sexta-feira, 11 de abril de 2014

JORNALISTA DE TURISMO, CLÁUDIO MAGNAVITA DEIXA SUBSECRETARIA E ASSUME SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO FLUMINENSE, NOMEADO PELO GOVERNADOR PEZÃO.


O Governador Luiz Fernando Pezão nomeou, nesta quinta-feira, 10/04, Cláudio Magnavita  Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro. 

"O meu primeiro ato será criar o Comitê Gestor com representantes dos principais setores produtivos do turismo para estabelecer uma rotina de gestão compartilhada. Os principais projetos da Setur terão a participação direta do trade turístico. Estaremos seguindo o exemplo dos principais destinos internacionais que atuam de forma conjunta: governo e iniciativa privada", afirma Magnavita.

Esta é a primeira vez que um profissional de trade assume um cargo de primeiro escalão no Estado do Rio de Janeiro. Este fato reverte-se da maior importância para o setor de Turismo carioca e fluminense.  
Jornalista, 54 anos, especializado em turismo e aviação ocupava o cargo de Subsecretário da mesma pasta, para o qual foi nomeado em maio de 2013. 

Trade turístico aprova
A nomeação do Governador foi comemorada pelo trade turístico. Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e do Conselho de Turismo e da Câmara Empresarial de Turismo da CNC(Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) disse considerar fundamental, mesmo num período de transição, termos uma indicação do trade de turismo na Secretaria de Estado de Turismo. 

“Isso é um processo que demonstra a sintonia do poder público com a iniciativa privada, já que teremos um porta voz das posições e necessidades do segmento e um interlocutor dentro da esfera pública. Oxalá que outras secretarias de turismo, a exemplo do Rio de Janeiro, tenham suas secretarias estaduais de turismo, mesmo que seja nesse momento de transição, ocupadas por alguém que realmente represente a indústria do turismo”, afirmou Alexandre.

Para Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) é a primeira vez que uma indicação do trade turístico é atendida por um governante no Rio. 

"Como Subsecretário, Magnavita seria o sucessor natural do Ronald Ázaro, na Setur, dando continuidade a um trabalho que foi reconhecido pelas lideranças turísticas fluminenses. O nome do novo Secretário foi referendado pelas entidades que compõe o Conselho Estadual de Turismo, na ultima reunião do CET, recebendo o apoio de todo o setor" lembra Lopes.

"Ronald Azaro iniciou esta interação com a minha própria indicação como Subsecretário. O apoio que recebi do Ázaro, que é hoteleiro, foi fundamental para está nova fase. Estamos implantando o planejamento estratégico em parceria com a iniciativa privada que transcenderá os nossos oito meses de gestão. Com o apito final da Copa do Mundo deixaremos de ser um das doze cidades sedes e seremos a única cidade Olímpica. O Estado do Rio será o centro das atenções nós próximos três anos" complementa o novo secretário estadual.

Magnavita é conselheiro titular do Conselho Nacional de Turismo - CNT, do Ministério do Turismo, do qual integra o Grupo Gestor do Conselho Nacional, sendo um dos responsáveis pela redação do Plano Nacional de Turismo 2013/2016 e do Documento Referencial do Turismo 2011/2014. 

É, ainda no Conselho do Mtur, coordenador da Câmara de Segmentação Turística. Foi nomeado, em 2013, conselheiro titular do Conselho Consultivo da ANAC- Agência Nacional de Aviação Civil.

O novo Secretário já foi diretor da TurisRio (Companhia Oficial de Turismo do Estado do Rio de Janeiro), da Bahiatursa (Empresa Oficial de Turismo da Bahia), da Emtursa ( Empresa Oficial de Turismo da Cidade de Salvador) e diretor da Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo. 

Na Imprensa é presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo do Rio de Janeiro e proprietário do Jornal de Turismo, e foi repórter especial do Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil. 

O primeiro programa de turismo e aviação em rede nacional de televisão foi apresentado por Magnavita e veiculado pela Rede CNT e, anteriormente, pela Rede Record.

Na área cultural, Cláudio Magnavita também tem atuação marcante. Foi produtor dos musicais Cole Porter, Company, Cantoras do Rádio, Carmem Miranda By Dusseck, Caminito, Cantores do Chuveiro e autor dos musicais Constellation e Comunitá.