sábado, 16 de novembro de 2013

NITERÓI SEDIARÁ, DE 22 A 24 DE NOVEMBRO, A 3ª EDIÇÃO DO SALÃO ESTADUAL DE TURISMO, ONDE SÃO ESPERADAS 50 MIL PESSOAS. NO EVENTO, QUE ACONTECERÁ NO CAMINHO NIEMEYER, SERÃO APRESENTADOS OS ATRATIVOS TURÍSTICOS FLUMINENSES, HAVERÁ PALESTRAS E DIVULGADAS A GASTRONOMIA, ARTESANATO, MODA E AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS E REALIZADOS NEGÓCIOS.



O Estado do Rio de Janeiro dá uma mostra de seus encantos, apresentando no Salão Estadual de Turismo 2013 o melhor dos atrativos turísticos, oportunidades de negócios, conhecimento sobre o setor, produção cultural, moda e gastronomia do interior fluminense. 

O evento acontece nos dias 22, 23 e 24 de novembro em uma área de 10 mil metros quadrados, localizada em um dos cartões postais mais famosos do mundo: o Caminho Niemeyer, em Niterói. 

A Secretaria de Estado de Turismo, produtora do evento, espera receber mais de 50 mil visitantes na terceira edição do Salão.
A Setur conta com a parceria da Prefeitura de Niterói, município anfitrião, através da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, e apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, SEBRAE RJ e Universidade Federal Fluminense – UFF, entre outras instituições do setor.
Além de possibilitar que milhares de pessoas conheçam os atrativos e produtos turísticos do estado - que incluem desde os destinos mais badalados aos mais novos roteiros do turismo cultural, ecológico, religioso, de aventura, náutico, esportivo e rural - o Salão Estadual do Turismo proporcionará ao público a experiência de conhecer os requintes do artesanato, a tradição folclórica e contemporânea das produções culturais e a gastronomia típica dos 92 municípios do estado.

Na programação, aberta ao público e totalmente gratuita, o visitante ainda encontrará exposição de carros antigos, estande de aventura com escaladas, passeios de saveiro pela Baia de Guanabara, visitas guiadas por todo o Caminho Niemeyer e outros roteiros locais, além de shows e muitas atrações musicais e artísticas. 

O evento, de grande importância para a consolidação do turismo fluminense tem por objetivo divulgar as maravilhas do Estado do Rio de Janeiro como destino turístico, reunindo o que há de melhor do turismo fluminense e de outros estados brasileiros. 

Durante o encontro haverá, ainda, rodada de negócios, oficinas, mostra e venda de artesanato e de produtos agrícolas de produção familiar. 

Serão realizados também palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas para a apresentação, discussão e qualificação profissional sobre diversos temas de grande relevância para os interessados no setor, dando a oportunidade para trocas e compartilhamento de informações, experiências de sucesso e inovações no setor.
Segundo Ronald Ázaro, secretário de Estado de Turismo, as duas últimas edições do encontro reuniram mais de 100 mil pessoas. 

Em 2011, 41 mil pessoas visitaram o salão realizado na praia de Copacabana. E, em 2012, esse número saltou para 62 mil visitantes no evento realizado no Cais do Porto. 

Para o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o evento será um grande marco para a cidade, já que o município é o segundo destino em fluxo turístico no estado representando, ao lado da capital, importante complexo natural que se soma a um cenário urbano assinado pelo gênio Óscar Niemeyer.


Caminho de Niemeyer
Segunda cidade do mundo com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Óscar Niemeyer, superada apenas por Brasília, Niterói abriga, à beira-mar, um complexo arquitetônico de caráter popular com o objetivo de promover a arte e a cultura, com edificações que, juntas com o MAC, formam um caminho ao longo da orla nomeado Caminho Niemeyer.

São sete os equipamentos urbanos que formam hoje o Caminho Niemeyer, construídos ao longo de 11km de orla, e que imprimem, juntos, um dos mais significativos cartões postais de Niterói: Teatro Popular, Museu Óscar Niemeyer, Memorial Roberto Silveira / Centro de Memória e da História da Literatura Fluminense, Centro de Atendimento ao Turista, Museu de Arte Contemporânea – MAC, Centro Petrobras de Cinema e Praça JK. 

Esse é o lugar onde o arquiteto mais renomado do Brasil encontrou a liberdade necessária para a criação de uma de suas mais significativas obras, projetadas do Centro à Zona Sul da cidade.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A ABAV-RJ PROMOVERÁ NO DIA 22 DE NOVEMBRO UM EVENTO ENVOLVENDO TODAS AS INSTITUIÇÕES PRIVADAS E OFICIAIS ENVOLVIDAS NA RECEPÇÃO DOS 640 MIL TURISTAS QUE APORTARÃO NA TEMPORADA DE VERÃO NOS PORTOS BRASILEIROS: "UM DIA DE CRUZEIROS NO RIO"


Está aberta a temporada de Cruzeiros Marítimos 2013/2014, que trarão ao Brasil mais de 640 mil turistas que percorrerão 230 roteiros de viagens nacionais e internacionais. 

Para que os agentes de viagens, principal canal distribuidor, possam vender mais e melhor esta ampla oferta, a Assossiação Brasileira das Agências de Viagens do Rio de Janeiro (Abav/RJ) realizará, no dia 22 de novembro, das 8h30 às 18h, o evento “Um Dia de Cruzeiros no Rio”.

