quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Parque das Mangabeiras aberto à aventura da população mineira. Uma tirolesa que atinge 100 km/h em meio a um trajeto que permite contemplar a natureza...em alta velocidade




Coluna 

Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira




Tirolesa de 800 metros a 100 Km por hora




Parque das Mangabeiras interage a natureza com a aventura da tirolesa


Os belo-horizontinos e turistas amantes das aventuras terão um motivo a mais para ficar animados na capital mineira. 


As pessoas podem radicalizar com um salto de tirolesa, que pode chegar a até 100 km/h, em um trajeto contemplativo da natureza por cima da mata do Parque das Mangabeiras, Mangabeiras e a praça de esportes, já na área do parque, um dos visuais mais bonitos da cidade. 

Além disso, tem uma estrutura com bar, banheiro, van para levar as pessoas do estacionamento do parque até o mirante.

O visual do Parque das Mangabeiras e de parte de Belo Horizonte também fazem do passeio uma atração especial, na avaliação dele. São cerca de 40 segundos, mas que dá para aproveitar muito, em um ângulo de 360 graus. 

A entrada do novo aparelho radical está instalada no Mirante do Mangabeiras, atrativo turístico de BH que fica atrás do Palácio das Mangabeiras. 


Para receber a tirolesa, o espaço passou por algumas intervenções, como a colocação de um contêiner para venda de bilhetes e administração do espaço, instalação de quatro banheiros e a construção de uma lanchonete, que vai, inclusive, alugar kits para as pessoas que quiserem fazer piqueniques no mirante. 

A tirolesa estará aberta de segunda a segunda, ao custo de R$ 40 de segunda a sexta-feira, e R$ 50 aos sábados, domingos e feriados. 

Em caso de chuva, a descida não será permitida, mas todos os bilhetes poderão ser reagendados. 

A empresa também está vendendo os ingresso o que permite, inclusive, ver a disponibilidade, para evitar ir até o local e não ter mais vagas. 

A presidente da Fundação de Parques Municipais (FPM) de BH, Karine Paiva, disse que a PBH Ativos está estudando a possibilidade da concessão do Parque das Mangabeiras para a iniciativa privada, com a intenção de aumentar a exploração da área e trazer mais a população para esse espaço de lazer da cidade. 

A iniciativa levanta resistência de parte da população do Mangabeiras, que acredita que o meio ambiente será prejudicado com essas medidas. 

A presidente da FPM argumenta que a concessão serve para que a prefeitura permita que uma empresa que tenha a expertise de conservação e aproveitamento de áreas verdes possa fazer um trabalho qualificado, trazendo mais estrutura para a população. 

Uma das possibilidades é que essa concessão viabilize um teleférico no parque. 
É importante ressaltar que concessão não é privatização. 

O poder público vai continuar com a administração. A gente tem que trazer a população para o espaço. Evidentemente que temos que considerar o entorno e a característica de cada parque. 

14º ENCONTRO DA HOTELARIA E GASTRONOMIA MINEIRA



Abertura do Encontro da Hotelaria e Gastronomia em Governador Valadares

O evento que aconteceu no dia 25 de novembro, no SENAC, em Governador Valadares, foi um verdadeiro sucesso. 


Mais de 200 visitantes passaram pelo local. Só inscrições para as palestras, foram 180 online e 50 durante o dia de evento. 

O Encontro proporcionou aos participantes a oportunidade de se reciclar, conhecer novidades do mercado, fazer networking

Importantes empresas participaram da mostra de produtos e serviços e prospectaram negócios com proprietários e profissionais do setor.



Cerca de 200 pessoas participaram das palestras e oficinas



As palestras e as oficinas foram concorridas e superaram as expectativas. Na abertura do evento estiveram presentes: Nathalia Farah, Coordenadora Especial de Gastronomia da Secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais; Márcio Abdo, Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ouro Preto; João Teixeira Jr, Presidente do Sindicato Intermunicipal das Empresas de Buffet de Minas Gerais; Hernani Castro, Vice Presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau; Viviane Silvestre, Presidente do Governador Valadares Convention Visitors & Bureau; Valter Machado, Diretor SINDICOMÉRCIO Governador Valadares; Maria Eunice L. Lott, Presidente do Circuito Turístico Trilhas do Rio Doce.



Paella Mineira (com torresmo, arroz, cebola, costelinha e muitos segredos da saborosa culinária mineira) preparada pelos Chefs: Edson Puiati e Flávio Trombino, do Restaurante Xapuri. 



A confraternização de encerramento foi realizada no San Diego Suítes Governador Valadares, servida a tradicional Paella Mineira elaborada pelos Chefs: Edson Puiati, coordenador do curso de gastronomia da UNA e Flávio Trombino, do Restaurante Xapuri. 


O Encontro da Hotelaria foi promovido pela FBHA, patrocinado pela CNC, contou com o apoio do Comtur, Convention Bureau, Sindicomércio, Fiemg, Circuito Turístico Trilhas do Rio Doce e da Secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais. 

A 15ª edição do Encontro Hotelaria e Gastronomia Mineira está programada para o mês de maio, em Uberlândia.

SINDLOC-MG reúne associados
360 pessoas, entre associados, diretores, representantes de entidades representativas, empresários, fornecedores, familiares e amigos, se fizeram presentes, na noite de 1 de dezembro, na Boate PIC, em Belo Horizonte, para celebrar o ano que termina e já começar a sonhar com melhoras para 2017. 

A Festa de Final de Ano do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais – SINDLOC-MG, já é uma tradição para o segmento e, este ano, marca a passagem de uma ano difícil para o setor. 

“2016 foi diferenciado e de grande aprendizado. O setor precisou saber trabalhar profissionalmente para sobreviver a todo esse terremoto econômico e político que vivemos. Assim, para os empresários sobreviventes, 2017 será de calmaria. Pra mim, o avião já começou a bicar pra cima e vamos superar todas as dificuldades”, afirma Paulo Nemer, Presidente do Conselho Nacional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis.




Diretores do SINDLOC-MG 


“A festa do sindicado vem para ritualizar a passagem, sobretudo, em um ano como este. 2016 foi um período que exigiu muito do SINDLOC-MG, que precisou assumir mais fortemente a sua característica de unir o mercado para o bem comum. E, para isso, nada melhor que convidar todos aqueles que se fortaleceram também - assim como a gente, para festejar”, afirma Leonardo Soares, Presidente do SINDLOC-MG.


_________________________________________________________________________

sergio51moreira@bol.com.br