quinta-feira, 31 de outubro de 2013

BALNEÁRIO CAMBORIÚ SEDIOU O VII FÓRUM DE TURISMO DA ABRAJET. JORNALISTAS ESPECIALIZADOS EM TURISMO VISITARAM AINDA BLUMENAU E REALIZARAM REUNIÃO DO CONSELHO DA ABRAJET NACIONAL


Após o sucesso do VI Fórum de Turismo, em Palmas, que aconteceu junto com a reunião do Conselho Nacional, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Santa Catarina (Abrajet-SC) realizou, em Balneário Camboriú, no último fim de semana, o VII Fórum de Turismo que reuniu jornalistas especializados em turismo de todo o Brasil, filiados à entidade e muitos deles titulares de publicações tradicionais que circulam no trade, em nível nacional.




O objetivo de todos conhecerem e atualizarem as informações sobre o Turismo na região que engloba um rico manancial de pólos turísticos foi alcançado.





O programa traçado pelo presidente da Abrajet-SC, Alberto Gonçalves, garantiu visitas técnicas dos jornalistas aos pontos turísticos da região. 



A primeira, à Vila Germânica, em Blumenau, um complexo onde acontece anualmente a segunda maior festa da cerveja do mundo, a Oktoberfest, onde este ano foram consumidos 500 mil litros de cerveja, de fabricação própria.



Em Balneário Camboriú, os jornalistas foram recepcionados pelo secretário Municipal de Turismo, Ademar Schneider, numa cerimônia realizada no Hotel Geranium, em que ele fez um balanço do trabalho que o município vem realizando para valorizar o turismo na cidade. 

Ele formulou convite à Abrajet-SC para realizar o VIII Fórum de Turismo, na estância balneária de Bombinhas, marcada para abril de 2014.


Vanessa Garmes, do Departamento de Marketing Turístico do Governo do Estado de Pernambuco proferiu uma interessante palestra sobre a potencialidade turística do Estado. 



Da solenidade participaram ainda Alberto Gonçalves, presidente da Abrajet-SC, que presidiu ao fórum e elogiou o trabalho realizado pela Imprensa especializada em Santa Catarina na promoção do turismo, que contribuiu para que o estado fosse eleito pela 7ª vez consecutiva "Melhor destino turístico do País". 

O presidente da Abrajet Nacional, Hélcio Estrella, lembrou os 58 anos de atividade em prol do turismo ao enaltecer a importância do trabalho dos jornalistas especializados em turismo para o crescimento dessa importante indústria no Brasil.


sub-secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e presidente da Abrajet-RJ, Cláudio Magnavita (na foto, discursando), ressaltou também o trabalho realizado pela prefeitura de Camboriú, a despeito das dificuldades que o setor enfrenta para desenvolver o setor. 

O secretário Municipal de Imbitiba, Adilson Silvestre, também enalteceu o nível de desenvolvimento turístico atingido por Balneário Camboriú. 



A chuva, que refrescou o tempo na sexta-feira, não impediu o passeio, por teleférico, do Parque Unipraias à Praia das Laranjeiras e o passeio da escuna Pirata com um divertido espetáculo a bordo. 


O encerramento do Fórum aconteceu no Complexo Turístico Cristo Luz, em meio a um concurso fotográfico, criado pelo secretário Ademar Schneider, que homenageou o jornalista Carlos Agne, falecido recentemente, de que saíram vencedores: 1º - Tatiana Dorneles, 2º - Evandro Novack, 3º - Sandro Matias e 4º - João Carlos Amaral, seguido do lançamento da revista “Viagens & Eventos”, de circulação nacional, editada pelo jornalista Valmir Grein, ex-presidente da Abrajet-SC.



domingo, 27 de outubro de 2013

IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO CHEGARÁ DIA 1º DE NOVEMBRO EM GRAMADO PARA PROTEGER O 25º FESTIVAL DO TURISMO

Imagem de Nossa Senhora de Caravaggio

Como já é tradição no Festival do Turismo de Gramado, novamente uma santa abençoará o evento. 

Nesta 25ª edição, o município convidado do 7º Salão do Turismo Cultural e Religioso é Farroupilha, que trará sua santa de devoção: Nossa Senhora de Caravaggio.

