domingo, 4 de outubro de 2015

CACHAÇA, A BEBIDA NACIONAL QUE VEM GANHANDO ESPAÇO NO EXTERIOR, É EM MINAS GERAIS ATRATIVO TURÍSTICO COM DIREITO A ROTEIROS PELOS ALAMBIQUES DO ESTADO. NESTE MÊS DE OUTUBRO ENTRE 17 E 17, ACONTECE O 1º FESTIVAL DE TURISMO DE OURO PRETO, E EM NOVEMBRO, NOS DIAS 26 E 27, ACONTECERÁ EM SÃO LUÍS (MA) PELA 12ª VEZES A FAMOSA FEIJOADA DO MARANHÃO, NO BELO HOTEL LUZEIROS, NA PONTA D'AREIA


Minas Turismo Gerais 

Jornalista Sérgio Moreira



Produção de cachaça atrai 
turistas aos alambiques 

Alambique na produção da cachaça


São muitos os possíveis roteiros da cachaça. Em Minas, então, é difícil ter um passeio definitivo. Qualquer região, cidade, distrito ou vilarejo do estado têm um pequeno produtor rural que fabrica o destilado. 

E cada alambique tem identidade própria, sabor característico e história. Mas não se trata de ir conhecer qualquer produção. 

O interessante é procurar as pingas de qualidade, brancas ou amarelas, fabricadas de forma artesanal e em alambiques de cobre. 

Em cada região de Minas, a bebida apresenta suas individualidades. Seguindo o caminho da exploração do ouro, de Tiradentes a Ouro Preto, se encontram as cachaças mais amareladas, envelhecidas em barris de carvalho. 

Já no Norte, no eixo Januária-Salinas, são as madeiras brasileiras que agregam valor único ao produto. 

Um dos passeios mais conhecidos no universo da pinga é o Parque Ecológico e Alambique Vale Verde, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Prestes a completar 13 anos de história, já se tornou um dos empreendimentos turísticos mais importantes da Grande BH. 

Projetado para ser um ambiente de lazer familiar, o parque conta com viveiros de animais, trilha ecológica, pedalinho, tirolesa, arvorismo, escalada e muitas outras atrações, em mais de 300 mil metros quadrados. 

Mesmo com todas essas outras atividades, a visita ao processo de produção sustentável das cachaças Vale Verde e Minha Deusa e ao museu que conta a história da bebida são o carro-chefe do empreendimento. 


Em outras localidades, mas de maneira incipiente, ainda, alguns produtores já começam a investir em pousadas e outras atrações para os visitantes. Informações http://www.ampaq.com.br/

Festival de Turismo, em Ouro Preto



O 1º Festival de Turismo Ouro Preto. acontece entre os dias 15 e 17 de outubro, com o intuito de fortalecer e discutir o setor de turismo. 

O certame é organizado pela ABAV-MG e pela Fire Assessoria de Eventos, com apoio da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, além do Governo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio MG, SESC, SENAC e parceiros estratégicos do trade. 

O Festival de Turismo de Ouro Preto será o maior evento do segmento em Minas Gerais e deve atrair profissionais do circuito turístico nacional e internacional, incluindo uma feira com cerca de 80 expositores. 

Segundo o presidente da ABAV-MG, Antônio da Matta, o objetivo principal da realização é fomentar oportunidades de negócios no trade de turismo de Ouro Preto. 

“O encontro é uma oportunidade para troca de experiências entre os profissionais do setor. Atividades paralelas, como seminários e simpósios, também promovem a qualificação dos profissionais, tornando o evento uma referência nacional”, pontua. 

O fato de Ouro Preto ser um dos principais destinos turísticos do Brasil é um atrativo à parte. 

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Vecchia, destaca como o turismo em Ouro Preto pode contribuir no desenvolvimento econômico da cidade, uma vez potencializado. 

“A cidade demanda que o setor seja abordado de forma profissional. O Festival surge dessa demanda e a expectativa é que aconteça anualmente, tornando-se uma data fixa do calendário cultural e turístico de Ouro Preto, que hoje conta com 430 eventos por ano”, afirma.


Isenção de vistos é aprovada

Estrangeiros poderão entrar no Brasil sem o visto

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3161/15, que dispensa de visto os estrangeiros que ingressarem ao Brasil até setembro de 2016. 

A medida tem como objetivo atrair mais visitantes ao país, principalmente em função dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que serão realizados no próximo ano. 

Agora, o texto segue para votação no Senado. De acordo com o projeto, a isenção poderá ser feita por meio de uma portaria conjunta dos Ministérios do Turismo, Relações Exteriores e da Justiça e beneficiará os estrangeiros que entrem em território nacional até 18 de setembro de 2016, com prazo de estada de até 90 dias. 

Empresários do Turismo comemoraram a aprovação da pauta na Câmara. A isenção de vistos é uma demanda antiga do setor para atrair turistas e divisas para o Brasil. 

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Nerleo Caus, reconheceu a importância da medida para o setor e disse que espera mais. 

“Seria muito bom se esse projeto se estendesse para além do período das Olimpíadas”, frisou.



Reveillon no PIC


O tradicional réveillon do PIC já está movimentando o tradicional clube da região da Pampulha, na capital mineira. 