O objetivo é reunir as principais empresas, entidades e instituições privadas e oficiais envolvidas na logística e funcionamento do setor marítimo no País para tentar acertar da melhor maneira o atendimento aos que desembarcam dos navios.


“Os cruzeiros são um produto maravilhoso tanto para os clientes como para os agentes de viagens e queremos que estes sejam experts na hora da venda”, destacou o presidente da Abav/RJ, George Irmes.

A programação prevê palestras de capacitação com a Costa Cruzeiros, a Discover Cruises, a Firtsar, a MSC Cruzeiros, a Pullmantur, a Pier 1 Cruise Expert, a Qualitours e a Royal Caribbean.  

Cada uma das empresas falará da sua história, do crescimento da oferta no Brasil, dos produtos ofertados, da temporada 2013/1024 e dará dicas para os agentes de viagens de como vender melhor para seus clientes. 

Além disso, haverá um espaço para a exposição das marcas, entrega de material e espaço para conversas pessoais com os agentes de viagens.

Explicação oficial
Em conjunto, as principais entidades envolvidas no setor - Pier Mauá, Polícia Federal, Porto Maravilha e Receita Federal -, promoverão pequenos seminários para mostrar sua área de atuação, os projetos futuros e o que é importante o agente de viagens saber para orientar os passageiros.

O evento conta com o patrocínio da Carnaval Turismo, Costa Cruzeiros, Discover Cruises, Firtsar, MSC Cruzeiros, Pullmantur, Pier 1 Cruise Expert, Qualitours e Royal Caribbean.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O BRASIL INTEGRA O MAIOR CIRCUITO DE GOLFE AMADOR DO MUNDO. O BMW GOLF CUP CONTA COM 100 MIL TENISTAS EM 50 PAÍSES E TERÁ A PRIMEIRA COMPETIÇÃO NO PRÓXIMO DIA 22, NO ITANHANGÁ, NO RIO DE JANEIRO, E NO DIA 29 EM COTIA (SP).


Neste ano, o Brasil fará parte do maior circuito de golfe amador do mundo, a BMW Golf Cup 2013. 


A competição, criada pela BMW, em 1982, será voltada a sócios e convidados de dois clubes de golfe brasileiros, que disputarão a chance de representar o Brasil na final mundial do circuito.

No mundo todo, o BMW Golf Cup conta com a participação de cerca de 100 mil golfistas em 50 países. 

Os vencedores de cada país disputarão no início de 2014 a final mundial do evento na Tailândia.

O Brasil sediará duas etapas classificatórias e uma final nacional. A primeira competição acontece no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro (RJ), no próximo dia 22/11. 

A segunda, ocorre no São Fernando Golf Club, em Cotia, na Grande São Paulo, no dia 29.11.

Os três primeiros colocados de cada categoria (masculina de handicap 0-12 e 13-28 e feminina de handicap 0-28) as duas etapas classificatórias disputarão, em dezembro, a final nacional na Fazenda da Grama Golf & Country Club, em Itupeva (SP). 

Desse último embate sairão os três campeões nacionais, que viajarão para a Tailândia para defender o Brasil.

As etapas brasileiras do BMW Golf Cup 2013 não são voltadas apenas para golfistas. Parceiros de negócio e clientes da marca que não praticam o esporte serão convidados a participar de clínicas de golfe.

"O BMW Group investe em golfe globalmente há mais de 30 anos. A marca acredita em valores como exclusividade, perfeição e ética, fortemente ligados ao esporte”, diz Herlander Zola, diretor da BMW do Brasil.

Além da BMW Golf Cup, que é um evento amador, a marca também patrocina diversos torneios profissionais ao redor do mundo, como o BMW PGA Championship (Inglaterra), o BMW International Open (Alemanha) e o BMW Masters (China), todos etapas do Circuito Europeu, e o BMW Championship (EUA), um dos quatro torneios da série de playoffs do PGA Tour americano.


Calendário BMW Golf Cup 2013
22 de novembro – Itanhangá Golf Club – Rio de Janeiro – RJ

29 de novembro – São Fernando Golf Club – Cotia – SP

13 de dezembro – Fazenda da Grama Golf & Country Club – SP – Final Nacional

10 a 15 de Março de 2014 – Final Mundial – Tailândia

Categorias: Masculina de handicap 0-12 e 13-28; feminina de handicap 0-28.

domingo, 10 de novembro de 2013

NISSAN E SALGUEIRO FECHAM PARCERIA EM TORNO DO ENREDO QUE A ESCOLA APRESENTARÁ NA MARQUÊS DE SAPUCAÍ: GAIA, A VIDA EM NOSSAS MÃOS", QUE TEM A SUSTENTABILIDADE COMO TEMA. A NISSAN É UMA DAS PRECURSORAS DA MOBILIDADE ELÉTRICA TEM O MODELO LEAF COMO UM DOS CARROS ELÉTRICOS MAIS VENDIDOS NO MUNDO.

Regina Celi, presidente do Salgueiro, e François Dossa,
presidente da Nissan do Brasil, durante a cerimônia de anúncio.

Rio de Janeiro - Em mais uma ação de apoio à cultura brasileira, a Aliança Renault-Nissan anuncia a parceria com o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro para o Carnaval 2014, cujo tema será a criação do mundo.

A associação com uma das mais tradicionais agremiações do samba carioca reforça a ligação das duas empresas com o estado do Rio de Janeiro e com o Brasil.