Representante da Paróquia São Pedro, Diácono Marcus Vinícius, diretora do Festuris Marta Rossi, assessora comercial do evento Carina Michel, secretário de Turismo de Farroupilha, Fabiano Piccoli, representante da Secretaria de Turismo de Farroupilha Siana Rizi, Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, Pe. Gilnei Fronza e a assessora do departamento de eventos da Marta & Silvia, Sabrina Knevitz

Os detalhes da participação da imagem peregrina no Festuris foram acertados com o reitor do Santuário de Caravaggio, padre Gilnei Fronza; o secretário de Turismo de Farroupilha, Fabiano Piccoli; Siana Rizzi, da Secretaria de Turismo de Farroupilha, e o diácono da Paróquia São Pedro de Gramado, Marcus Vinícius Conceição. 

A comitiva foi recebida pela diretora do festival Marta Rossi, a assessora Comercial, Carina Michel, e a assessora do Departamento de Eventos Terceirizados, Sabrina Knevitz.

A chegada da santa será no dia 1º de novembro, às 18 horas, quando uma procissão em frente à Igreja São Pedro conduzirá a peregrina para o templo religioso.

“Faremos uma missa especial, às 18h30, para celebrar esse momento grandioso em nossa cidade, por isso convidamos a comunidade da região a participar desta atividade”, explicou o diácono Marcus Vinícius.

A imagem peregrina permanecerá na Igreja São Pedro até o dia 7 de novembro, quando, após a missa das 18h30, será conduzida ao Centro de Convenções do Serrano Resort, onde no dia 8 se iniciará o congresso do Festival do Turismo. 

Marta Rossi

Na abertura do congresso, novamente a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio passará por um momento de devoção. “A santa vai abençoar o congresso e a feira, engrandecendo o Salão do Turismo Cultural e Religioso”, comentou Marta.

Esse é o quarto ano que uma santa vem ao Festuris para abençoar o evento. Em 2010, foi Nossa Senhora Aparecida (Santuário de Aparecida/SP); em 2011, o Círio de Nazaré (Belém/PA), e 2012, Nossa Senhora Medianeira (Santa Maria/RS).

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ESTÂNCIAS CATARINENSES REALIZAM NOVO CICLO DE WOKSHOPS. ENCONTROS ACONTECERÃO EM PORTO ALEGRE, GRAMADO, SÃO PAULO E CURITIBA PARA DIVULGAR OS PRODUTOS E DESTINOS DE SANTA CATARINA


A Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (ATHISC), entidade que reúne 14 estâncias hidrotermais do Estado, mais uma vez estará participando do Festival de Turismo de Gramado, de 07 a 10/11, em Gramado, RS, que este ano celebra sua 25ª edição. 

Na oportunidade, a ATHISC realizará a 2ª Edição dos “Encontros do Turismo Termal de SC”, visando promover e gerar negócios para seus associados. 

O evento também busca a integração dos destinos turísticos, incluindo as Estâncias Climáticas, criando uma identidade de desenvolvimento do produto turístico catarinense de forma diferenciada. 

O primeiro encontro acontecerá dia 05/11/2013, em Porto Alegre, RS, das 16h às 20h, no Hotel Plaza São Rafael, reunindo profissionais e empresários de turismo e hotelaria, imprensa e demais interessados. (Confira as datas abaixo).

Águas termais brotam em todo o Estado
As estâncias termais (saúde e lazer) estão bem distribuídas por todo o território catarinense, localizadas em quatro regiões turísticas. 

Na região Encantos do Sul encontram-se nos municípios de Tubarão (Termas da Guarda e Termas do Rio do Pouso), além de Gravatal e Santa Rosa de Lima, município que se tornou referência no país, como destino que desenvolve turismo vinculado à agro ecologia. 

Na Grande Florianópolis localizam-se em Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas. No Vale do Contestado se encontram em Piratuba, Itá e Treze Tílias, e no Grande Oeste, em Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos, São João do Oeste e Quilombo.

Já os roteiros climáticos foram criados no 1º Encontro de Prefeitos e Profissionais de Turismo de Municípios com Estâncias Termais e Climáticas de SC, realizado em Gravatal em agosto deste ano. 

As estâncias climáticas com suas pousadas e hotéis fazenda, além da excelência do clima, oferecem aconchego, conforto, lazer, rusticidade e culinária típica. 

