terça-feira, 23 de junho de 2015

ARROZ AMIGO, EVENTO QUE REÚNE AS MULHERES PROFISSIONAIS DE TURISMO DO PAÍS, PRESIDIDO POR LENORA SCHNEIDER (RS), ESTARÁ PRESENTE NO FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO DESTE ANO QUE ACONTECERÁ DE 5 A 8 DE NOVEMBRO

Marcos Rossi, Lenora Schneider, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello
A direção do FESTURIS Gramado e do Arroz Amigo estiveram reunidos para tratar da 27 ª edição que deverá reunir muitos convidados do trade turístico em Gramado. 

A temática do evento ainda é surpresa, mas a expectativa é que o sucesso seja ainda maior que as edições anteriores. 

Também no FESTURIS, os visitantes poderão visitar o estande do Arroz Amigo que este ano apresentará um lay-out novo e já informa que será intitulado “Boteco do Arroz Amigo”. 

Lenora Schneider apresentando o 1º Arroz Amigo realizado em Gramado


O evento Arroz Amigo surgiu na 6° edição do Festival de Turismo de Gramado no Hotel Serrano, durante o almoço do Feijão Amigo liderado por Michel Tuma Ness a partir da ideia de gerar um evento similar, porém, feito pelas mulheres profissionais do turismo, para divulgar a cultura do consumo do arroz.

A primeira presidente do Arroz Amigo foi Fifa Machado e atualmente a entidade é liderada por Lenora Schneider, que mantém a realização dos almoços até agora, quando é comemorado seu 21º aniversário, em 2015. 

Muitos profissionais se engajaram neste processo de comunicação e turismo atingindo diversos segmentos do turismo: hotelaria, operadoras turísticas, transportes aéreos, rodoviários, marítimos, guiamento, organização de eventos, entre muitas entidades e o poder público. 

Desde 1994, este evento criativo e gastronômico é realizado com foco na solidariedade e na responsabilidade social. 

A doação de alimentos não perecíveis a entidades mais carentes provém das entidades e instituições do agronegócio e dos convidados que participam dos eventos. 

Muitos hotéis cederam seus espaços de eventos para que o trade turístico se integre e confraternize auxiliando a quem mais precisa de ajuda nos destinos turísticos onde o evento acontece.

Os desafios são muitos, pois cada evento é único e tem que ser articulado com os parceiros e apoiadores.

O número de convidados varia de 200 a 1200, dependendo das necessidades dos eventos e espaços escolhidos.

A semente do Arroz Amigo já foi plantada em vários estados brasileiros como SC, PR, SP, RJ, MG, PE, BA, ES, CE, RN e até no exterior, Uruguai. 

O caminho é longo e precisa de amigos do arroz amigo para sua concretização. 

Pode-se contabilizar que mais de 200 toneladas de doações foram entregues as ações solidárias de diversas prefeituras e entidades nestes anos todos de atuação, graças a participação de mais de 80.000 profissionais convidados do trade turístico nacional e internacional.


Na 27° edição do maior Festival de Turismo, que acontece no período de 5 a 8 de novembro, em Gramado, no Estado do Rio Grande do Sul, se comemorarão os 21 anos deste evento gastronômico social, criativo e solidário.

Destaca-se a novidade do Salão Gastronômico dos Destinos Turísticos onde o Arroz Amigo se encaixa como um case de sucesso. O Arroz Amigo contou desde seu início com o apoio das empresárias Marta Rossi e Silvia Zorzanello, já falecida.

Hoje, Marta e seu filho Marcus Vinicius Rossi e Eduardo Zorzanello, filho de Sílvia, continuam oferecendo, junto com toda a equipe técnica do FESTURIS apoiando o Arroz Amigo.