domingo, 19 de abril de 2015

PRESIDENTE DILMA ENTREGA TURISMO A POLÍTICO DESEMPREGADO: HENRIQUE EDUARDO ALVES QUE NÃO TEM O MENOR CONHECIMENTO DO SETOR. O MINISTÉRIO TEM UM ORÇAMENTO RIDÍCULO E O BRASIL CONTINUARÁ FORA DO CIRCUITO DAS NAÇÕES QUE TÊM O TURISMO COMO PRIORIDADE DE GOVERNO



Texto: Arnaldo Moreira

A presidente Dilma nomeou mais um político sem a menor capacidade, conhecimento e compromisso com o setor turístico, desta vez um advogado que na verdade nunca exerceu a profissão, pois cumpriu 11 mandatos (44 anos) legislativos consecutivos, pelo PMDB: Henrique Eduardo Alves.


O fato insano já aconteceu há uns dias, mas nunca é demais lembrar e marcar que o Turismo no Brasil - que já tem um orçamento ridículo - mais uma vez toma uma cacetada.

Em 2014, quando se candidatou pela primeira vez numa eleição majoritária, ao governo potiguar, Henrique Eduardo Alves perdeu, ficou desempregado e foi aproveitado para a pasta do Turismo.

É desse jeito que o governo brasileiro pretende incentivar o setor repetindo o erro de entregar o ministério a um sujeito sem o menor conhecimento técnico do turismo, como fez nas nomeações anteriores.

Desde 2003, quando foi criado, podemos desfiar um rosário cronológico de titulares incapacitados para um ministério técnico como o do Turismo. 

Por lá passaram sete, conta de mentiroso, ministros para quem turismo são as viagens que realizam pelo mundo. 

Faço uma exceção merecida ao ministro anterior, Vinicius Lage, que realizou um trabalho sério, aplaudido pelo trade turístico nacional.

Veja a lista
 
Walfrido dos Mares Guia (fazendeiro)
1 de janeiro de 2003 a 22 de março de 2007

Marta Suplicy (psicóloga/sexóloga/apresentadora de tv e autora da famosa frase: "Relaxem e gozem". que dirigiu aos milhares de passageiros retidos nos aeroportos na crise de 2007)
23 de março de 2007 a 3 de junho de 2008

Luiz Barretto Filho (sociólogo)
3 de junho de 2008 a 31 de dezembro de 2010

Pedro Novais (advogado/político profissional)
1 de janeiro de 2011 a 14 de setembro de 2014

Gastão Vieira (advogado/político profissional)
14 de setembro de 2011 a 17 de março de 2014

Vinicius Lages (engenheiro agrônomo)
17 de março de 2014 a 15 de abril de 2015

Henrique Eduardo Alves (advogado/político profissional) 
16 de abril de 2015 / atual

A presidente Dilma à semelhança de todos os seus antecessores - deles, somente o presidente Fernando Henrique Cardoso, depois de uma nomeação desastrada do seu ex-porta-voz, embaixador Sérgio Amaral, entregou o ministério a um profissional da área, Caio Carvalho - mostrou que não tem o menor respeito pelo Turismo, inclusive destinando verbas inadequadas, ridículas (repito).

Esse é um erro crasso, pois o setor, tocado exclusivamente pelo setor privado, pode contribuir para reduzir o significativo desemprego que o País experimenta, e acelerar a economia, além de incentivar o turismo externo.

O turismo oficial federal continua fora de órbita e permanecerá nessa situação em virtude da ausência absoluta de cultura, insensibilidade e incompreensão da presidenta para um setor de tamanha importância que países adiantados consideram prioritário. 

Por alguma razão será!