Localizam-se na região da Serra Catarinense, nos municípios de Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, Lauro Muller, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema e são o novo componente do cardápio de destinos e atrativos de Santa Catarina.

Objetivos da entidade

À Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (ATHISC) cabe a missão de estruturar e promover o aprimoramento necessário visando estimular iniciativas inovadoras e ampliar a oferta termal junto ao público potencial do sul e sudeste do país. 

É com esse objetivo que a entidade realiza a segunda edição do evento que começará por Porto Alegre e Gramado. Será realizado também em São Paulo e Curitiba, em parceria com operadoras que trabalham com o segmento termal. 

Os encontros visam atingir importantes polos emissores de turistas, consumidores do termalismo catarinense, roteiros climáticos, de lazer e saúde, entre outros, multiplicando os resultados dessa iniciativa.

A realização dos Encontros do Turismo Termal de Santa Catarina, conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Governo de Santa Catarina, através do FUNTURISMO, sem o qual seria inviável a realização destes eventos de negócios e promoção do produto turístico e qualificação do mercado.
Data dos Encontros

Porto Alegre – 05/11 – Hotel Plaza São Rafael – das 16h às 20h

Fone: (51) 3220-7000

Gramado - 07 a 10/11 – 25º Festival de Turismo de Gramado – Stand 176-B

São Paulo - 19/11 - Local a definir

Curitiba – 21/11 - Local a definir

Contatos/Entrevistas:
Geraldo Zanin – Presidente

Fones: (48) 9129-7400 / 3233-1405 – C/Rosa


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A CADA DIA, O FESTIVAL DO TURISMO DE GRAMADO GANHA MAIS IMPORTÂNCIA, PROFISSIONALISMO E INTERESSE NO TRADE NACIONAL E INTERNACIONAL. NO EVENTO SERÁ LANÇADA NO SALÃO DA ABEOC A CARTILHA EVENTO SEGURO

Os diretores do evento, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi.

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), com o apoio da Porto Seguro Seguros, fará o lançamento da Cartilha Evento Seguro no dia 8 de novembro, às 16 horas, durante a programação do Salão Mice Abeoc Brasil, no Festival do Turismo de Gramado.

Junto com o lançamento da publicação haverá uma palestra sobre o tema com o consultor de segurança em eventos Igor de Mesquita Pípolo.

A Cartilha Evento Seguro está sendo produzida com apoio de especialistas no assunto e será distribuída gratuitamente, por meio físico e digital. 

O objetivo da Abeoc Brasil é orientar quanto aos requisitos para a realização de um evento seguro. 

O lançamento em Gramado será o ponto de partida para uma movimentação a nível nacional da Abeoc Brasil a fim de conscientizar a cadeia produtiva de eventos e as autoridades sobre a importância da segurança em eventos.

“A Abeoc Brasil, como representante do setor, espera que a cartilha seja uma forma de alertar para a necessidade de termos eventos seguros para as pessoas, sejam corporativos, religiosos ou de lazer e entretenimento”, afirma a presidente da Abeoc Brasil, Anita Pires.

A palestra de Igor Pípolo no Salão Mice Abeoc Brasil vai apresentar em primeira mão o conteúdo da Cartilha Evento Seguro. 

Pípolo possui vivência na área de eventos como coordenador de Segurança e Serviços na TV Globo. 

Atualmente, é diretor e ex-presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (ABSEG), bacharel em Direito pela Universidade Paulista (Unip), pós-graduado em Alta Direccion de Securidad pela Universidad Pontificia Comilias, de Madrid.

Sustentabilidade
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição e abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial. 

Com uma feira de negócios que é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.600 expositores, que são distribuídosem cerca de 400 estandes. 

O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

OS DESTINOS DE ENOTURISMO GAÚCHO ESTARÃO EM EVIDÊNCIA NO FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO QUE CONTARÁ, PELO SEGUNDO ANO, COM UM SALÃO COM TODOS OS ROTEIROS TURÍSTICOS, ENTRE ELES OS DOIS MAIS NOVOS, EM FARROUPILHA E FLORES DA CUNHA.


Dois novos roteiros de turismo de vinhos – “Compassos da Mérica, Mérica”, de Flores da Cunha, e “Caminho do Moscatel”, em Farroupilha – serão lançados no 2º Salão de Enoturismo. 

