quarta-feira, 11 de março de 2015

FESTURIS PROSPECTA NEGÓCIOS NO CHILE

Em recente visita à capital chilena, a gerente comercial do FESTURIS, Rose Ott, esteve prospectando negócios para o Salão de Enoturismo /FESTURIS com José Manuel Garcia Huidobro, diretor da Rota dos Vinhos do Valle do Colchagua, um dos mais belos e organizados roteiros de enoturismo do mundo.

Com participação no FESTURIS desde a primeira edição, o Chile tem se destacado na vitivinicultura mundial durante as últimas décadas devido especialmente à descoberta da importância do seu território geográfico e da sua condição climática diversificada para a produção de vinhas de qualidade elevada.

Aliados aos investimentos e desenvolvimento de técnicas de cultivo, fermentação e produção, estes fatores fizeram com que as vinícolas chilenas entrassem na elite da produção mundial de vinhos e estarão apresentando as principais tendências e novidades do segmento junto ao 27ª edição do Fetsuris Gramado.

No roteiro de visitas do Festuris, estão algumas das principais regiões produtoras de vinho chilenas como:

Valle del ColchaguaLocalizado no centro do País, ao sul da capital Santiago, o Valle do Colchágua, que tem se tornado uma das principais zonas de cultivo e produção de vinhos tintos no mundo, com a viticultura de diferentes castas como Cabernet, Carmenere e Syrah, além de ter se tornado um grande polo turístico através das vinícolas que compõem a Rota do Vinho chilena.

A fertilidade de suas terras, a pouca ocorrência de chuva e constante variação de temperatura possibilita o cultivo de mais de 27 vinhas, que, com o manejo certo nos grandes vinhedos da região e padrões elevados no processo de produção, faz com que os vinhos produzidos no vale sejam conhecidos internacionalmente, com alto conceito de qualidade.

O clima estável e seco, no verão, muito sol e noites frias, solo alimentado pelo degelo dos Andes e pelos rios que desaguam no Pacífico, o Vale de Colchágua é de fato um paraíso para o cultivo de uvas tintas e produção de vinhos intensos.

Vale do Maule

A maior e uma das mais antigas regiões vinícolas do Chile, o Maule é um lugar cheio de charme e com clima propício à vitivinicultura.

A região se inicia a menos de 300 quilômetros de Santiago, capital do país.

Seus microclimas e solos diversos possibilitam a cultura e produção de uma variedade muito grande de vinhos, já que praticamente todas as castas de uvas cultivadas no Chile são encontradas no Vale do Maule.

A região tradicionalmente sempre esteve associada à quantidade da produção muito mais do que à sua qualidade.

Nos últimos anos, porém, isso tem mudado substancialmente.

Castas internacionais e reconhecidas na vitivinicultura mundial vêm suplantando as de baixa qualidade plantadas na região, e, aliada às práticas cada vez mais desenvolvidas no cultivo das frutas e produção dos vinhos por parte dos seus vinicultores, o Maule tem dado vinhos de alta classe ao mercado, especialmente da variedade Carignan.