segunda-feira, 28 de julho de 2014

A GRANDE FESTA DA NEVE ACENDEU A CHAMA DO INVERNO NO CERRO CASTOR, NA ARGENTINA.

No meio de uma multidão, o característico evento emocionou os amantes da neve.

Por Jefferson Severino

Há 15 anos, o Cerro Castor, o centro de esqui mais meridional do mundo, monta um dos espetáculos mais esperados pelos fueguinos e turistas. 

A legendária Descida de Tochas consolidou-se como uma das atrações visuais que mais emocionam os fanáticos da neve em plena temporada.




O vale e a montanha nevada foram os cenários naturais que deram marco ao show visual. Mais de 80 esquiadores profissionais e instrutores da escola de esqui do Cerro Castor e do Clube Andino estiveram encarregados da marcha de fogo.

A emblemática Tocha foi acesa às 15:30 hs em Ushuaia Blanca, Villa Las Cotorras dando começo à travessia. 

Os atletas locais avançaram pelo vale com rumo ao Cerro Castor mostrando a grande oferta de atividades invernais de Ushuaia como o esqui nórdico, trenó com cães, raquetes de neve, moto de neve e esqui alpino.



Enquanto isso, no Cerro Castor a Festa da Neve começava com chocolate quente e shows áudio visuais ao vivo. 

À chegada dos participantes da marcha que havia começado em Ushuaia Blanca, uniram-se mais de 80 instrutores de esqui e de snowboard da Escola do Cerro Castor e do Clube Andino Ushuaia, Pisteiros e militares que fizeram o passe do fogo da tocha – que simbolizava a união da Terra do Fogo – e começou a descida das tochas pela pista Halcón Pelegrino, que graças à inauguração da ponte sobre a Ruta Nacional n°3 de 60 metros de largura, une o acesso da pista com a base.



Para finalizar, Juan Carlos Begué, titular do Cerro, expressou o compromisso que mantém com os esquiadores e anunciou as obras previstas para 2015. 

Continuou Federico Sciurano, atual prefeito da cidade de Ushuaia, explicando a importância da festa e a união da oferta da cidade aos turistas, para finalmente ceder a palavra Fabiana Ríos, governadora da província da Terra do Fogo.

Depois do discurso das autoridades, a governadora entregou uma placa em reconhecimento ao Cerro Castor por ter sido escolhido como Sede Oficial do Interski 2015.




Como encerramento, um show ao vivo com robôs e luzes LED fizeram dançar a toda a multidão dando fim a um excelente dia de esqui e snowboard no centro de esqui do Fim do Mundo.


EVENTOS FUTUROS 

Hugo Flores - Vale Encantado - Las Cotorras

Com a Festa da Neve começa uma série de eventos que o Cerro Castor oferece durante toda a temporada:

02 de agosto: Quilmes After Ski
03 de agosto: Rip Curl Grom
05 de agosto: Dia do Montanhês
09 de agosto: Taylormade Snowgolf Championship
09 de agosto: Marcha Noturna de Esqui de Travessia
10 de agosto: Dia das crianças com a La Serenísima
16 de agosto: Quilmes After Ski
21 e 22 de agosto: Competições FIS
30 de agosto: Rugby X Treme
06 de setembro: Desafio Ushuaia- Edição Inverno
10 a 13 de setembro: Competições FIS, Final da Copa Continental       
11 e 12 de setembro: Snowpolo
21 de setembro: Dia da Primavera
22 a 27 de setembro: Campeonato Nacional de Cadetes.