Eles irão compor, com outras 10 rotas, o espaço coletivo dos roteiros gaúchos a serem apresentados a operadores, agentes e profissionais de turismo de todo o País. 

A mostra dos principais destinos do Rio Grande do Sul ocorrerá junto ao Festival do Turismo de Gramado.

O estande tem a coordenação do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares - Região Uva e Vinho e apoio das Secretarias de Turismo (Setur) e de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) do Estado do Rio Grande do Sul. 

As regiões da Serra, Campanha e do Alto Uruguai terão espaços tematizados para aproximação direta com o trade de turismo.

A gestora de Projetos do Ibravin, Janine Basso Lisboa, antecipa algumas novidades para esta segunda edição, entre elas, a representação de experiências que os turistas vivenciam durante os passeios, como degustação de vinhos, gastronomia, enoterapia, apreciação da paisagem e colheita de uva. 

“Neste ano, a apresentação é bem específica do Rio Grande do Sul. Além do foco na comercialização dos destinos, estarão acontecendo estas experiências que têm como objetivo mostrar o enoturismo com uma atividade cada vez mais atrativa”, diz.

Roteiros que serão 
divulgados no Salão de Enoturismo

- Região da Campanha

- Região do Alto Uruguai

- Região da Serra

- Estrada do Sabor e Rota dos Espumantes (Garibaldi);

- Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul);

- Rota das Cantinas Históricas (Bento Gonçalves);

- Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves);

- Vinhos de Pinto Bandeira (Pinto Bandeira);

- Termas e Longevidade (Protásio Alves, Nova Prata, Vila Flores,
Veranópolis e Cotiporã);

- Caminhos da Colônia (Caxias do Sul);

- Caminho do Moscatel (Farroupilha);

- Compassos da Mérica, Mérica (Flores da Cunha);

- Vinhos dos Altos Montes (Flores da Cunha e Nova Pádua).

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

BALNEÁRIO CAMBORIÚ RECEBE JORNALISTAS DE TURISMO PARA O VII FÓRUM DA ABRAJET-SC E REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL DA ENTIDADE


A cidade de Balneário Camboriú, conhecida como capital catarinense do Turismo, será sede do VII Fórum de Turismo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), no período de 24 a 27 de outubro de 2013. 

Na ocasião, será realizada também a reunião do Conselho Nacional da Abrajet. Jornalistas especializados em turismo de todo o Brasil estarão presentes ao evento

“Compreendemos a força e importância da comunicação especializada no setor turístico e estamos muito satisfeitos que este evento aconteça em nossa cidade”, ressaltou o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider.
De acordo com o presidente da Abrajet-SC, Alberto Gonçalves de Souza, o evento visa reunir os profissionais de comunicação que atuam no segmento turístico para trocar experiências e novidades no setor. 

“O setor turístico é um dos que mais cresceu nos últimos tempos e a comunicação precisa acompanhar e estar atenta a este crescimento para poder assim repassar a informação da melhor forma possível a seu público alvo”, salientou.


PROGRAMAÇÃO

Dia 24, quinta-feira
Das 10h às 19h – Chegada dos congressistas.

Hospedagem no Hotel Geranium- Avenida Brasil, 2970

20h – Jantar no Parque Vila Germânica - Blumenau

Dia 25, sexta-feira
9h – Café da manhã.

10h – Reunião e Assembléia da Abrajet-SC.

12h – Almoço no Restaurante O Pharol.

14h – Reunião do Conselho Nacional da Abrajet.

20h – Abertura Solene, seguida de coquetel, no Hotel Geranium.

Dia 26, sábado
9h – Café da manhã.

10h – Passeio de Teleférico (Parque Unipraias).

13h30m – Almoço no Restaurante O Pharol.

Tarde livre.

21h – Jantar de encerramento e premiação, no Cristo Luz – Lançamento da revista “Viagens & Eventos”.

Dia 27, domingo
9h – Café da manhã.

10h – Passeio no Beto Carrero World.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO HOMENAGEIA PARCEIROS DO TRADE QUE APOIAM O CERTAME COM TROFÉU AMIGOS DO FESTIVAL QUE SERÁ ENTREGUE NO DIA 7 DE NOVEMBRO, NA ABERTURA DO FESTURIS.

