sábado, 8 de novembro de 2014

GRAMADO É O CENTRO DAS ATENÇÕES DO TURISMO BRASILEIRO. A BELA CIDADE SERRANA GAÚCHA ESTÁ TOMADA POR PROFISSIONAIS DO TRADE TURÍSTICO DE TODO O PAÍS E DA AMÉRICA LATINA



 O O Festival de Turismo de Gramado (Festuris) 2014, aberto oficialmente, no Palácio dos Festivais, mantém a vanguarda do segmento mais uma vez, iniciando o segundo quarto de século de sua história com foco na inovação e no entretenimento.

Os diretores do Festuris, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, recepcionaram autoridades, trade turístico, convidados e imprensa nacional e internacional.

Depois da interpretação do Hino Nacional pela contralto Débora Rosa, o tenor Césare Barichello, a pianista Enira Trindade e a percussionista Letícia Pohlmann, foi realizada a tradicional entrega do Troféu Amigos do Festival.

Foram agraciados Afonso Gomes Louro, Anita Pires, Jaqueline Rodrigues, Jarbas Cunha, Maria Amélia Rigui (Memeia), Nilde Clara de Souza Benites Brun, Plínio Rafael Ghisleni, Ricardo Fernandes, Ricardo Hummel, Salvatore Constanzo e Maria Esther Suarez.

Na solenidade, o vice-prefeito de Gramado Luiz Antônio Barbacovi, o Luia, representou o prefeito Nestor Tissot, que está participando de missão do Sebrae na Oceania.

“Tenho certeza que Gramado será divulgada por vocês. Queremos que o trade possa usufruir de nossa cidade. Quem nunca veio a Gramado, vai conhecer as nossas belezas naturais, a rede hoteleira, a gastronomia e os inúmeros parques temáticos. Quem já veio, vai puder conferir muitas novidades”, sugeriu.

O secretário estadual do Turismo, Márcio Cabral, observou que foi no Festuris que a atual gestão consolidou políticas públicas e projetos, como o “Rio Grande do Sul, um grande destino”. Cabral citou o processo de transição de governo e o crescimento do setor turístico na atual gestão.

“O ano de 2014 não foi apenas de Eleições, mas da Copa do Mundo. Conseguimos realizar o maior evento turístico da história do Brasil. O turismo sai maior”, disse.

“Queremos continuar fortes e determinados”, diz Marta Rossi

A diretora do evento Marta Rossi deu boas-vindas aos convidados em nome da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, destacou que o Festuris busca sempre ser protagonista, levantando ideias e possibilidades para o setor.

“Queremos continuar fortes e determinados neste caminho, junto com empresas, entidades e instituições do setor que lutam com o mesmo objetivo, que é o fortalecimento da indústria turística brasileira”, afirmou.

A diretora do evento lançou um desafio ao ministro do Turismo, Vinicius Lages, e pediu a retomada de políticas públicas para fortalecimento do turismo.

“Acreditamos que o senhor possa levar o clamor do nosso setor para a presidente. Precisamos que sejam retomadas as políticas públicas importantes para o turismo. Que o setor seja priorizado. Que o ministério seja fortalecido. Que projetos e programas de desenvolvimento e fomento ao turismo sejam retomados com prioridade”, conclamou.

Para ela, transformar o Brasil em potência turística mundial, como citou a presidente Dilma, é um sonho possível.

“Está lançada a grande oportunidade. A hora é agora para que nossa presidente, reeleita por mais quatro anos, cumpra realmente esse seu desejo, que é o desejo de todos nós.”

Lages também abordou a Copa do Mundo e o crescimento do setor turístico.

“O mundo abraçou o Brasil e o País está posicionado como um grande destino turístico”, afirmou.

Para ele, existem cinco plataformas de negócio com grande potencial para alavancar o setor turístico: eventos, orla brasileira, parques temáticos, cidades históricas e os parques naturais. No entanto, processos de regulação travam o crescimento.

“Somos um povo alegre, mas a hospitalidade não pode acomodar o setor. É fundamental investir em profissionalização para ter um turismo competitivo”, finalizou Vinícius Lages.