quarta-feira, 15 de julho de 2015

ABEOC BRASIL REIVINDICA AÇÕES EFETIVAS QUE AJUDEM O PAÍS A VOLTAR A CAPTAR GRANDES EVENTOS INTERNACIONAIS

O presidente da EMBRATUR, Vinícius Lumertz (sentado à esquerda da presidente da ABEOC Brasil, Ana Cláudia Bitencourt), participaram do encontro que teve a participação da vice-presidente institucional da ABEOC, Anita Pires (ao lado da coordenadora do ForEventos, Elza Tsumori), entre outras representativas lideranças.

A presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil, Ana Cláudia Bitencourt, e a vice-presidente institucional, Anita Pires, participaram de encontro de representantes do trade de turismo e eventos com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, na sede do São Paulo Convention & Visitors Bureau, na capital paulista, nesta segunda-feira (06/07). 

A ABEOC Brasil deixou com Lummertz um documento com projetos da Associação que com o apoio da Embratur podem contribuir para captação de eventos, atração de mais negócios para o País e qualificação do setor de eventos.

“As empresas associadas da ABEOC Brasil simbolizam uma grande força de comercialização e promoção do Turismo de Negócios e por isso entendemos que ABEOC Brasil e EMBRATUR com o apoio das demais entidades podem fazer muito mais pelo setor”, afirma Ana Cláudia Bitencourt. 

Lummertz disse que acredita na parceria público-privada e analisará formas de atender as demandas do setor.

Veja o documento da ABEOC Brasil entregue ao Presidente da Embratur:


Ao Exmo. Sr.
Vinícius Lummertz
DD. Presidente da EMBRATUR

Exmo. Senhor Presidente,

O Brasil realiza 590 mil eventos por ano, com movimentação econômica de R$ 209,2 bilhões, o que representa 4,32% do PIB nacional, conforme dados do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos – 2013 publicado pela ABEOC Brasil, em parceria com o SEBRAE.

Do ponto de vista do Turismo, os eventos respondem por ocupação principalmente em período de baixa temporada, envolvem uma grande cadeia de fornecedores, promovem ocupação na rede hoteleira, em restaurantes, bares, supermercados e atrativos turísticos. 

Os impostos gerados pelas receitas dos eventos somam R$ 48,6 bilhões, segundo o II Dimensionamento.

Embora com crescimento muito acima da média da economia brasileira na última década, o setor de eventos e turismo de negócios pode avançar ainda mais.

Em 2013 e 2014, a ABEOC Brasil e o SEBRAE com apoio da CNC e FBHA qualificaram mais de 200 empresas de eventos de 12 Estados brasileiros, das quais 99 receberam o Selo de Qualidade ABEOC BRASIL, com auditoria da ABNT.

A ABEOC e o SEBRAE estão preparando novo ciclo de qualificação para início 2015, com ampliação e fortalecimento do Programa de Qualidade.

Com isso queremos dizer que os organizadores de eventos, representados pela ABEOC estão preparados para conquistar novos mercados.

Os organizadores de eventos estão cada vez mais estratégicos para a escolha dos destinos, equipamentos e parceiros que irão receber e operar os eventos.

Hoje, um expressivo número de empresas organizadoras torna-se sócio de promotores do evento e isso acontece do Norte ao Sul do País. 

Em alguns casos, os eventos são comprados por empresas organizadoras.

As empresas associadas da ABEOC Brasil simbolizam uma grande força de comercialização e promoção do Turismo de Negócios e por isso entendemos que ABEOC Brasil e EMBRATUR com o apoio das demais entidades podem fazer muito mais pelo setor.

Abaixo, apresentamos algumas ações que de imediato podem ser executadas por meio de acordos técnicos de cooperação entre EMBRATUR e ABEOC BRASIL, visando atração de mais negócios e qualificação: Cooperação para Captação

O Projeto de Competitividade Internacional do Brasil para captação de grandes eventos visa colocar o Brasil na vitrine como país de excelência em organização de eventos internacionais. 

Uma das metas é criar uma rede de cooperação para captação internacional, com a formação de um grupo focado em captação de apoios governamentais nos três níveis, da iniciativa privada e outras entidades. 

As empresas organizadoras são responsáveis por viabilizar os eventos para as entidades ou empresas contratantes. 

Temos um canal de conexão direto com as entidades Brasileiras que tem conhecimentos e ligações com seus pares no exterior para candidatar o Brasil.

As empresas associadas da ABEOC Brasil simbolizam segurança operacional e viabilidade financeira para os promotores dos eventos. 