Homenageados na Festuris de 2012

Como acontece tradicionalmente, o Festival do Turismo de Gramado homenageará com o Troféu Amigos do Festival um grupo de parceiros do evento. 

O prêmio será entregue a 11 personalidades que se destacaram no setor turístico e que sempre apoiaram o Festuris, durante a solenidade de abertura, no dia 7 de novembro, quinta-feira, às 20 horas, no Palácio dos Festivais.

Os destaques de 2013
1 - Adenauer Góes

2 - José Nelson Panissi Ferreira

3 - Alberto Feitosa

4 - Adauto Serafim

5 - Abgail Pereira

6 - Leomar Marques

7 - Otaviano Maroja

8 - Carlos Silva

9 - Sudaryomo Hartosudarmo

10 - Horácio Blodek

11 - Antônio Monteiro.

“O crescimento e a internacionalização do Festival do Turismo de Gramado só foram possíveis graças ao empenho e ao trabalho do trade gaúcho e brasileiro. No entanto, o evento não seria líder em geração de negócios não fosse o profissionalismo e engajamento desses amigos e profissionais, que sempre estão presentes no evento, e que ajudaram a transformá-lo”, diz a diretora Marta Rossi.

Juntamente com o troféu, todos os homenageados recebem um bóton, além de terem a sua foto exposta na Galeria dos Homenageados, situada no hall de entrada do Serra Park, onde acontece a feira do evento. 

Na trajetória do Festuris, cerca de 200 homenageados já foram agraciados com o prêmio.

Foto oficial e coquetel
Além da entrega do troféu, mais duas ações lembrarão os amigos do Festuris durante estes 25 anos. 

Na sexta-feira, 8 de novembro, às 16h30, será feita uma foto oficial com todos os amigos do festival que estiverem presentes em Gramado, marcado também por um brinde em frente à galeria oficial dos Amigos do Festival.

À noite, um coquetel reunirá novamente os amigos destes 25 anos no Hotel Serrano, quando os diretores do evento Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi e os Amigos do Festival .

25 anos de Festuris
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição e abordará com veemência o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial. 

Com uma feira de negócios que é frequentada por um público altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade, mais de 14 mil profissionais circularão pelos 20 mil metros quadrados de feira, em que estarão 2.600 expositores, em cerca de 400 estandes. O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado.

sábado, 12 de outubro de 2013

GOVERNO FEDERAL COLOCOU À DISPOSIÇÃO DOS ESTADOS R$ 12 MILHÕES PARA PROMOÇÃO DOS SEUS DESTINOS TURÍSTICOS NO EXTERIOR. PARA RECEBER AS VERBAS OS ESTADOS TERÃO DE APRESENTAR PROJETOS DE MARKETING, O QUE NEM SEMPRE ACONTECE E OS RECURSOS DISPONÍVEIS NÃO SÃO UTILIZADOS. AS ENTIDADES DO TRADE DEVERIAM ESTAR MAIS ATENTAS E COBRAR DAS SECRETARIAS DE TURISMO AÇÕES PRÁTICAS, PARA VENCER A INÉRCIA E O DESINTERESSE OFICIAIS. O ESFARELAMENTO DESSA VERBA CHEIRA MAIS A POLITICAGEM QUE A EFICIÊNCIA.

Valores que o estados têm à disposição
Os estados terão até dia 18 de outubro para cadastrar e enviar suas propostas ao SICONV (Sistema de Convênios e Repasses do Governo Federal), para poder participar do programa Verba Descentralizada 2013. 

A Embratur disponibilizou R$ 12 milhões de reais para o programa, este ano. As propostas devem ser de ações de marketing para promoção e divulgação internacional dos destinos e produtos turísticos dos estados. 

O montante destinado a cada estado foi definido a partir de critérios do Fornatur com dados atualizados, em 2013. 

As ações de promoção e divulgação devem ser voltadas para os cinco grandes segmentos turísticos: Sol e Praia; Cultural; Esportes; Ecoturismo e Aventura; Negócios, Eventos e Incentivo (diversificação de produtos).

“É importante que os dirigentes estaduais responsáveis pela área de turismo organizem as propostas para utilização desta verba que o Governo Federal, por meio da Embratur,repassa aos estados. As ações de marketing internacional são fundamentais para aumentarmos o fluxo do turismo internacional em nosso país”, observou o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Os países alvos das ações são os maiores emissores de turistas ao Brasil: Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Bolívia, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Holanda, Portugal, Canadá. 

