sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

TRANSPORTE AÉREO DE CARGA CRESCE QUASE 5% EM NOVEMBRO NO MUNDO, SEGUNDO A IATA

São Paulo  - A demanda pelo transporte global aéreo de cargas cresceu 4,2% em novembro de 2014 ante igual mês do ano anterior, segiundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata). 

Na mesma base de comparação, a oferta de espaço pelas companhias nos porões das aeronaves e nos cargueiros aumentou 3,3%.

Com esse desempenho, a taxa de ocupação no transporte aéreo de cargas fechou novembro de 2014 em 49,6% ante 49,1% uma temporada antes.

“Mais produtos estão sendo comercializados internacionalmente, o que está alimentando o crescimento do transporte aéreo”, disse o presidente da Iata, Tony Tyler.

A Iata projeta para este ano uma expansão de 4,5% nos mercados de frete aéreo. Essa previsão, se confirmada, ultrapassa o crescimento projetado no comércio mundial, de 4%.

“Mas nosso otimismo é moderado porque ainda há muitos riscos macroeconômicos e políticos que continuam a afetar os fluxos de comércio”, disse Tyler.

Nas rotas internacionais, a demanda por carga aérea cresceu 4,6% em novembro ante igual mês de 2013, e a oferta, 4%. Já nas rotas domésticas, a procura aumentou 1,3% e a oferta ficou estagnada.

Entre os mercados regionais, o crescimento da demanda em novembro de 2014 ante mesmo mês de 2013 foi mais intenso no Oriente Médio, com avanço de 12,9%. 

Já o mercado da América Latina (AL) teve o pior desempenho global, com retração de 0,7% nessa base de comparação. 

Segundo a Iata, o fraco desempenho econômico no Brasil e na Argentina puxou para baixo o comércio regional e a demanda agregada na região, afetando o transporte aéreo no continente.

“Ficou claro em novembro que a maior parte desse crescimento está sendo capturado pelas transportadoras nas regiões Ásia-Pacífico e Oriente Médio dinâmicos e relativamente favoráveis aos negócios”, apontou o presidente da Iata.

(Fonte: Valor Econômico/João José Oliveira)