O enredo "Gaia, A Vida Em Nossas Mãos", desenvolvido pelo carnavalesco Renato Lage, aborda uma das principais preocupações da Aliança Renault-Nissan: a sustentabilidade.

O grupo investiu mais de 4 bilhões de euros para tornar os veículos 100% elétricos uma realidade para consumidores em vários países. 
O resultado inicial desse investimento foi o lançamento, em dezembro de 2010, do Nissan LEAF, primeiro automóvel totalmente elétrico produzido em larga escala. Desde então, o modelo vendeu mais de 62 mil unidades em todo o mundo.

"Ser parceiro do Salgueiro, que é uma das escolas mais tradicionais e sólidas do Carnaval carioca, é apoiar a cultura brasileira. Com isso, reforçamos também a relação estreita que a Aliança Renault-Nissan tem com o país. E no caso da Nissan, aumentamos ainda mais a ligação com o Rio de Janeiro, onde acabamos de inaugurar nossa nova sede e é o estado no qual estamos construindo nossa nova fábrica", diz François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.

A Renault também oferece uma gama completa de carros 100% elétricos, como sedã Fluence Z.E., o supercompacto Twizy, o furgão Kangoo Z.E e o compacto Zoe, dando aos consumidores a opção de uma mobilidade diária sem poluentes.

"Essa parceria é uma oportunidade que reforça nossa aproximação cada vez maior junto à sociedade brasileira, e é mais um investimento da marca em cultura. É também uma oportunidade de unirmos nossas marcas em torno de um evento que é símbolo do povo brasileiro e, ao mesmo tempo, apoiar um trabalho, cujo tema escolhido, reflete nosso compromisso em termos de mobilidade sustentável, no qual somos vanguarda hoje no mundo", destaca Olivier Murguet, Presidente da Renault do Brasil.

"É uma alegria para a Academia do Samba firmar mais uma parceria, que tem de tudo para ser um sucesso, vitoriosa. A Renault-Nissan vem se somar ao nosso trabalho. Juntos vamos contribuir para mais um belo espetáculo, que promete impactar a todos", diz Regina Celi, presidente do Acadêmicos do Salgueiro.

TRADICÃO E FORÇA
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro foi fundado em 5 de março de 1953, após a união de duas escolas de samba do morro do Salgueiro: a Azul e Branco e a Depois Eu Digo. Na década de 1970, o Salgueiro revelou o jovem artista plástico Joãosinho Trinta, aluno do carnavalesco Fernando Pamplona, que entrou para a escola, em 1960, dando início a uma grande mudança visual. Foi campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro nos anos de 1960, 1963, 1965, 1969, 1971, 1974, 1975, 1993 e 2009.

O Salgueiro também colabora com a comunidade por meio da sua Vila Olímpica, projeto sócio-esportivo fundado em 2007. Com finalidade de estimular as crianças da região da Tijuca a vislumbrar um futuro melhor. 

Utilizando como base as raízes e as tradições do samba, o projeto forma futuros atletas e cidadãos por meio atividades esportivas, oficinas de arte e todas as atividades necessárias para garantir formação completa aos aprendizes.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

SERÁ INAUGURADA, NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, 7/11, A SEGUNDA MAIOR FEIRA DE TURISMO DO BRASIL, NA SERRA GAÚCHA. O FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO QUE CONTARÁ COM 2.500 EXPOSITORES DE TODO O MUNDO, TERÁ COMO TEMA PRINCIPAL A SUSTENTABILIDADE NO TURISMO E APRESENTARÁ UM SALÃO QUE VEM FAZENDO SUCESSO COM OS DESTINOS DE ENOTURISMO. PALESTRAS E NEGÓCIOS COMPLETAM O CERTAME QUE ESTÁ NA SUA 25ª EDIÇÃO.

O “Mamuth”, equipamento de acessibilidade para aeroportos, já começou a ser montado na feira (Eduardo Saueressig/Divulgação)
Com inovações e sempre de olho nas novidades do mercado, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição proposto a surpreender os 14 mil profissionais aguardados no evento. 

São 2.500 expositores distribuídos em 350 estandes no Serra Park, em uma área aproximada de 20 mil metros quadrados. 

Para permitir que o fluxo do público seja mais dinâmico e contemple a passagem por todos os espaços, foi alterada a mobilidade na feira, com entrada e saída em pontos diferentes. 

A internacionalização do evento, com 65 destinos representados, a cada ano se intensifica. 

O evento começa na noite de quinta-feira (7), com a solenidade de abertura, às 20 horas, no Palácio dos Festivais. 

Na sequência, ocorrerá a Festa das Festas, na Sociedade Recreio Gramadense, promovida pelo governo do Rio Grande do Sul. 

O destaque será o show com o grupo tradicionalista Os Fagundes, além da apresentação de festas típicas do Estado aos convidados. 

Sob a direção de Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi, o Festuris terá como tema “Turismo – A vanguarda da economia sustentável”. 

Serão dois dias de atividades, na sexta-feira e sábado (8 e 9), com a realização do congresso no Centro de Convenções Serrano Resort, e a feira no Serra Park (confira a programação completa abaixo).

Na feira, dois novos salões serão apresentados para consolidar o trabalho de segmentação: o de Sustentabilidade e o Mice-Abeoc Brasil (de turismo corporativo). 