Os técnicos da Embratur estarão disponíveis para atendimento técnico individualizado com os estados entre os dias 21 e 31 de outubro mediante prévio agendamento pelo e-mail: verbaestados@embratur.gov.br.

SALÃO DO ENOTURISMO DO FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO FOI LANÇADO NA FENACHAMP. O FESTURIS ACONTECERÁ EM NOVEMBRO COM A PARTICIPAÇÃO DE CERCA DE 15 MIL PROFISSIONAIS DE TURISMO E 2.600 EXPOSITORES.

Brinde coletivo reuniu autoridades, membros do trade e diretores do Festuris.
Foto: Eduardo Saueressig

Em uma solenidade realizada no início da noite desta sexta-feira (11), o 2º Salão do Enoturismo do Festival do Turismo de Gramado foi lançado na Fenachamp, em Garibaldi. 

A diretora-executiva do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região da Uva e do Vinho, Márcia Ferronato, representando o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), apresentou os detalhes do espaço.

Ela lembrou que o Salão do Enoturismo mostrará destinos turísticos do setor de vitivinicultura, com workshops, debates e lançamento de produtos.

“Serão três regiões do Rio Grande do Sul, 14 roteiros, promoção e comercialização de destinos e também a tematização, permitindo novas experiências para quem está conhecendo o enoturismo”, diz Márcia. 

O salão é uma realização do Ibravin, com apoio das Secretarias estaduais de Agricultura e Turismo.

A diretora do Festuris Marta Rossi, acompanhada do sócio Marcus Rossi, prestigiou a apresentação e se disse honrada com a consolidação do enoturismo no Estado. 

“É uma conquista e um sonho. Estamos conseguindo mostrar a diversidade do Rio Grande do Sul através da economia em diferentes regiões e que passam diretamente pelo mercado turístico”, destacou Marta. 

Ela agradeceu o convite da Fenachamp e lembrou que a atividade turística é um processo de parcerias importantes para o desenvolvimento desta indústria.

Prestigiaram o lançamento, entre outras autoridades, o prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, o presidente da Fenachamp, Pedro Carrer, e a secretária do Turismo e Cultura do município, Ivane Fávero. Após a apresentação do Salão do Enoturismo, os convidados conheceram o novo material promocional das Rotas Turísticas de Garibaldi: Rota dos Espumantes, Estrada do Sabor, Passadas – A Arquitetura do Olhar e Rota Religiosa Ae Ternun, além da nova Rota de Compras. Ao final da solenidade, os convidados fizeram um brinde coleitvo com espumante.

Fenachamp
Com mais de 30 anos de história, a Fenachamp apresenta sua 12ª edição. Com sede em Garibaldi, a festa promove apresentações artísticas em todos os horários de funcionamento da festa. 

Além disso, também oferece aos visitantes cursos de degustação de espumantes, onde as vinícolas expositoras têm a oportunidade de apresentar seu produto e incentivar o consumo do mesmo. 

Também são realizados cursos de gastronomia, onde o principal ingrediente do prato culinário é o espumante. 

Em 2011, durante os 14 dias do evento, foram totalizados 70.598 visitantes e 24 mil garrafas de espumantes comercializadas. 

A festa começou no dia 3 e se estenderá até 27 de outubro, no Parque de Exposição da Fenachamp.

Festuris
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição e abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial. 

Com uma feira de negócios que é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.600 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes. 

O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

LANÇAMENTO DO 25º FESTURIS SERÁ AMANHÃ (10/10), À NOITE, EM PORTO ALEGRE, COM A PRESENÇA DE 500 CONVIDADOS, ENTRE EMPRESÁRIOS DO TRADE TURÍSTICO E IMPRENSA.

Os diretores Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus V. Rossi
receberão os convidados, em Porto Alegre.

O 25º Festival do Turismo de Gramado terá a sua noite de lançamento nesta quinta-feira (10), a partir das 19 horas. 

O evento ocorrerá no novíssimo hotel Laghetto Viverone Moinhos, inaugurado na semana passada pela Rede Laghetto de Hotéis, fundada, em Gramado, há 25 anos. 

