terça-feira, 18 de novembro de 2014

JUAZEIRO DO NORTE SEDIA, ATÉ O PRÓXIMO DIA 21, SIMPÓSIO SOBRE O PADRE CÍCERO, ENTRE OUTRAS IMPORTANTES COMEMORAÇÕES QUE ACONTECERÃO ATÉ O FIM DO ANO E QUE MOBILIZARÃO A COMUNIDADE ACADÊMICA BRASILEIRA


A Universidade Regional do Cariri - URCA, em parceria com o Geopark Araripe e a Diocese do Crato, no aniversário dos seus 28 anos, ao atingir sua maturidade institucional e acadêmica, promove o IV Simpósio sobre o Padre Cícero – E... onde está ele?


Este evento de significativa importância para a Região do Cariri acontece até 21 de novembro de 2014, no Campus CRAJUBAR/URCA, em Juazeiro do Norte, Ceará.

O IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero dará sequência às edições realizadas nos anos de 1988, 1989 e 2004, tendo como proposta, em 2014, contribuir para as reflexões acerca desse personagem – e de tudo que à sua volta se aglutina – que, ao longo da história, vem sendo alvo de contínuas apropriações: sociais, políticas, econômicas, intelectuais, religiosas e culturais.

Em 2014, serão comemorados os 100 anos da morte da Beata Maria de Araújo, os 80 anos da morte do Padre Cícero, assim como o centenário da Sedição de 1914, da instalação da cidade de Juazeiro do Norte e da criação da Diocese de Crato.


Esses fatos extremamente significativos que não se restringiram apenas a Juazeiro do Norte, pois terminaram por constituir a localidade como pólo de irradiação e de atração cultural, social e religiosa, bem como de desenvolvimento nos sertões nordestinos.

O evento constará de conferências, mesas redondas, grupos de trabalhos, lançamento de livros, apresentações artístico-culturais, oficinas e visitas guiadas.


A expectativa é de 1.000 participantes que estarão envolvidos nas reflexões e debates que possam contribuir para a construção de um olhar ainda mais plural e de consenso sobre o Padre Cícero e a realidade em que a região está inserida.