Este ano, terá o sistema all inclusive, que garante o conforto dos participantes com um serviço impecável. 

Serão quatro atrações musicais ao longo da noite: a Banda Dib Six, os Bananas Assassinas (cover dos Mamonas Assassinas), Baianas Ozadas, o maior Bloco de Carnaval de Belo Horizonte, e o DJ Eduardo AUM. 

Tudo para que a passagem de ano seja realizada em clima de alegria e muita descontração. 

No traje, não haverá restrição de cores. Informações http://www.pic-clube.com.br/reveillon2015/ 

Tel: (31) 3516-8282




Marta Rossi recebe homenagem

Marta Rossi recebendo a Placa em sua homenagem na cidade de Garibaldi.

A Prefeitura de Garibaldi homenageou no mês passado a empresária e diretora da Rossi & Zorzanello, empresa que realiza a FESTURIS-Feira de Turismo de Gramado Marta Rossi. 

A diretora da Rossi & Zorzanello foi recebida pelo vice-prefeito Antônio Fachinelli, pela secretária de Turismo Ivane Fávero e pela presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur), Marlene Nickel. 

Apesar de não ser garibaldense Marta recebeu a indicação como um reconhecimento da administração daquele município por suas ações em favor do Turismo da cidade serrana. 

“Tínhamos a convicção de que eras o nome perfeito até por sua atuação como Conselheira no Governo do Estado. Temos um compromisso de carinho contigo por sempre estar olhando por Garibaldi”, disse Marlene Nickel, presidente do Contur. 

O vice-prefeito destacou a premiação como um ato de gratidão. “Esta homenagem é um gesto de gratidão, feita em nome do nosso prefeito e dos 33 mil habitantes de Garibaldi”, disse Fachinelli. 

Marta Rossi disse estar orgulhosa por receber o reconhecimento da cidade. “Assumo este compromisso que passo a ter como Embaixadora do Turismo de Garibaldi. É uma homenagem fora de Gramado, mas dentro da nossa casa que é o Rio Grande do Sul, estado que eu e meus sócios levamos Brasil e mundo afora”, destacou.

“Se pensarmos que a indústria turística representa 10% da economia mundial, esta indústria tem um poder de reerguer e trazer benefícios diretos para a população. O Turismo pode salvar uma safra!”, finalizou a diretora da FESTURIS. 

Criado em 2014, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, o Prêmio Embaixador do Turismo de Garibaldi é entregue para personalidade que se destaca promovendo a cidade no setor turístico. 

A Festuris- Feira de Turismo de Gramado será realizada, de 5 a 8 de novembro, em Gramado, reunindo o turismo brasileiro e internacional, com cerca de 15 mil pessoas.



Encontro da Hotelaria e Gastronomia

Montes Claros tem cerca de 500 mil habitantes é cidade polo do norte mineiro

A 12ª edição do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira será em Montes Claros, nos dias 26 e 27 de novembro. 

O evento tem se destacado no cenário turístico e de gastronomia, acontecendo em várias cidades mineiras. 

Belo Horizonte, Caxambu, Poços de Caldas, Ouro Preto e Juiz de Fora já foram cenários de sucesso deste evento itinerante, que é um dos mais importantes do setor. 

Montes Claros, localizada no Norte de Minas, foi escolhida pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA para receber a 12ª edição do evento, devido à importância econômica, vocação para o Turismo de Negócios e Eventos e excelente concentração de hotéis, pousadas, bares e restaurantes na região. 

Com mostras de produtos, palestras, rodada de negócios, oficinas e festival gastronômico, o evento é uma excelente oportunidade para fornecedores de produtos, equipamentos, insumos e serviços para hotelaria. 

Além disso, empresários e profissionais do setor poderão capacitar e atualizar seus conhecimentos, fazer networking. 

O Encontro da Hotelaria é promovido pela FBHA e Prefeitura de Montes Claros / Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com apoio do Fecomércio, SEBRAE, SESC, SENAC, Senar, Funorte/ Faculdade de Gastronomia e de diversas entidades locais, tais como Montes Claros Convention & Visitors Bureau e Circuito Turístico Sertão Gerais, dentre outras. 

Será nos dias 26 e 27 de novembro, no Portal de Eventos, promoção conjunta com o II Fórum de Turismo do Norte de Minas. Informações: WWW.encontrohotel.com.br



Feijoada do Maranhão

Valdez Maranhão promove o intercambio Minas Gerais e Maranhão

Acontece dia 10, nos Salões do Hotel Luzeiros, em São Luís, capital do Maranhão, a 4 Feijoada do Maranhão, organizada pelo empresário e fotógrafo Valdez Maranhão. 

A Feijoada é um intercâmbio entre os mineiros e os maranhenses, já que em agosto aconteceu na capital mineira a Feijoada do Maranhão, no Chalezinho reunindo mais de 600 pessoas. 

A Feijoada do Maranhão, em São Luís, este ano deverá levar cerca de 100 mineiros para a confraternização com os maranhenses. Informações tel. (321) 3046-3866

Hotel Luzeiros, em São Luis, onde acontece a Feijoada do Maranhão

_________________________________________________________________________
sergio51moreira@bol.com.br