terça-feira, 23 de junho de 2015

DEPOIS DE MUITA DISCUSSÃO, GREVES, AÇÕES CAUTELARES NA JUSTIÇA E MUITOS PROTESTOS, A TAP SERÁ PRIVATIZADA AMANHÃ, QUARTA-FEIRA, 24 DE JUNHO, EM LISBOA. O DONO DA AZUL, DAVID NEELEMAN, SERÁ UM DOS NOVOS PROPRIETÁRIOS


Sem o aval do Tribunal de Contas e a decisão da União Europeia, muita gritaria de segmentos da população portuguesa e medidas cautelares impetradas no judiciário, ainda sem julgamento, 24 de junho, ficará marcado na história como o Dia da Privatização da TAP.

David Neeleman será o novo comandante da TAP
O governo de Portugal formalizará a venda de 61% do capital da tradicional companhia aérea ao consórcio Gateway, formado pelo empresário português Humberto Pedrosa, presidente do grupo Barraqueiro proprietário da maior empresa de ônibus de Portugal, e o paulistano David Neeleman dono da companhia aérea brasileira Azul e ainda da Morris Air e da JetBlue, dos Estados Unidos, e da WestJet, do Canadá.


O negócio renderá para o estado português 10 milhões de euros, valor que poderá chegar a 140 milhões de euros, quando da alienação dos 34% restantes do capital da TAP que ficarão em poder do estado até 2017, se a empresa for dispersada em Bolsa, em 2019.


A TAP que hoje convive com prejuízos em torno de 85 milhões de euros e uma dívida de 1,05 bilhão de euros receberá de imediato um investimento de 345 milhões de euros.

A companhia que tem o Brasil como seu mais forte mercado, para onde mantem 84 voos semanais, opera em 88 destinos de 38 países com uma frota de 77 aviões, frota essa que os novos administradores renovarão por aviões mais econômicos e modernos.



O atual presidente, Fernando Pinto (foto), e o vice-presidente Luiz da Gama Mór, continuarão nos cargos, de acordo com informações veiculadas pelos novos acionistas.