sábado, 26 de novembro de 2016

Talentos 2016 Maior desafio de Educação Profissional do Rio mostra como Sesc RJ e Senac RJ transformam vidas pelo conhecimento e oferece serviços gratuitos à população Praia de Copacabana abriga pavilhão que terá provas práticas para alunos do Senac RJ, e atividades culturais e esportivas do Sesc RJ gratuitas para a população



Tem início, na próxima quinta-feira, 1º de dezembro, às 10h, a edição 2016 do Talentos Sesc-Senac, na Praia de Copacabana (Posto 2 - entre ruas Rodolfo Dantas e Ronald de Carvalho). O evento que vai até domingo, dia 4, funcionará das 10 às 19 h, com entrada gratuita

Trata-se do maior desafio de educação profissional do Rio de Janeiro que acontecerá em um pavilhão de 15 mil m², em frente ao Hotel Copacabana Palace.

Enquanto os alunos do Senac RJ colocam em prática o que aprendem em sala de aula, o público pode fazer atividades como aulas-show de Gastronomia com chefs renomados, atendimentos de Beleza e Bem-Estar, games de Realidade Virtual, ações de Sustentabilidade, palestras e workshops, além de programação cultural e experimentações esportivas do Sesc RJ. Todos os serviços são gratuitos.

O Sistema Fecomércio RJ montou uma mini cidade para mostrar como o setor do comércio de bens e serviços contribui para o desenvolvimento do Rio.

O Talentos 2016 reúne todo o dinamismo dos cursos Senac RJ e o ambiente cultural e esportivo do Sesc RJ. 

Nos dois primeiros dias, os alunos do Senac RJ farão provas para mostrar tudo o que aprenderam nos cursos da instituição sendo avaliados por possíveis empregadores com desafios reais de cada profissão. 

Os temas contemplados na grande final do Talentos Sesc Senac são Educação, Cultura, Esporte e Sustentabilidade.

Ao longo dos quatro dias de evento, a população pode entrar em contato com o melhor do Sesc RJ e do Senac RJ em workshops de como fazer uma cama como a dos grandes hotéis, aprender a turbinar o computador e fazer melhor uso do smartphone

A programação também conta com apresentações culturais e experimentação esportiva, além de serviços de bem estar e beleza. Todos os serviços são gratuitos.

Mais do que uma competição, o objetivo central do Talentos Sesc Senac é mostrar para a sociedade em geral a forma como o Senac capacita os alunos. 

Eles são preparados para o mercado antes mesmo de terminarem o curso. E por meio dessa grande vitrine que é o Talentos, o mercado também é estimulado para recebê-los. 

Atuando em um cenário de competição, ainda que educacional, e de exibição para o público em geral e empresários os alunos já podem vivenciar a exigência da vida profissional que vão encarar a partir da formatura.

Criado em 2011, o Talentos tem o objetivo de destacar a qualificação como fator essencial para o desenvolvimento econômico das diversas regiões fluminenses, por meio das provas entre os melhores alunos das 39 unidades do Senac RJ. 

Este ano, o evento mobilizou mais de 30 mil alunos nas duas etapas preliminares – nas unidades do Senac e nas regiões de atuação da entidade. 

Nesta grande final em Copacabana, são 428 alunos de diversos cursos do Senac RJ em áreas como gastronomia, hotelaria, tecnologia da informação, saúde, beleza, design e administrativa. 

 A participação inédita do Sesc RJ no Talentos permite que os alunos expandam os seus conhecimentos para além do técnico das suas carreiras, vivenciando experiências sociais e pessoais transformadoras. 

Dessa maneira, a formação profissional interage com outras áreas, abraçando também importantes valores culturais e de responsabilidade social que são fundamentais no desenvolvimento do indivíduo.

Em sua proposta de oferecer novas perspectivas profissionais aos alunos e tornar o setor de comércio de bens e serviços cada vez mais profissional, o Talentos vai além. 

Ao fazer a conexão entre os alunos e o mercado de trabalho, oferece às empresas uma nova perspectiva para a contratação de mão de obra qualificada, o que também dá à cidade novas perspectivas de oferecer serviços de excelência para seus visitantes.

Etapas Talentos 2016

- Etapa 1 - Local
Foi realizada na própria sala de aula entre 09 e 16 de julho. Participam todos os alunos com pelo menos 20% da carga horária do curso executada, e também ex-alunos, de um dos 28 (vinte e oito) cursos que fazem parte do Talentos Senac 2016.

- Etapa 2 - Regional
Foi realizada em Unidades Regionais cabeças de chave (Niterói, Centro Politécnico – Riachuelo, Copacabana, Petrópolis, Resende e Campos). 

Participaram os três melhores classificados na Etapa Local, de cada curso, por Unidade, e um ex-aluno melhor classificado em seu curso em sua Unidade.

- Etapa 3 - Final
É a grande mostrar do melhor do Sesc e do Senac para a população, seja em forma de demonstração do ensino de qualidade do Senac, ou usufruindo dos serviços das entidades. Participam os 3 (três) melhores classificados na Etapa Regional em cada cabeça de chave, por curso.

Mais informações: www.talentossenac.com.br