sexta-feira, 19 de junho de 2015

FESTURIS CONTARÁ COM A PRESENÇA SEMPRE ALEGRE E AGITADA DO ESTANDE DA BAHIATURSA


O Estado da Bahia  é presença garantida na 27ª edição do Festival de Turismo de Gramado (FESTURIS). 

Considerada a pátria da diversidade cultural, a Bahia apresentará seus roteiros turísticos e viagens por dentro da História do Brasil. 

Cantada em prosa e verso, a Bahia é, decididamente, a Terra da Felicidade, como a descreveu Ary Barroso, na música Na Baixa do Sapateiro. 

Mas porque será que a Bahia encantou e encanta tanta gente? 

A resposta só pode ser dada por quem conhece a Bahia, suas belezas naturais, sua cultura e sua gente, frutos da miscigenação do índio, com europeu e africano, que gerou uma energia mágica, envolvente e misteriosa. 

Não foram poucos os que tentaram traduzir em palavras essa magia. O certo é que a Bahia é tudo o que já falaram dela e muito mais.

Se fosse possível, 
sintetizar esse sentimento a palavra mais próxima seria diversidade. 

A Bahia é indígena, negra, branca, mulata, cafusa e mameluca. É católica com suas 365 igrejas, evangélica e também dos cultos afro-descendentes, do candomblé, é de toda a fé. 

A Bahia é pop, é reggae, é rock e axé. É barroca, neoclássica e moderna. É sol e mar e sertão. 

Da Cidade Alta e Baixa, é rural. É de rapel, do golfe, do canyoning, da canoagem e do mergulho. 

Enfim, a Bahia é muito mais! Por tudo isso, é que os baianos vivem a repetir o simbólico verso de Dorival Caymmi: Você já foi à Bahia, nega? Não, então vá, então vá, então vá… 

De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do interior, as receitas milenares agregadas ao requinte da cozinha real portuguesa garantem a variedade e satisfação gastronômica e estará trazendo todas essa pluralidade durante sua participação no FESTURIS.