No primeiro caso, o evento estará focado em apresentar cases de destinos e empresas de todas as regiões do País, gerando reflexões e soluções em torno da sustentabilidade no setor turístico. 

Além disso, haverá uma exposição de parques, ecoturismo, turismo de aventura e turismo responsável.

Um dos destaques do Salão de Sustentabilidade será a participação do Serviço Social da Indústria (Sesi), que apresentará dois projetos: “Cozinha Brasil” – um programa de educação alimentar com o objetivo de elevar o nível de saúde e qualidade de vida das pessoas; e o “Vira Vida” – uma tecnologia social interligada à Rede de Enfrentamento da Exploração Sexual Infantojuvenil e ao Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

No Salão Mice-Abeoc, haverá sala de capacitação com palestras e painéis sobre o setor de eventos. 

A programação abrange temas como turismo criativo, segmento Mice, viagens de incentivo, segurança em eventos, qualidade e sustentabilidade. 

O salão também vai apresentar uma seleção de expositores diretamente ligados ao mercado de turismo corporativo.

Sempre em busca da especialização e atualização dos profissionais do turismo, o Festuris preparou uma agenda em três salas de capacitação. 

Apresentação de destinos, reuniões e palestras estão entre as atividades previstas. Os worshops também permitirão conhecer novidades do segmento.

Montagem
O Serra Park já está movimentado desde a semana passada, com o início da montagem dos estandes e estruturas para a feira. 

Destaca-se a instalação do Mamuth – equipamento inovador para os aeroportos do Brasil, também chamado de “Elo”. 

Trata-se de um corredor fechado e climatizado que leva o passageiro da sala de embarque até o avião, no mesmo nível do solo. 

O sistema, desenvolvido pela empresa gaúcha Ortobras e que será implantado em aeroportos administrados pela Infraero, está sendo preparado para permitir o acesso à Sala de Imprensa do evento. 

Nesses conectores, estão presentes escadas, mas também elevadores para atender passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida.

Programação geral

7 de novembro - quinta-feira

20:00 
Solenidade de abertura
Local: Palácio dos Festivais

22:00
Festa de Abertura “Festa das Festas”
O Estado do Rio Grande do Sul é estado anfitrião do Festival do Turismo de Gramado e estará oferecendo a Festa de Abertura.

Local: Sociedade Recreio Gramadense

Congresso
8 de novembro de 2013 - sexta-feira

08:30 
Turismo Sustentável e o Desenvolvimento Econômico
Painelista: Márcio Favilla – Diretor Executivo de Competitividade, Relações Exteriores e Associações da OMT

Abordagens


Práticas do Turismo Sustentável nos Meios de Hospedagem

Painelista: Ditmar Bellmann – Diretor da Pousada Blumenberg (Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2012 e Prêmio Competitividade MPE 2012)

Práticas do Ecoturismo e Turismo de Aventura
Painelista: Evandro Schütz - Diretor de Qualificação da ABETA

Turismo e Sustentabilidade no Setor de Alimentação
Painelista: Jair Antônio Menegelli - Presidente Nacional do Conselho SESI

Atitudes que Transformam o Turismo
Moderador: Danilo Kehl Martins - Presidente da ABAV/RS

10:20

Intervalo

10:30
Segmentação Turística Uma Estratégia Para Tornar Seu Produto Turístico Competitivo
Painelista: Wilken Souto – Coordenador Geral de Segmentação Ministério do Turismo

Turismo de Negócios e Eventos - Mercado MICE em Alta
Painelista: Anita Pires - Presidente Nacional ABEOC Brasil

Turismo Criativo
Painelista: Luiz Fernando Moraes – Secretário de Turismo Porto Alegre.

O Agente de Viagem Como Especialista
Moderadora: Daniela Pilla – Diretora da Ocean Turismo

14:00
Abertura da Feira de Negócios
Local: Serra Park

20:00
Encerramento da Feira de Negócios
Local: Serra Park

9 de novembro de 2013 - sábado
08:30
Mídias Sociais - Sua Empresa nas Mãos do Consumidor
Painelista: Paulo Kendzerski – Diretor Presidente da WBI Brasil

Debatedores
Alexandre Sampaio - Presidente da Federação Nacional de Hotéis
Arnaldo Levandowski – Diretor da MGM Operadora

Moderador
João Augusto Machado - Vice Presidente da ABAV/RS e Diretor da Vera Machado Turismo

09:45 
Competitividade - Presente e Futuro
Gerir - Capacitar e Suceder

Depoimento 1
Roberto Sanchat – Diretor da Sanchat Tour

Depoimento 2
Célio Saraiva – Diretor da Uneworld

Moderadora
 Rita Vasconcelos – Vice - Presidente da ABAV-RS

10:45 
Intervalo

11:00 
Vendas no Século XXI - Mudar ou Morrer
Painelista: Dado Schneider – Mestre e Doutor em Comunicação

Coordenador de Mesa do Congresso
Carlos Alberto Krause – Diretor-presidente do Conselho da Confederação Nacional do Turismo no RS

Direção-Geral do Congresso
Rita Vasconcelos – Vice-presidente da ABAV-RS

14:00
Abertura da Feira de Negócios
Local: Serra Park

19:00
Encerramento da Feira de Negócios
Local: Serra Park

Atividades técnicas – Feira
Local: Centro de Feiras Serra Park

Workshop
8 de novembro de 2013 - sexta-feira 

14:20
África do Sul Superando Expectativas
Adriano Mellenberg – Gerente-geral na Taks Tour Operadora e especialista no destino África do Sul

