quarta-feira, 25 de junho de 2014

RESTAURANTE POLINÉSIA DE JOINVILLE SERÁ HOMENAGEADO HOJE PELA PASSAGEM DE MEIO SÉCULO DE BOA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À CIDADE

O Restaurante Pinheiro Polinésia, de Joinville, será homenageado, hoje (25/6), pela Câmara de Vereadores, pelos seus 50 anos de atividades.

Em 1964, Osmar e Guisela Neckel abriam em Joinville o primeiro restaurante de frutos do mar da região norte de Santa Catarina, sob a denominação de “Bar e Petisqueira Pinheiro”, posteriormente como “Restaurante e Petisqueira Pinheiro”.

Durante quatro décadas, a casa manteve seu ponto na esquina da Rua Rio Branco (ao lado do Museu Nacional de Imigração e Colonização), conhecido por joinvilenses, artistas, personalidades, políticos e desportistas do Brasil e do exterior. 



Tudo mudou, no entanto, quando o casal Osmar e Guisela viajaram para conhecer a Polinésia Francesa. 

Naquele paraíso, onde hotéis e restaurantes são construídos sobre palafitas nas águas do Atlântico, a ideia de “trazer” um pedacinho da Polinésia para Joinville começou a tomar forma.

A ampla e aprazível propriedade, a Chácara Recanto Verde, ricamente privilegiada pela natureza, no bairro Espinheiros, em frente à Baía Babitonga oferecia as condições ideais para a concretização do projeto. 

Assim, com um lago, muita imaginação, a arquitetura adequada e longas obras fizeram nascer o “Restaurante Pinheiro Polinésia”. 

Salvaguardando as características polinésias, contudo, utilizando produtos e adereços disponíveis no Brasil, tais como as cortinas e os lustres feitos com um tipo de conchas abundante no litoral brasileiro, o Polinésia é único.

A Gastronomia
Conquistas e dificuldades permearam a trajetória de 50 anos, mas nunca interferiram no objetivo original: oferecer a melhor gastronomia de frutos do mar, constantemente aprimorada com novas receitas e matérias primas, vindas de fornecedores de todas as partes do Brasil. 

Entre as especialidades destacam-se os petiscos, pratos a La carte e rodízio de frutos do mar. 

Vale salientar como diferencial, as verduras e frutas cultivadas de forma 100% orgânica na hora e pomar da propriedade são transformados em saladas colhidas na hora e deliciosos sucos.

O ambiente em torno do restaurante, incluindo um parque infantil e bancos sob as árvores é mais um atrativo que convida ao descanso e lazer. 

Por tudo isso, e considerando os 50 anos de atividades, o Restaurante Pinheiro Polinésia, no dia 25 de junho receberá homenagem especial, em Sessão Solene da Câmara de Vereadores, com a presença de autoridades e convidados especiais.