terça-feira, 26 de abril de 2016

MINAS RECEBE 4ª MOSTRA DE TEATRO TIRADENTES EM CENA

   


MINAS TURISMO GERAIS 

Jornalista Sérgio Moreira


4ª edição da Mostra de Teatro 
Tiradentes em Cena, em Minas



Os casarões da época do Barroco Mineiro são umas das atrações de Tiradentes 


Famoso destino turístico do País e cenário de diversos festivais importantes, a cidade mineira de Tiradentes se prepara para receber a quarta edição da Mostra de Teatro Tiradentes em Cena a partir do dia 5 de maio. 


Durante 10 dias, 5 a 14 de maio, o município localizado no Campo das Vertentes mineiro receberá 27 atrações, dos mais variados gêneros. 

Dramas, comédias, monólogos, intervenções artísticas, ocupações em espaços públicos, dança, exposições e oficinas fazem parte do evento que tem toda a programação gratuita e aberta ao público. 

No ano em que o Tiradentes em Cena elege a “Palavra” como tema, nada mais adequado do que abrir a mostra com um espetáculo definido como um “concerto da palavra”. 

Grande dama do teatro brasileiro, a atriz Nathalia Timberg será homenageada pelos seus 60 anos de carreira e brindará o público com a apresentação do espetáculo “Paixão” no palco montado na praça principal e tendo a bela cidade como cenário. 

Acompanhada de dois músicos, a atriz alinhava fragmentos de poemas de Adélia Prado, Bocage, Drummond, Fernando Pessoa, Camões, Manuel Bandeira, Florbela Espanca e outros poetas brasileiros e portugueses. Um espetáculo elegante que fará a plateia rir, chorar e se emocionar. 

Na sexta-feira, dia 6, os jardins do Centro Cultural Yves Alves será palco para uma manhã de autógrafos da biografia sobre a carreira de Nathalia escrita pelo jornalista e ator Cacau Higino.

O público faz a integração com os artistas 


Exposições e homenagem a dois mineiros ilustres

Durante todo o evento, duas exposições ficarão abertas ao público para visitação durante todo o dia. 


O Museu de Santanna terá a abertura da exposição “Fernando Pessoa e outros exercícios de viver de Lelia Parreira” na sexta-feira, dia 6, às 18h. 

Já o SESI Centro Cultural Yves Alves terá suas salas ocupadas com uma exposição, com curadoria de Patrícia Monteiro, em homenagem ao grande renovador do teatro Jota Dangelo. 

Fundador do Teatro Experimental, na década de 1950, o diretor, ator, autor e gestor cultural esteve à frente de importantes espetáculos de oposição ao governo durante o período da ditadura militar. 

"Sempre olhei o teatro com olhos de amador, no bom sentido. Sou um sujeito que gosta de teatro porque ele é muito importante na minha vida. Costumo dizer que é minha religião, uma coisa sagrada para mim é o teatro", diz Jota Dangelo, nascido em São João del Rei, em 1932. 

Dangelo fará uma tarde de autógrafos do seu livro “Os anos heroicos do teatro em Minas”, no sábado, às 17 h, no Centro Cultural Yves Alves. 

Outro artista mineiro que será homenageado pelo Tiradentes em Cena será o escritor e jornalista Murilo Rubião. 

Dono de um estilo denominado realismo fantástico, Murilo é autor de diversas obras traduzidas para outros idiomas e adaptadas com sucesso para o cinema e teatro. 

Nascido em Carmo de Minas, em 1916, o escritor falecido em 1991, completaria 100 anos em 2016. 

Desde o lançamento de seu primeiro livro, “O ex-mágico”, os críticos literários apontaram semelhanças com o escritor Theco Franz Kafka e Murilo influenciou autores nacionais como José J. Veiga e Moacyr Scliar. 

Sua obra encontra-se disponível na Universidade Federal de Minas Gerais e o público poderá conferir alguns desses trabalhos que ficarão expostos no Sobrado Quatro Cantos.