15:10
Uruguay Naturalmente Friendly
Daniela Bouret - Assessora da Divisão de Turismo da Prefeitura de Montevidéu
Adrián Russo - Gerente Cluster de Turismo de Montevidéu

Mariella Volppe - Dirección Nacional de Turismo - Ministerio de Turismo y Deporte de Uruguay

16:00
Destinos GVA – Lugares Exóticos e Experiências Únicas

Mara Aristeu Pessoa – Destino Arizona

Tatiana Bozzo – Destino Barbados

Vinicius Pereira – Destino Seychelles

17:00
Destinos Turísticos na Indonésia

Sudaryomo Hartosudarmo - Embaixador da República da Indonésia

9 de novembro de 2013 - sábado

14:20
Novidades Travelport
Paulo Barbosa - gerente comercial da Travelport Brasil

15:20
A Operadora de Turismo Vista como Receita Auxiliar

Débora Kondo – Azul Viagens

17:00
Turquia – Da História da Humanidade às atrações da Atualidade

Heidy Nass - MTI Tour

Coordenador de Mesa Workshop: Roberto Anzolch – Diretor da Academia do Turismo

Capacitações
1 - Sala CNC / Senac

8 de novembro de 2013 - sexta-feira
14:00 
Estratégias de Marketing Integrado - A experiência da Região do Veneto na promoção do território e das excelências Agroalimentares

16:30 
Eficiência Energética e a Redução de Custos
Ricardo Bezamat – Enaltec e Jefferson Monteiro - empresa Gas Natural Fenosa

17:30
Enoturismo
Roberta Boscato – União Brasileira de Vitivinicultura

9 de novembro de 2013 - sábado
14:30
Hotelaria de Luxo
Débora Hillebrand Savino – SENAC Gramado

15:30
Patrimônio Imaterial e Turismo: A cultura Gastronômica do Agnoline
Franciele Bandeira Figueiredo – SENAC Gramado

16:30
Turismo de Fronteira
Walkiria Capuso – Fecomércio MS

2 - Sala Panrotas

9 de novembro de 2013 - sábado
14:30 / 15:30 / 16:30 / 17:30 
Comunicação - dicas PANROTAS

Palestras com Jornalistas da PANROTAS - Dicas e Experiências coletadas pela equipe.

3 - Sala Festuris

8 de novembro de 2013 - sexta-feira
14:20
Vida Argentina
Marcella Eugênio

15:10 
Guadalajara Meu Destino - México
Cinthya Carmona – Gerente de Promoção de Convenções e Hospitalidade e Visitors Bureau de Guadalajara.

15:35 
Cintermex Monterrey - México
Catalina Chavero

16:10
Bento Gonçalves
Novos Roteiros: Rota Rural Encantos De Eulália, Primeira Colônia Da Imigração Italiana e Rota Da Fruticultura.

Gilberto Durante – Secretário de Turismo

9 de novembro de 2013 - sábado
14:20 
Espanha Destino Friendly
Amanda Leonel - Diretora executiva da Revista ViaG e Vice-Presidente da ABRAT GLS

Juan Pedro Tudela - Co-Founder & Managing Director / Diversity Consulting Services

15:20
Principais Tendências de Intercâmbio na Atualidade
Ângelo Orcy Moletta Filho e Raquel Hrabal – Casil Intercâmbios

16:20 
Las Vegas e Atrações Fantásticas
Maria Camilla C. Alcorta - Las Vegas CVA

Fernanda Tavares - Caesar´s Entertainment

Guto Ormenezzi - Brasilians Hosts USA

Seminário MICE ABEOC Brasil
Local: Salão Mice – ABEOC Brasil

8 de novembro - sexta-feira
14:30 - 15:00
Programa Turismo Criativo
Luiz Fernando Moraes - Secretário de Turismo de Porto Alegre

15:15 - 
16:00
Segurança para Eventos - Lançamento da Cartilha Evento Seguro

Igor de Mesquita Pípolo - Consultor em Segurança em Eventos

Momento Porto Seguro: Orientações sobre Seguros para Eventos
Marcelo Zorzo - Porto Alegre


Lançamento da Cartilha Evento Seguro
Anita Pires – Presidente da ABEOC Brasil

16:15 - 17:00
Sustentabilidade em Eventos
Gisele Pereira - Especialista em Gestão de Marketing

17:15 - 18:00
Comitê Mice
Álvaro Machado, Gerente de Projetos Secretaria de Turismo do RS.

18:15 – 20:00
Viagens de Incentivo e os Eventos Motivacionais: Este é o momento para a America Latina e Brasil?

Alejandro Verzoub – Presidente da AV Business &

9 de novembro - sábado
14:30 - 15:15

Programa de Qualidade ABEOC Brasil

Luiz Carlos Barboza - Consultor do Programa de Qualidade

Ana Clévia Guerreiro – Gerente Adjunta do SEBRAE Nacional

15:30 - 16:15
Painel: O Mercado de Eventos no Brasil
Anita Pires - Presidente Nacional ABEOC Brasil

Sampaio – Presidente do conselho de Turismo da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Alexis Thuller Pagliarini – President- Elect da MPI

16:15 – 16:45
Case Belo Horizonte: O Trabalho em Rede para a Valorização e Consolidação do Destino para o Seguimento MICE.