E viabilidade financeira é um dos principais itens a serem avaliados, juntamente com a expressividade política e científica da entidade proponente.

Eventos e Desenvolvimento pós 2016
O término do ciclo dos macros eventos no Brasil, em 2016, encerra a “safra” de mega eventos. 

O que será feito com a capacidade instalada? O que faremos para atrair os eventos?

A ABEOC Brasil está em busca das parcerias necessárias para enfrentar esses desafios.

Os eventos são, incontestavelmente, o maior e melhor meio de desenvolvimento nacional, do fomento da economia e da geração de empregos. 

Cabe aos setores público e privado incentivarem cada vez mais esse segmento, em especial a captação e realização de mais eventos.

A exemplo do que a APEX BRASIL realizou durante a Copa do Mundo, a ABEOC Brasil se propõe a operacionalizar, em conjunto com as demais entidades e sob a chancela da EMBRATUR, uma grande ação durante os Jogos Olímpicos, visando a mostrar ao mundo o potencial do Brasil para realização de eventos esportivos, técnico científicos, corporativos e feiras de negócios.

A Expo World, a Convenção Internacional do Lions Clube, a exemplo da Convenção Mundial do Rotary, que aconteceu em junho na cidade de São Paulo, são apenas exemplos do muito que temos e estamos preparados a fazer.
Feiras no Exterior
A captação eficiente de eventos para o Brasil acontece com um grande trabalho, muitas vezes de anos de antecedência. 

Como já mencionado, a ABEOC Brasil, por meio das empresas organizadoras de eventos, possui conexão e credibilidade das entidades proponentes do Brasil.

A ABEOC, em conjunto com estas entidades, conseguirá apresentar uma agenda de trabalho e aproximação. 

Durante as feiras que o Brasil participa no Exterior, propomos ações de aproximação com estes compradores e formadores de opinião, proporcionando um aproveitamento maior dos valores investidos fazendo com que a informação chegue a quem realmente decide.

Reconhecemos que os Conventions 
Visitors & Bureaus  desenvolvem um trabalho positivo e a ABEOC Brasil simboliza uma aproximação qualitativa aos potenciais compradores.

Esta ação poderá ser realizada em conjunto com os escritórios do Brasil no Exterior. 

Projeto Comprador e Salão MICE ABEOC Brasil no Festuris (Gramado)O FESTURIS é uma das principais feiras de turismo do Mundo, possui o reconhecimento de ser a principal feira em geração de negócios para o setor de lazer.

Ancorados nesta credibilidade queremos ter o mesmo reconhecimento para o setor MICE. 

Por isso, a ABEOC Brasil passou a realizar o SALÃO MICE que apresenta neste ano o Projeto Comprador e Imagem da ABEOC Brasil tem o objetivo de aproximar o público comprador de eventos dos organizadores e prestadores de serviços através de encontros para promover o País como um importante destino para a realização de congressos, feiras e eventos nacionais e internacionais.

A primeira ação será de 5 a 8 de novembro, durante o 28º Festival de Turismo de Gramado, com a vinda de buyers específicos do segmento de eventos e turismo corporativo para garantir e agilizar a viabilização de negócios. 

A agenda seguirá depois da feira de Gramado para os destinos de interesses destes compradores.

Pretendemos nesta edição, com o apoio da EMBRATUR trazer 30 compradores.

Escola de Eventos ABEOC Brasil
A formação de mão-de-obra para as empresas de eventos é um dos maiores gargalos. 

Tendo em vista a alta competitividade mediante um mercado globalizado, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos criou a Escola de Eventos ABEOC Brasil, para o oferecimento de cursos que promovam o diálogo entre as entidades de ensino, geradoras do conhecimento atualizado e o setor contratante, visando o alinhamento da formação profissional em função da demanda existente.

A ABEOC Brasil hoje está presente em 23 Estados da Federação, com 14 regionais muito bem estabelecidas e estamos ligados ao mundo por meio das entidades COCAL- Federación de Entidades Organizadoras de Congresos y Afines de América Latina - e APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos - das quais mantemos convênios de cooperação.

Simbolizamos uma força preparada para atrair mais negócios, gerar renda, empregos e honrar com as nossas obrigações tributárias e contribuindo para o crescimento do Brasil.

Por fim, afirmo que estamos muito felizes com o seu nome à frente da EMBRATUR. 

Renovamos nossas esperanças e com a mesma intensidade da nossa vibração positiva, lhe oferecemos a força de trabalho de um grupo de empresários que diuturnamente trabalha por dias melhores.

Conte conosco.

Ana Claúdia Bitencourt Claudino
Presidente ABEOC BRASIL