quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A UNESCO RECONHECE O CANTE ALENTEJANO COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE, ETERNIZANDO A RICA CULTURA MUSICAL DA REGIÃO DO ALENTEJO, NO SUL DE PORTUGAL. A DELEGAÇÃO QUE SE DESLOCOU A PARIS PARA DEFENDER A CANDIDATURA DO CANTE ALENTEJANO, E QUE REGRESSARIA A PORTUGAL DE ÔNIBUS, POR INICIATIVA DA TAP, CHEGARÁ A LISBOA NUM AVIÃO DA COMPANHIA BATIZADO DE "VOO DO CANTE", ÀS 20,35H. NO AEROPORTO, O GRUPO CORAL DE SERPA SE APRESENTARÁ NA ÁREA DE CHEGADAS. ASSISTA OS VÍDEOS E CONHEÇA A MÚSICA DO BAIXO-ALENTEJO.



Assista o vídeo de jovens cantadores alentejanos:
"Castelo de Beja", a minha cidade querida, homenageado pelo Grupo Coral Bubedanas, de Beja.

A TAP traz de volta a casa a delegação promotora da candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, que esteve em Paris para receber da UNESCO o importante reconhecimento universal.


Vale ouvir este coro:

O “voo do Cante Alentejano”, o TP449, parte hoje de Paris – Orly às 19h10 e chega a Lisboa às 20h35, trazendo a bordo os representantes das principais entidades impulsionadoras da candidatura (Câmara Municipal de Serpa, Casa do Cante, Confraria do Cante e Casa do Alentejo), e o Cante, ele próprio.

O Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa vai cantar na área do check-in em Paris, a bordo do avião da TAP e à chegada ao aeroporto de Lisboa.


Atenta à atualidade, a TAP tomou conhecimento pela Comunicação Social de que a delegação que se deslocou a Paris regressaria a Portugal de autocarro, numa longa e cansativa viagem de quase 48 horas.

Valorizando e promovendo a cultura e a identidade portuguesas, e procurando de alguma forma prestar a sua homenagem ao Cante Alentejano e a todos os que promoveram e tornaram possível esta candidatura, a TAP desenvolveu todos os contatos e diligências no sentido de proporcionar à delegação um regresso a casa mais rápido e confortável.

Assim, a delegação que representou o Cante Alentejano na sede da Unesco e que aí recebeu a notícia da classificação como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pode já hoje voltar a casa e festejar em Portugal este marcante acontecimento.

No vídeo mais uma amostra de:

Depois da chegada a Lisboa do “Voo do Cante”, às 20h35, e após o desembarque, o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa vai cantar na zona das chegadas do Aeroporto de Lisboa.

A TAP e o Aeroporto de Lisboa convidam todos os interessados a associarem-se a quem tão bem representou Portugal e a celebrar, ao som do Cante Alentejano, o mais recente Património da Humanidade.

Adicionalmente, para assinalar a classificação do Cante Alentejano como Patrimônio Cultural Imaterial, a TAP exibe hoje a bordo dos seus voos o filme “Alentejo, Alentejo”, de Sérgio Tréfaut, que serviu de suporte à candidatura. 


Este filme estará em exibição em todos os voos da TAP durante o mês de dezembro.