quarta-feira, 23 de julho de 2014

GRAVE DENÚNCIA DE UM CRIME AMBIENTAL PRESTES A SER PRATICADO EM SÃO PAULO PREVÊ CORTE DE MAIS DE 5.500 ÁRVORES. TUDO DEPENDE DO COMPROMISSO DO PREFEITO PETISTA HADDAD QUE PODERÁ AUTORIZAR A TROCA DO ESPAÇO POR TORRES COMERCIAIS, OU SEJA DESUMANIZAR MAIS A CAPITAL PAULISTANA, AGRAVANDO A SITUAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA À CIDADE.

Árvores marcadas para tombar, à esquerda, e outras já transformadas em toras.
Recebemos da nossa leitora Édna Monteiro da Silva um texto com uma grave denúncia do que acontece em São Paulo em termos ambientais e que publicamos abaixo.

"Por que isto é importante
O MAIOR DESASTRE AMBIENTAL da história de São Paulo está prestes a ocorrer! Vamos evitar! 

"Cabe à Prefeitura não autorizar e desapropriar os terrenos no entorno do Parque Burle Marx. 

"Os planos das Construtoras e do Fundo Imobiliário Panamby são CORTAR ATÉ 5.500 ÁRVORES (é isso mesmo!) na frente e ao lado do Parque BURLE MARX, onde há CÓRREGOS D'ÁGUA, a ÚLTIMA VÁRZEA PRESERVADA DO RIO PINHEIROS, segundo o botânico RICARDO CARDIM, com MILHARES DE ÁRVORES, MUITAS RARAS E CENTENÁRIAS. 

"SÃO MAIS DE 5.500 ÁRVORES AMEAÇADAS, incluindo MATA ATLÂNTICA, que JÁ ESTÃO NUMERADAS PARA CORTE para a construção de TORRES comerciais, residenciais e lojas pelo FUNDO IMOBILIÁRIO PANAMBY, CYRELA e CAMARGO CORRÊA. 

"As torres irão EMPAREDAR o parque, transformando-o em uma GRANDE SOMBRA, como DENUNCIOU o jornal "O ESTADO DE S. PAULO", dia 9 de março de 2014, A17 a A19 e a "FOLHA DE S. PAULO", no dia 10 de julho de 1014, C6. 

"Segundo o Geólogo SÉRGIO KLEINFELDER RODRIGUEZ e o botânico RICARDO CARDIM, são APPs - Áreas de Proteção Permanente. 

"A aprovação pelo DEPAVE, em 2003 (TCA 94/03), não pode ser aceita e já está sendo investigada pelo Ministério Público do Meio Ambiente de SP (Inquéritos Civis Públicos nº 470/2013 e n. 471/2013). 

"Essa autorização há de ser formalmente REVOGADA pela PMSP por (a) não se adequar à atual Legislação Ambiental; (b) não ter mais validade, pois não foi renovada de cinco em cinco anos como exige a legislação; (c) não considera cursos d'água e nascente; (d) não leva em consideração os pássaros e demais animais silvestres que lá vivem e que desaparecerão. 

"Os prédios irão impedir que inúmeras AVES continuem a migrar para o Parque, vindas da Represa de Guarapiranga, que está próxima, além de causar a morte de animais silvestres. 

"Está tudo no SOS ÁRVORES DO PANAMBY, no Facebook, com fotos dos ANIMAIS SILVESTRES, dos CURSOS D'ÁGUA, dos ANIMAIS e das ÁRVORES marcadas para morrer. 

"Isso tudo a 1.000 metros do Mega Projeto PARQUE GLOBAL, que já trará arranha-céus com mais de 50 andares. 

"E querem ainda ir para cima do PARQUE! A FLORESTA NÃO PODE SER CORTADA AO MEIO! 

"Tudo há de ser DESAPROPRIADO e integrado ao PARQUE! Chega de se destruir o que resta de verde em nossa Cidade!"