Thadeu Chaves Tolentino Neves, Gerente do Programa BID Turismo de Negócios de Belo Horizonte

Monnica de Monteiro – Presidente da ABEOC Brasil - Estadual Minas Gerais

17:00 – 18:30
Face to Face – Geração de negócios

Rodada de Negócios - Sebrae

Venda Brasil - Roteiros Segmentados - Copa 2014

Local: Centro de Feira de Evento Serra Park - Pavilhão 2

Dias: 08 e 09 de novembro (Sexta e Sábado)

Roteiros Abordados

1. Histórico Cultural / Grandes Metrópoles

2. Enoturismo

3. Turismo Rural

4. Ecoturismo e Turismo de Aventura

5. Sol e Praia

6. Turismo LGBT

Atividades paralelas

7 de novembro - quinta-feira
Das 10h às 18h - Assembléia da Anseditur

Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores / Local: Auditório da Prefeitura de Gramado

Das 15h às 19h

Reunião de Diretoria da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. Local: Hotel Serra Azul

8 de novembro - sexta-feira
12:00

Reunião ABIH – RS

Entrega do Reconhecimento Amigos dos Hoteleiros do RS, para suas personalidades.

Local: Hotel Continental Canela

14:00 

Assinatura entre FOHB / Associação de Resorts E SESI

Local: Sala de Coletivas

14:30

Encontro Fornatur

Encontro dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo.

Local: Sala Panrotas

15:00 / 17:00

Ministério do Turismo

Sensibilização em boas práticas de atendimento ao idoso e às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Local: Estande Institucional do MTur

15:30

Capacitação Caravanas Internacionais

Secretaria de Turismo Estado do Rio Grande do Sul / Local: Sala de Coletivas

16:00 / 18:00

Ministério do Turismo

Capacitação sobre as vantagens e forma de adesão ao Programa Viaja Mais Melhor Idade. Local: Estande Institucional do MTur

16:30

Lançamento dos "Pacotes Temáticos Gramado Inesquecível”

Secretaria de Turismo de Gramado / Local: Estande de Gramado

17:00

Lançamento da Rede Hospedagem Sustentável

SEBRAE / RS - Qualificação em Turismo Sustentável / Local: Salão de Sustentabilidade - Parques e Turismo Verde

17:20

2º Fórum Ibero Americano de Periodistas de Turismo

Local: Sala Festuris

17:30

 Reunião com os Membros Afiliados a OMT

Organização Mundial do Turismo no Brasil

Local: Sala Panrotas

17:30 

Coletiva de Imprensa com Juan Pedro Tudela

Co-Founder & Managing Director / Diversity Consulting Services / Local: Sala de Coletivas

18:00

Lançamento do Roteiro “Compassos da Mérica Mérica - Flores da Cunha”

Empreendedores, SEBRAE/RS e Prefeitura Municipal / Local: Salão do Enoturismo

9 de novembro - sábado
10:00

Futebol do Festival - Seleção Gaúcha X Resto do Mundo.

Local: Hotel Continental Canela

Tradicional torneio completa 25 anos, organizado por Larri Doile, que reúne os esportistas do trade.

11:00

Churrascada da Rede

Promovido pela REDETUR / Local: Hotel Fazenda Pampas da Serra (com convite)

14:30

 Garibaldi - Apresentação dos Novos Roteiros

Ivane Fávero – Secretária de Turismo / Local: Sala de Coletivas

15:00

 Sessão de Autógrafos

“Marketing & Turismo – Pensem Nisso”

Autor: Profº Abdon Barretto Filho / Local: Espaço ABAV

15:00 / 17:00 

Ministério do Turismo

Sensibilização em boas práticas de atendimento ao idoso e às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Local: Estande Institucional do MTur

16:00 / 18:00

Ministério do Turismo

Capacitação sobre as vantagens e forma de adesão ao Programa Viaja Mais Melhor Idade. Local: Estande Institucional do MTur

17:10

 “Blogueiros de Viagens: Os Novos Mediadores entre Turistas e Destinos”

Naira Amorelli – Naira Amorelli, do Portal Embarque de Viagem, explanando "A influência das mídias sociais na escolha de destinos e viagens". Participação de representante da Setur-PE, que apresentará o case "Pernambuco é só chegar".

Local: Sala Festuris

17:30

Reunião ABAV SC

Local: Sala CNC / Senac

17:30

Coletiva de Imprensa com a Direção do Festuris

Divulgação dos dados oficiais do evento, entrega do prêmio “Perla Del Pacifico Sur” aos organizadores da feira e Apresentação da Cartilha Evento Seguro.

Local: Sala de Coletivas

20:30

Jantar do Clube do Arroz Amigo – com convite

Local: Hotel Serrano Resort – Salão Érico Veríssimo

23:00

The Second Joy

Festa oferecida pelo Salão GLS do Festuris e Revista Via G

Local: Uno Vox Gramado

* Programação sujeita a alterações

Mais informações: www.festurisgramado.com

domingo, 3 de novembro de 2013

BENTO GONÇALVES RECEBERÁ NO PRÓXIMO DIA 8 DE NOVEMBRO A NOITE DE GALA DOS VINHOS E ESPUMANTES PREMIADOS EM QUE ESTARÃO PRESENTES DIVERSAS VINÍCOLAS, ENTRE ELAS DIVERSAS PREMIADAS COM SEUS PRODUTOS


A maior festa da região, onde a atração principal são os vinhos brasileiros premiados internacionalmente acontecerá, em 8 de novembro de 2013, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.


