dos Jogos Olímpicos realizados na América do Sul, entre os dias 5 e 21 de agosto. 

Com ótima localização, o hotel fica no boêmio e tradicional bairro da Lapa, cuja charmosa arquitetura remonta outras épocas, como a do Brasil Colonial. 

A região também possui inúmeros bares, restaurantes e pubs e conta com empresas de grande porte, situando-se próxima da região central da cidade e do Aeroporto Santos Dumont (aproximadamente 10 minutos), atendendo tanto o turismo de negócios quanto de lazer e esportes. 

Atualmente, a rede conta com 38 hotéis operando em 17 cidades brasileiras, localizadas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Maranhão e Rio de Janeiro. 

São mais de 2,8 mil apartamentos distribuídos pelos empreendimentos do grupo. 

Até final de 2019, o portfólio da Allia deve saltar para mais de 104 empreendimentos em operação, atuando também em cerca de 60 destinos Brasil afora, com investimentos previstos da ordem de R$ 1,3 bilhão. www.alliahotels.com.br.

Sindetur desenvolve programas pelo estado 
O presidente do Sindetur-MG, Eugênio Aguiar, está dando um novo contexto ao Sindetur-MG neste mês de março, passou a visitar as Empresas de Turismo, agências de turismo, operadoras de Turismo e transportadoras Turísticas, levando informações uteis sobre a legislação jurídica e de rotinas de como administrar as empresas em tempo de crises, incentivando e orientando os empresários. 

Aproximando mais o Sindetur-MG aos associados e não-associados, numa demonstração de que, juntos, podemos enfrentar e sair desta crise que incomoda a todos os empresários.

O presidente do Sindetur- MG, José Eugênio Aguiar e Sérgio Martins, da ABBTUR-MG 

Todos os anos o Sindetur-MG, representante da classe empresarial de turismo no Estado de Minas Gerais, através de assembleia dos associados, discute e acorda os valores para assinarmos com os representantes dos empregados das empresas de Turismo a Convenção coletiva de Trabalho, como o ano de 2015 foi muito difícil e o ano de 2016 também promete ser mais difícil, não foi possível em várias reuniões com a Federação e Sindicatos dos Trabalhadores a negociação da CCT 2015/2016, então na visita as empresas, está orientando aos empresários a manter um fluxo de caixa para garantir que quando da negociação do dissídio coletivo de trabalho, for negociado e acordado, eles estejam preparados para pagarem os reajustes ao seus funcionários, que deverá ser retroativo ao mês de Dezembro/2015 data base da categoria. 

Diz o presidente Eugênio Aguiar que a aproximação do Sindetur-MG aos empresários de turismo, fortalecera ainda mais a classe e ao Sindetur-MG.
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sergio51moreira@bol.com.br