sexta-feira, 18 de julho de 2014

GRAMADO SE IMPÕE COMO CASO DE SUCESSO CONTRA A SAZONALIDADE TURÍSTICA E RECEBE VISITANTES O ANO INTEIRO

Durante a 1 ª Conferência de Membros Afiliados da Organização Mundial do Turismo, realizada no Resort Conrad, em Punta del Este, onde o tema principal abordou o combate dos destinos turísticos contra a sazonalidade, o diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello, apresentou o caso de êxito de Gramado neste assunto e aproveitou para explanar sobre como o destino gaúcho e brasileiro conseguiu fazer um calendário bastante atrativo, a ponto de ter grande movimento de visitantes durante todo o ano.

Para os leigos no assunto, a sazonalidade pode ser resumida em um problema que diversos destinos turísticos, principalmente os que tem uma grande visitação em uma certa época do ano, enfrentam. 

Gramado já enfrentou este obstáculo, pois no início de sua história, a cidade era conhecida como um destino de inverno e possuía grande visitação em apenas três meses do ano.

Ao constatar desta dificuldade em atrair mais turistas em outros períodos, as iniciativas pública e privada iniciaram o pioneirismo em diversas frentes, principalmente na área de eventos. 

 Com a criação de megaeventos como o Festival de Cinema, Natal Luz, Festival do Turismo, Chocofest, Festa da Colônia, entre outros, além de um alto investimento em pontos turísticos parques temáticos, hotelaria e gastronomia, Gramado se tornou conceito de visitação e recebe anualmente mais de seis milhões de pessoas.

Após sua apresentação, Zorzanello lembrou da importância de participar de uma ação com a importância do fórum: “Foi um momento muito especial para poder compartilhar com todos os conferencistas presentes a experiência exitosa de Gramado. Uma oportunidade única para mostrar a importância dos eventos, como um dos principais fatores para este processo de desenvolvimento”, ressaltou. 

Atualmente, Gramado além de ser o 3º melhor destino de viagem, de acordo com o Trip Advisor, passou da barreira da sazonalidade. A cidade não para mais durante o ano, resultado de seus megaeventos e belezas naturais.