Mais de 12 vinícolas já confirmaram a presença com seus produtos premiados: Vinícola Miolo, Casa Valduga, Salton, Aurora, Bodega Coppetti & Czarbonay, Casa Gacia, Cia Piagentini, Vinícola Geisse, Boscatto, Gran Legado, Pizzato e Dal Pizzol.

Para complementar o glamour da 17ª edição da Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes, os fãs de MPB poderão curtir os sucessos de Michael Sullivan. 

Um dos maiores compositores do Brasil, que possui em sua carreira, músicas como Amor Perfeito, interpretada por Roberto Carlos, Me dê Motivos, de Tim Maia, Whisky a Go-Go, do grupo Roupa Nova, entre outros grandes sucessos, embalam essa noite encantadora.

Também presentes em mais uma edição, teremos a Orquestra de Teotônia, com seu espetáculo belíssimo. 

O som da música instrumental invadirá o palco do Salão Sauvignon, envolvendo o público nos ritmos únicos do rock, jazz, MPB, entre outros.

O tema escolhido de inspiração gastronômica em 2013 é a literatura. Em cada obra, buscou-se identificar os sabores que fazem parte das histórias e que terão o objetivo de envolver os participantes desta festa única. 

Os livros escolhidos contemplam a gastronomia e a cultura de diferentes países. Entre eles teremos: “Julie e Julia”, que expressa um pouco da tradicional e importante culinária francesa; “Como Água para Chocolate”, de Laura Esquível, além das obras de Jorge Amado, para deixar a gastronomia brasileira em alta.

A Noite de Gala surgiu em 1997 com o objetivo de prestigiar e divulgar o que há de melhor em cultura, gastronomia e claro os vinhos e espumantes premiados de nossa região. 

Sucesso de público desde as primeiras edições, o evento ficou marcado pela passagens de nomes renomados da música e gastronomia de excelente qualidade, além de se tornar sinônimo de requinte e sofisticação.

No período de 7 a 11 de novembro, os valores de diárias para quem participar da festa, serão diferenciados. 

Além de fazer parte de uma das festas mais glamurosas da região, o hóspede poderá desfrutar das programações únicas que a cidade oferece. 

Os pacotes de hospedagem estão disponíveis no site: www.noitedegaladallonder.com.br, bem como todas as informações e fotos das edições anteriores.

sábado, 2 de novembro de 2013

PRESIDENTES DAS ABIH REGIONAIS SUBSCREVEM ACORDO DE PARCERIA COM DAI BRASIL ATM PARA INSTALAÇÃO DE CAIXAS ELETRÔNICOS NOS HOTÉIS PARA FACILITAR O ACESSO DOS TURISTAS ESTRANGEIROS À NOSSA MOEDA

Os presidentes Regionais das ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira) reunidos em Assembleia no Hotel Praiamar em Natal, presidida por Enrico Fermi Torquato, no âmbito do II Seminário de Desenvolvimento Turístico no Nordeste, aprovaram e subscreveram o acordo de parceria entre ABIH Nacional e a Dai Brasil ATM, com objetivo de instalar caixas eletrônicas nos hotéis associados com vistas aos grandes eventos esportivos.

Atualmente, no Brasil, o turista estrangeiro enfrenta uma enorme dificuldade para obter reais. 

Apenas 5% dos caixas de banco, aceitam cartões internacionais. A restrição dos saques nos caixas dos bancos e a insegurança nas ruas, faz com que cada vez mais o serviço de ATM em hotéis seja desejado e solicitado pelo hóspede.

Seguindo uma tendência mundial, a hotelaria no Brasil poderá oferecer ao seu hóspede este diferencial através desta parceria, apresentando o serviço Travel ATM para turistas estrangeiros.

A Dai Brasil ATM, criou a primeira rede privada de Caixas Eletrônicos ATM no Brasil em parceria com o Banco Rendimento, responsável pela gestão de câmbio e valores, e com a Brink’s, encarregada da segurança e do suprimento de valores. 

A Dai Brasil ATM está voltada para o mercado turístico e fornece, instala, monitora e administra caixas eletrônicos em hotéis  aeroportos, portos e locais de fácil acesso aos turistas, para consultas e saques de moeda nacional com cartões de crédito ou débito das bandeiras VISA e Master Card, nacionais e internacionais.

Geraldo J. Linzmayer representando a ABIH-SC e proprietário do hotel Holz em Joinville, e Pedro Souto representando a ABIH-BA e proprietário do hotel Vela Branca em Porto Seguro, foram os primeiros em aderir e assinar o acordo, demostrando o compromisso com o projeto e dando exemplo para os associados de seus Estados.

"Precisamos atender todas as necessidades dos turistas estrangeiros, para que nossos destinos sejam mais atrativos para o turismo internacional. Um caixa eletrônico no hotel oferece conforto e segurança aos nossos hóspedes", comentou Geraldo Linzmayer.

"Os hoteleiros podem ficar tranquilos quanto a segurança, porque estes caixas, diferentemente dos caixas de banco, operam com pequeno volume de moeda pela baixa movimentação e só são instalados em lugares previamente autorizados pelos especialistas de segurança da empresa Brinks", concluiu Fermi Torquato, Presidente da ABIH Nacional
Sobre a Dai Brasil ATM:
Empresa multinacional privada com mais de 15 anos de atuação no mercado, detendo de ampla expertise em serviços de telecomunicações. 