Na ocasião, cerca de 500 convidados, entre representantes do mercado turístico, autoridades e Imprensa, serão recepcionados pelos diretores do Festuris, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi.

Serão sorteados 24 prêmios, divididos entre trade e agentes de viagem, concedidos pelas seguintes empresas: Personal Operadora, Hotel Vovó Carolina, Hotel Continental, Hotel Laje de Pedra, Liga Turismo, Pousada Vovó Carolina, Rede Laghetto de Hotéis, Serrano Resort, Brocker Turismo, Vento Sul Turismo, Terra Turismo, Galápagos Tour, Costão do Santinho/RKR Hotéis, Unesul/UTL, Sepean Operadora Turística, Gol, Maxxitour, CVC, TAM, Hotel Carimã, Avianca, MGM Operadora Turística, Delta Operadora Turística, Copa Airlines, Etihad e Tia Iara.

“A Laghetto Hotéis tem muito orgulho de fazer parte da história da Marta e Silvia (empresa promotora do Festuris), que com muita seriedade e competência vem se firmando cada vez mais no mercado nacional como uma das principais organizadoras de eventos do Brasil”, afirma o gestor Comercial e de Marketing da Laghetto, Carlos Augusto Agertt Blödorn. Para Blödorn, a feira está entre os melhores eventos do setor no Brasil. “Durante o Festuris temos a oportunidade de receber nossos maiores e melhores clientes em Gramado, que é a nossa casa. Com o passar dos anos, este apoio cresceu e, nesta ocasião especial, em que a Laghetto Hotéis completa seu 25º aniversário, assim como o festival, não poderíamos ficar de fora dessa grande comemoração”, afirma. Durante a noite, a Laghetto Hotéis lançará suas novas bandeiras.

Festuris
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado, que chega à 25ª edição, abordará o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial. 


Com uma feira de negócios que é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.600 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes. 

O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festurisgramado.com.

Foto: diretores Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus V. Rossi receberão os convidados em Porto Alegre

O SALÃO DO ENOTURISMO DO FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO SERÁ APRESENTADO EM GARIBALDI, DURANTE A FENACHAMP, NESTA SEXTA-FEIRA.


Organizada por segmentos, como forma de facilitar e otimizar o fluxo dos visitantes do Festival do Turismo de Gramado, um dos destaques do evento deste ano é a realização da segunda edição do Salão do Enoturismo. 

Com expositores específicos do setor, o espaço é coordenado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e será apresentado pelo diretor-executivo da entidade, Carlos Raimundo Paviani, na próxima sexta-feira (11), às 18 horas, no palco principal da Festa Nacional do Champanha (Fenachamp), em Garibaldi. 

Na ocasião, também será lançado o novo material promocional das Rotas Turísticas de Garibaldi: Rota dos Espumantes, Estrada do Sabor, Passadas – A Arquitetura do Olhar e Rota Religiosa Ae Ternun, além da nova Rota de Compras.


“Nossa expectativa é que o Salão de Enoturismo no Festival do Turismo seja, mais uma vez, uma plataforma importante para a promoção dos diversos destinos de enoturismo que temos no Rio Grande do Sul e no Brasil. Cada vez é maior o interesse por vinhos e pelo processo de produção de uvas e vinho. Por isso, o enoturismo transforma-se em importante ferramenta para construção da imagem, pois permite aos visitantes vivenciar experiências e, para as vinícolas, transforma-se num canal de comercialização direta dos produtos vitivinícolas, do suco de uva aos vinhos e espumantes”, lembra Paviani. 

A secretária do Turismo de Garibaldi, Ivane Fávero, ressalta que, para a Fenachamp, é uma honra sediar o lançamento do Salão do Enoturismo. 

“É um importante segmento do Festuris e a consolidação do Rio Grande do Sul como um dos principais destinos enoturísticos do Brasil e do mundo passa pelo trabalho realizado pelo festival, juntamente com o governo do Estado e o Ibravin, no sentido de termos um espaço destinado à promoção deste segmento do turismo que tanto identifica nossa região.”

Fenachamp
Com mais de 30 anos de história, a Fenachamp apresenta sua 12ª edição. Com sede em Garibaldi, a festa promove apresentações artísticas em todos os horários de funcionamento da festa. 

