quinta-feira, 16 de julho de 2015

QUEM CHEGAR A PORTUGAL ATÉ O DIA 1º DE NOVEMBRO, PODERÁ VISITAR, NO MUDE - MUSEU DO DESIGN E DA MODA - A EXPOSIÇÃO QUE MARCA OS 70 ANOS DE ATIVIDADE DA TAP. A MOSTRA "TAP PORTUGAL: IMAGEM DE UM POVO" APRESENTA, ALÉM DOS OBJETOS USADOS A BORDO DOS AVIÕES E DA HISTÓRIA DA TAP, AZULEJOS ASSINADOS POR QUERUBIM LAPA, ESCULTURAS DE FIGUEIREDO SOBRAL E TAPEÇARIAS DE MARIA KEIL E FERNANDO LOPES, ENTRE INÚMERAS OUTRAS PEÇAS. A ENTRADA É LIVRE

Fernando Pinto, Presidente Executivo da TAP, Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Pires de Lima, Ministro da Economia e Bárbara Coutinho, diretora do MUDE, inauguraram a exposição. 

A TAP inaugurou a exposição comemorativa do 70º aniversário da empresa, no Museu do Design e da Moda (MUDE). A mostra que acontecerá até 1º de novembro de 2015, destacará a imagem da companhia aérea portuguesa desde a sua fundação, em 1945, até à atualidade, numa história que se confunde com a própria história do País. 


O MUDE é o anfitrião deste espólio, onde figuram diversos suportes de comunicação, uniformes, campanhas publicitárias, interiores de aviões, louças e cutelarias de bordo. 


Incluem-se ainda propostas de design que não foram concretizadas, exemplares inéditos de esboços, maquetas e artes finais.

Bárbara Coutinho, diretora do MUDE, é a curadora da exposição e o professor universitário Pedro Gentil-Homem e Adelina Arezes, diretora do Museu da TAP, constituem a comissão científica.


Os objetos expostos pertencem, na sua maioria, ao acervo do Museu da TAP. ´

A arte, uma constante em todas as lojas da TAP nas várias delegações pelo mundo afora, está também representada através de um mural de azulejos da autoria de Querubim Lapa, da escultura de Figueiredo Sobral e das tapeçarias de Maria Keil e Fernando Lemos.


As peças em exposição traduzem o contributo do design para a consciencialização coletiva da TAP como símbolo nacional e para a identificação dos portugueses com a companhia de bandeira, além de revelar o modo como a TAP sempre contribuiu para a disseminação da imagem de um povo e de um país, neste percurso de já 70 anos.


A exposição estará no MUDE até dia 1º de Novembro, de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada é livre.