Espetáculos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e uma apresentação internacional 

No ano em que o Tiradentes em Cena traz à tona a temática da “palavra”, um diversificado repertório de espetáculos foi selecionado entre os 479 inscritos. 

27 atrações de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e uma apresentação internacional compõem a programação com apresentações diárias e gratuitas. 

Além do palco montado na praça principal durante o primeiro final de semana e do SESI Centro Cultural Yves Alves, espaços alternativos dão todo o charme ao evento, colocando em cena a bela cidade de Tiradentes. 

Sucesso de público na segunda edição da mostra, o espetáculo “Calango Deu” retorna à Tiradentes a pedido do público e dessa vez para se apresentar na praça principal. 

O mesmo palco receberá o divertido “Circo Osquindô” e “A Incrível Viagem da Família Aço”, espetáculos para toda a família. 

As ruas da cidade ganharão um colorido diferente com o cortejo promovido pela da Trupe Ventania no sábado pela manhã na Maria Fumaça e domingo no Lar dos Idosos. 

O público adulto se surpreenderá com a apresentação da peça “Burlesco”, do Rio de Janeiro, apresentada no Sobrado Aymorés. Já o Dia das Mães será comemorado no Largo do Ó com o espetáculo “Auto da Paixão”. 

Durante a semana, o palco do SESI Centro Cultural Yves Alves receberá “Doida” (MG), “Plínio” (RJ) e “Cenas de um Casamento” (RJ). 

A mostra encerra no sábado, dia 14, com o monólogo de Matheus Nachtergaele “Processo de concerto do desejo” apresentado dentro da Igreja Matriz. 

Oficinas e festival de cenas curtas

Atriz e poeta com vasto currículo tanto na dramaturgia quanto na literatura, Elisa Lucinda levará para Tiradentes a sua Escola Lucinda de Poesia Viva. 

Durante dois dias o público amante da poesia poderá participar da “Oficina de Poesia Falada”. A participação de Elisa será coroada com uma apresentação da peça “Parem de Falar Mal da Rotina” na Igreja do Rosário. 

Outra oficina oferecida ao público é a de Teatro de Sombras, ministrada pelo Grupo Girino, um coletivo de artistas de Belo Horizonte que pesquisa as técnicas e linguagens do Teatro de Bonecos e Animação. 

O grupo apresentará a peça “Sombras Urbanas”. A Cia de Inventos, de Tiradentes, também ministra oficina para alunos da rede pública de ensino. 

Uma novidade no Tiradentes em Cena deste ano é a primeira edição do festival de cenas curtas. 

Grupos e artistas da região poderão inscrever cenas com temática livre de até 10 minutos que serão apresentadas no dia 12 de maio no teatro municipal de São João del Rei. 

As três melhores cenas além de receberem premiação em dinheiro serão apresentadas no último dia da mostra, 14 de maio, no SESI – Centro Cultural Yves Alves. 

A Mostra de Teatro Tiradentes em Cena é realizada com os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta com o patrocínio da Oi e apoio cultural da Oi Futuro. Tiradentes em Cena, De 5 a 14 de maio

www.tiradentesemcena.com.br


CAMPANHA CONTOS DE MINAS – INSTAGRAM

Basta uma visita a Minas Gerais para descobrir que cada canto desse estado tem uma história. 

São tantos casos, que se as nossas montanhas falassem, nenhum mineiro passaria despercebido. 

E é por isso que a gente resolveu introduzir o “era uma vez” e abrir o livro para vocês escreverem junto com a gente. 

Chegou a hora de tirar aquela história da caixinha de memória e revivê-la em um cantinho inesquecível de Minas Gerais. 

Aquele pedido de casamento, o passeio de Maria Fumaça com a família, a primeira foto das obras de Aleijadinho e por aí vai... 

Recupere a sua história e poste uma foto com as hashtags #contosdeminas e #turismomg até o dia 10/05/2016. 

As 10 melhores fotos vão entrar para a história no primeiro e-book da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais! 

Leia o regulamento completo e entenda como funcionará a campanha no site: www.minasgerais.com.br



FESTURIS GRAMADO

 


Festuris espera 15 mil pessoas do Brasil e exterior


A Feira Internacional de Turismo terá sua 28ª edição de 3 a 6 de novembro de 2016, em Gramado no Serra Park. 