Além disso, também oferece aos visitantes cursos de degustação de espumantes, onde as vinícolas expositoras têm a oportunidade de apresentar seu produto e incentivar o consumo do mesmo. 

Também são realizados cursos de gastronomia, onde o principal ingrediente do prato culinário é o espumante. 

Em 2011, durante os 14 dias do evento, foram totalizados 70.598 visitantes e 24 mil garrafas de espumantes comercializadas. A Fenanchamp começou no dia 3 e se estenderá até 27 de outubro, no Parque de Exposição da Fenachamp.

Festuris
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição e abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial. 

Com uma feira de negócios que é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.600 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes. 

O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado.

domingo, 6 de outubro de 2013

TAP DISPONIBILIZA SERVIÇO DE VÍDEO-INTÉRPRETE DEDICADO À COMUNIDADE SURDA


A TAP Portugal disponibiliza desde o dia 1º de Outubro um serviço de vídeo-intérprete dedicado à comunidade surda, que contempla o apoio ao cliente para pedidos de esclarecimentos e aquisições de viagens e que funciona das 9h às 17h, ininterruptamente, de segunda a sexta (não inclui feriados).

Este serviço é idealizado para os surdos que desejem contactar o Contact Centre da TAP através do número exclusivo do Serviin 12472.

As reservas feitas por esta via terão um código específico, que permitirá a qualquer trabalhador da companhia aérea saber que se trata de um passageiro surdo.

O Serviin permite a recepção de chamadas vídeo provenientes de telemóveis de 3ª geração, ou qualquer dispositivo que possa realizar uma vídeo chamada pela rede 3G/4G, e ainda através do seu portal em www.portaldocidadaosurdo.pt.

As redes Vodafone, Optimus, TMN e Zon Mobile, disponibilizam a utilização de um número curto, 12472, com um custo de chamada vídeo de 1 cêntimo por minuto, o que permite que qualquer surdo possa contactar o Serviin a um preço muito inferior aquele que é praticado no mercado, ou seja de 1 euro por minuto (móvel-fixo)

A adesão a este serviço da Serviin, da Zonadvanced (empresa do Grupo First), evidencia a atenção que a TAP dedica às necessidades específicas de cada cliente e a responsabilidade social que orienta toda a actividade da empresa.

sábado, 5 de outubro de 2013

COM VOOS LIGANDO PORTUGAL ÀS PRINCIPAIS CAPITAIS DO BRASIL, A TAP AMPLIARÁ SUA MALHA, A PARTIR DE JUNHO DE 2014, ATENDENDO MANAUS E BELÉM, PASSANDO A VOAR TAMBÉM PARA A REGIÃO NORTE BRASILEIRA


A TAP Portugal vai começar a voar para Manaus e Belém, no Norte do Brasil, a partir do princípio de Junho de 2014, aumentando para 12 o número de destinos no Brasil. A decisão reforça a sua posição de companhia aérea líder mundial na operação para o Brasil.

A operação será iniciada com três frequências semanais, à terça-feira, sexta-feira e domingo, e será realizada com voos circulares Lisboa – Manaus – Belém – Lisboa, permitindo que a TAP entre na região Norte do Brasil, que possui um grande potencial turístico e uma oferta de voos internacionais reduzida.

Os voos da TAP partirão de Lisboa às 9h30, chegarão a Manaus às 13h40 e, uma hora depois, seguirão para Belém, onde aterrarão às 17h40. Às 19h10, partirão de Belém, chegando a Lisboa às 6h45 do dia seguinte (horas locais).

A captação de tráfego direto entre o Norte do Brasil e a Europa vai ainda permitir a libertação de lugares noutras rotas operadas pela TAP no Brasil que apresentam já alguma escassez de oferta face à elevada procura.

Manaus tem uma população de 2,3 milhões de habitantes e é a capital do Estado do Amazonas, com 3,6 milhões de habitantes. 

Principal porta de entrada na Amazónia, Manaus é também um importante pólo de desenvolvimento brasileiro, com uma Zona Franca em grande expansão que não dispõe de ligações aéreas diretas com a Europa.

Belém, capital do Estado do Pará, tem uma população total de 7,8 milhões de habitantes, dos quais 2,25 milhões se concentram na capital. 

É um importante destino de ecoturismo e também uma das portas para a Amazónia, não dispondo também de qualquer ligação aérea para a Europa.