Presente em 80 países, a Dai Brasil ATM trouxe para o Brasil, este serviço inovador que visa proporcionar total segurança, conforto e comodidade aos turistas, que poderão realizar operações, como saques em moeda nacional, além de consultas na conta corrente do Brasil e exterior. 

Em parceria com o banco Rendimento e com todas as operações viabilizadas pelo Banco Central, a Dai Brasil ATM passa a ser a primeira empresa privada a fornecer os caixas eletrônicos ATM para o Brasil, atuando com excelência na prestação de serviço em outros diversos países. Saiba mais em: www.daibrasil.com.br http://www.linkedin.com/company/dai-brasil-atm

Sobre a ABIH Nacional
A Associação Brasileira da Indústria de Hoteis é uma das entidades mais antigas do turismo nacional. 

Desde seu surgimento, em 1936, sempre foi uma das mais atuantes do setor. Com 3.200 associados em todo o Brasil, a ABIH é uma entidade empresarial associativista, sem fins lucrativos. 

Representa um setor que oferece mais de 400 mil empregos diretos e pelo menos 1,5 milhão de ocupações indiretas. Foi fundada em 9 de novembro de 1936 e atualmente sua sede fica em Brasília. 

Atua como um órgão técnico e consultivo na busca de solução para os problemas do setor. Sua atual diretoria tem como missão fortalecer as relações institucionais com os poderes públicos, tanto na esfera do Executivo quanto na do Judiciário e do Legislativo, garantindo a defesa dos interesses do setor, como também tem investido na valorização da atividade econômica dos hoteleiros, promovendo a aproximação e a ampliação das oportunidades de negócios para todos seus associados.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

KUALA LUMPUR É NOVO DESTINO NO ÂMBITO DO ACORDO ENTRE A TAP E A EMIRATES - MELHORA AS OPÇÕES DE VOOS ALÉM DE DUBAI


A TAP Portugal reforça a sua oferta, adicionando, desde ontem, 27 de Outubro, a cidade de Kuala Lumpur na Malásia, como novo destino servido diariamente via Dubai, no âmbito do acordo de code-share existente entre a companhia e a Emirates.

Em vigor desde o ano passado, este acordo comercial permite aos clientes dispor não só da facilidade de emissão de um único bilhete com itinerários combinados em voos operados em code-share nas redes de ambas as companhias, mas também o entrosamento dos respetivos Programas de Passageiro Frequente, o programa Victoria da TAP e o Skywards da Emirates.


Além de Kuala Lumpur e do Dubai, a TAP continua a oferecer aos seus clientes outros destinos operados em voos da Emirates, a partir de Lisboa, nomeadamente, Banguecoque, Singapura e Hong Kong.

Assim, com a entrada ontem no período de Inverno IATA, a TAP passa a oferecer aos seus clientes novos serviços para Kuala Lumpur, via Dubai, com a conveniência de um produto diário e duração mínima de tempo de voo entre Portugal e a Malásia.

Os voos saem de Lisboa às 13h35, com chegada ao Dubai às 0055 (dia seguinte), com ligação para Kuala Lumpur às 04h05 e chegada às 14h55. 

No sentido inverso, a partida de Kuala Lumpur é às 01h10, com chegada ao Dubai às 04h20 e partida para Lisboa às 07h10, com chegada às 12h00.

COMPANHIA IRLANDESA DE AVIAÇÃO RYANAIR APROXIMA-SE DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS. A VOADORA QUE É LÍDER DE VENDAS ENTRE AS EMPRESAS DE BAIXO CUSTO RESOLVEU REVER SUA ESTRATÉGIA DE VENDAS E TORNAR-SE PARCEIRA DAS AGÊNCIAS.


Uma declaração de Michael O’Leary, presidente-executivo da Ryanair, companhia aérea irlandesa low cost, indica o novo momento pelo qual vem passando o setor de viagens e turismo. 

O dirigente afirmou, durante a terceira edição do Congresso Mundial de Empresas Aéreas de Baixo Custo, que a empresa, líder do segmento na Europa, passará a trabalhar em conjunto com as agências de viagens, mostrando-se disposta a agilizar o processo que envolve a reserva e a venda de bilhetes.

Depois de inspirar a venda direta e implantar, em 2008, uma tecnologia antiagências de viagens online, responsável por impedir o acesso às informações referentes a voos e tarifas praticadas pela empresa, a iniciativa da Ryanair simboliza o “efeito sanfona” vivenciado pelo trade turístico, marcado pela aproximação e pelo distanciamento constantes entre companhias aéreas e agências de viagens.

“A atitude da Ryanair é louvável e, por si só, renova a importância das agências de viagens sob a ótica dos fornecedores. O momento é de aproximação e valorização do papel desempenhado pelo agente”, afirma Antonio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), que tem acompanhado de perto o desenrolar da aprovação do Projeto de Lei 5.120/2001, o qual determina a regulamentação da atividade das agências de viagens no Brasil.

A quebra de paradigma protagonizada pela Ryanair reforça a importância crescente da consultoria de viagens,incentivada pela ABAV desde o final da década de 1980 e apontada como tendência entre os consumidores mais jovens, apesar da familiaridade com a tecnologia e as compras online, conforme pesquisa divulgada no ano passado pela Associação das Agências de Viagens da Inglaterra (ABTA).