O evento é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano. 

O FESTURIS, que engloba a feira, congresso e eventos paralelos, reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. 

Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense. 

Villa Sergio Bertti
Localizada na principal avenida de Gramado, a Borges de Medeiros, em Gramado, a Villa Sergio Bertti é um complexo conceito na Serra Gaúcha. 

Uma experiência que une arquitetura, design, arte e moda. Conta com um percurso completo, cercado por bosques e lago, ao longo dos 40 mil metros quadrados do terreno. 

A grande novidade do FESTURIS 2016 é o Espaço Luxury, um ambiente exclusivo, restrito e diferenciado, dentro da feira de negócios, que ocorre de 3 a 6 de novembro em Gramado. 

O espaço leva a assinatura da conceituada Villa Sergio Bertti.O acesso será direcionado para buyers específicos do segmento de luxo que serão trazidos para o evento pela direção de feira. 

Serão 120 metros quadrados com sete lounges de marcas que atuam neste nicho de mercado. 

Além dos sete lounges, esta área terá um Restobar que também levará a chancela Sergio Bertti.

O crescimento do Turismo de Luxo é uma tendência mundial e, em tempos de instabilidade econômica, torna-se uma das saídas e oportunidade de crescimento e retomada para o setor. 

Este nicho, segundo o Beverly Hills Conference and Visitors Bureau (BHCVB), segue tendências que mudam a cada ano e seguem um padrão de crescimento direcionado. 

O turista de luxo possui um gasto médio superior ao de turistas convencionais. “Estávamos esperando o momento ideal. Com a crise econômica percebemos que o segmento de luxo não apresenta flutuações, sendo fortalecido ano após ano. Outro fator é que a cidade de Gramado ainda não estava pronta para receber, com eficiência, o nicho de luxo. Gostamos de inaugurar os salões focados no desenvolvimento da cidade, assim como fizemos com os espaços de acessibilidade e sustentabilidade”, explica Marta Rossi, diretora do FESTURIS.

“Queremos oferecer um espaço que possibilite aos destinos e grandes marcas a venda de seus serviços exclusivos para um público seleto”, comenta o diretor Eduardo Zorzanello. 

Ele também destaca o trabalho que a direção da feira está fazendo de imersão deste nicho de mercado, com investimento e aprendizado, para oferecer um espaço único nesta edição. 

Segundo Marcus Vinícius Rossi, “algumas das características para quem trabalha com Turismo de Luxo é oferecer exclusividade, privacidade, diversidade e experiências únicas aos visitantes. 

Assim será o Espaço Luxury do FESTURIS’’. A preocupação com a Sustentabilidade também é um dos aspectos mais relevantes deste mercado. 

Dados da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) apontam que as viagens de luxo crescem em média 10% ao ano no Brasil.


Turismo de Negócios e Eventos em BH


Minascentro recebe o Minas Expô Eventos 2016
O Minascentro receberá em maio mais uma edição do Minas Expô Eventos. O encontro reunirá empresários, fornecedores, representantes do governo e todos envolvidos na cadeia produtiva de eventos em Minas Gerais para troca de experiências, estreitamento de relacionamento e fomento de negócios. 


A edição 2016 será, nos dias 24, das 14h às 21h, e 25 de maio, das 10h às 20h.Várias entidades estão envolvidas neste projeto como o BH Convention Bureau; ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagem; ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Evento; Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; Sindiprom – Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos; ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Codemig, entre outras. 

Haverá palestras e workshops ministrados por profissionais com extenso know-how, além de feira com expositores relativos a este mercado. 

As atividades de capacitação acontecerão simultaneamente nos espaços do Teatro Granada, Auditório Pirita e Auditório Água Marinha. 

A programação envolve temas como Segurança em Eventos, Projetos Especiais da Imprensa, Gestão e Qualidade de Eventos, Live Marketing, Tecnologia para Eventos e diversos outros conteúdos. 

A Feira acontecerá na área Safira, com 500 metros quadrados e está estruturada em um conceito dinâmico de Show Table, focada em negócios, com ilhas de entidades como âncoras e balcões de expositores. 

Pretende-se atingir com o Espaço Comercial mais de 50 empresas participantes. Ilha ABAV; Ilha ABEOC; Ilha ABIH; Ilha Abrasel; Ilha Sindbufê; Ilha Fornecedores; Ilha Comunicação; Ilha Ampro; Ilha Destinos Bh. 

Os interessados poderão se inscrever nas atividades mediante pagamento de taxa de inscrição e os visitantes para a feira terão acesso gratuito mediante convite para credenciamento prévio no site minaseventosexpo.com.br – sujeito a lotação.  Informações: www.minaseventosexpo.com.br



A Cadeia Produtiva do Turismo de Negócios e Eventos é altamente sistêmica e envolve setores diversos. 


Desta maneira, temos uma bela oportunidade em nos mostrarmos aos demais parceiros contando da nossa competência em receber todo e qualquer evento. Todos juntos em um mesmo local. 

Eventos são a sustentação de muitas instituições, por isso devemos maximizar o número deles na capital mineira. 

Áreas prioritárias: Educação, Esportes, Moda, Saúde, Ciências da Vida, Tecnologia da Informação e Comunicação, Mineração e Siderurgia, Energia, Automotiva, etc.

Eventos movimentam toda a Cadeira Produtiva: agências de viagens e receptivos, organizadores de eventos e seus fornecedores, hotéis em seus diversos tamanhos, bares, restaurantes e buffets; transporte aéreo, rodoviário, ferroviário; locação de automóveis, vans, micro-ônibus; centros de convenções e exposições, e demais espaços alternativos; atrativos culturais e naturais; comércio em geral. 


Por isso, necessário atingir o público-alvo que queremos e almejamos, e estimular a todos para a ação, principalmente quem tem a decisão em suas mãos. 

Assim, além de estar na Mostra, devemos buscar os nossos cases de sucesso, as nossas inovações no segmento de eventos, tratando-as como vantagens competitivas. 

Todos juntos em prol de um único objetivo: posicionamento de Belo Horizonte como destino de excelência no receber eventos em todo o Brasil e na América Latina.



Allia Hotels investe em diferenciais para demandas de casamentos

Nos últimos anos, a hotelaria tem atraído a organização dos eventos voltados para casamentos, pela facilidade de estar em um empreendimento que possui todos os setores necessários – desde o buffet, espaços para eventos, até a hospedagem aos noivos e convidados - e pela infraestrutura cada vez mais preparada para este tipo de comemoração. 

Outro ponto essencial para este dia tão especial, é a suíte de núpcias do casal.


Voltado a este público, diversos hotéis da Allia Hotels oferecem mimos e pacotes especiais para o casal. 


Suítes decoradas, late check-out, café da manhã no apartamento, serviços de quarto especiais e até mimos como flores, frutas, chocolates finos e espumantes estão nas opções. 

“É um mercado muito interessante para suprir a nossa demanda de final de semana, já que grande parte de nossos hotéis atendem ao turismo de negócios, realizado basicamente durante a semana. Quando um hotel da rede é escolhido tanto para hospedar os noivos quanto os convidados do casamento, todos os setores do empreendimento se preparam para a ação”, explica Luiz Fantin, diretor de Marketing da Allia Hotels. 

No Bristol Cricaré, em Conceição da Barra/ES, a suíte de núpcias possui dois ambientes e, além dos mimos especiais inclusos, os noivos ainda podem usufruir de uma banheira de hidromassagem e jacuzzi na varanda na suíte Master. 

O hotel fica na Praia do Farol, proporcionando uma bela vista aos recém-casados. 

Na terra da Dona Beja, Araxá/MG, os noivos contam com toda a receptividade mineira, em uma suíte especialmente decorada para a ocasião, facilitando tanto o dia da noiva quanto a noite de núpcias. Cada apartamento, em estilo flat, possui 50 m². 

No Bristol Alameda Vitória os noivos conferem uma vista incrível da praia de Camburi. 


A decoração moderna da suíte Premium, combinada com todos os mimos feitos com exclusividade para os noivos, dão o tom para a ocasião. 

Em Goiânia, no Plaza Inn Augustus, a noite de núpcias é na suíte Imperial, que possui banheira de hidromassagem com decoração especial e sais de banho, além dos itens especiais inclusos. Além disso, acima de 25 reservas para os convidados, essa suíte é cortesia. 

Além das suítes de núpcias, vários hotéis da rede disponibilizam também espaços para pequenas confraternizações, antes ou depois da cerimônia, como jantar ou almoço de noivado, jantar dos padrinhos, chá de panela, entre outros. 

“Estes são alguns exemplos, mas temos várias possibilidades e podemos flexibilizar vários hotéis para atender a essas demandas.”, afirma Fantin. Conheça as opções noite de núpcias da Allia Hotels: http://www.alliahotels.com.br/promocoes/noite-de-nupcias.html



Belo Horizonte recebe mostra de cinema movida a pedalada 


Bicicletas vão colocar o cinema ao ar livre
De 18 e 19 de junho Belo Horizonte recebe o Cine Pedal Brasil um festival itinerante idealizado pela produtora inffinito. 


A mostra exibirá longas-metragens com temas relacionados a mobilidade urbana e meio ambiente. 

Os filmes serão projetados a partir da energia gerada por pedaladas em bicicletas. Para a projeção dos filmes o Cine Pedal Brasil conta com 10 bicicletas fixas e 10 bases. 

Bicicletas de qualquer ciclista da cidade podem ser usadas para gerar energia durante o evento. 

As magrelas produzirão a energia que será distribuída ao projetor. Cada participante precisa gerar no mínimo 1300 watts para o cine funcionar. Um mostrador digital avisa quanta energia está sendo gerada em cada pedalada. 

Segundo organizadores o evento visa promover a cultura do audiovisual, a mobilidade e saúde. 


“Acreditamos na utilização do audiovisual como ferramenta de transformação e conscientização. Queremos difundir o conhecimento sobre energias renováveis e fomentar a conscientização sobre o meio ambiente e a promoção de atitudes sustentáveis. Também desejamos incentivar o uso da bicicleta como alternativa ecológica e saudável de transporte nas cidades para contribuir com o aumento da mobilidade urbana”, declara Adriana L. Dutra, diretora do evento.

Além da capital mineira outras 4 cidades brasileiras receberão a primeira edição do Cine Pedal Brasil. Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. 

Sobre os filmes exibidosCom curadoria de Adriana L. Dutra, os filmes projetados serão os documentários Bike vs Carros e 5 vezes Chico o Velho e Sua Gente.

Bike vs Carros – Com roteiro e direção de Fredrik Gertten, o filme aborda a questão da mobilidade urbana e como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades.




5 vezes Chico o Velho e Sua Gente – traz a temática do meio ambiente e conta a história, a cultura, a vida e a luta pela sobrevivência das comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco. Sobre Diálogos Com o Público

Além da exibição dos filmes, o Cine Pedal Brasil promove Diálogos com o público sobre as temáticas levantadas nos documentários exibidos. 


Mediados também por Adriana L. Dutra – cineasta e Diretora do Cine Pedal, os debates terão como temas: mobilidade x inovação e meio ambiente e
sustentabilidade x educação.



Mobilidade x inovação

No diálogo será discutido como as novas tecnologias podem contribuir para a difusão e promoção de soluções inteligentes para a mobilidade urbana.

Serviço 1º Cine Pedal Brasil Belo Horizonte
18 e 19 de junho

Programação

15h - Abertura do evento: inicio de cadastro de voluntários e ativação da tenda de relacionamento
15h30 - Oficina de vídeo para crianças

16h - Subida da Tela e Apresentação de DJ; 


17h - Diálogos Com o Público – debate entre representante do filme a ser exibido e profissionais ligados à sua temática;

18h30 - Exibição do filme;22h- Fim da programação.
_________________________________________________________________________

sergio51moreira@bol.com.br