quinta-feira, 29 de agosto de 2013

25º FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO DISCUTIRÁ A VANGUARDA DA ECONOMIA SUSTENTÁVEL NO TURISMO. NOVOS SALÕES, SALAS DE CAPACITAÇÃO, RODADAS DE NEGÓCIOS E ENCONTRO DE BLOGUEIROS ENTRE AS NOVIDADES DA FESTURIS DESTE ANO

Feira terá ampliação de quase 20% no espaço em relação à edição do ano passado (Foto: Cleiton Thiele/Serra Press)

Com a definição do tema central “Turismo: a vanguarda da economia sustentável” para a edição de 25 anos do Festival do Turismo de Gramado, o evento estará focado em apresentar cases, reflexões e soluções em torno da sustentabilidade. 

A três meses da realização do Festuris, está definido que o espaço da feira será ampliado de 17 mil para 20 mil metros quadrados – um aumento de quase 20%. 

A expectativa é reunir, de 7 a 10 de novembro, cerca de 14 mil profissionais no Serra Park. 

O ambiente, propício para grandes parcerias comerciais, reúne em torno de 2.600 expositores, distribuídos em 350 estandes.

AS NOVIDADES

Salões

Sustentabilidade - O salão que traz o tema central do evento em 2013 será uma mostra prática de destinos e empresas ligadas direta ou indiretamente à atividade turística, cujas iniciativas atendam às necessidades dos turistas e das regiões receptoras, mas que, ao mesmo tempo, protejam e ampliem as oportunidades para o futuro. 

A Organização Mundial do Turismo (OMT), da qual a empresa promotora é afiliada, defende o turismo sustentável, o que fortaleceu o lançamento do salão.

Mice Abeoc Brasil - O novo salão envolve a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-Brasil) e é voltado ao segmento de turismo de negócios e eventos, ou turismo profissional. 

Compreende atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo e institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. 

No cenário internacional, é usualmente denominado como Mice –Meeting, Incentives, Convention & Exhibitions (reuniões, incentivos, convenções e exposições) ou apenas Meetings Industry (indústria de reuniões). 

As empresas promotoras de eventos atuam em um mercado que representa 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e já movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano.

Parques temáticos - Os parques temáticos, que cada vez mais se expandem no Brasil e no mundo, também serão apresentados em um espaço exclusivo na feira.

Enoturismo internacional - O Salão de Enoturismo, lançado no ano passado, nesta edição retorna com uma área de expositores internacionais, fortalecendo o setor dentro do evento.

A segmentação tem sido uma das marcas do evento na última década. Confira os demais salões que novamente estarão presentes no Festuris:

2º Salão de Acessibilidade

5º Salão do Turismo GLS

6º Salão do Turismo Cultural e Religioso

8º Salão do Turismo Saúde

9º Salão Rural

10º Salão de Tecnologia para o Turismo

11º Salão de Ecoturismo

Rodada de Negócios – a fim de dar a oportunidade de estreitar laços comerciais e colocar a empresa diretamente em contato com potenciais compradores e vendedores, está sendo organizada a realização de rodadas de negócios durante o evento.

Salas de Capacitação – Para desenvolver temas e debates de interesse do trade turístico, haverá espaços específicos de capacitação durante os dois dias da feira.

Encontro de Blogueiros – O Festuris abre as portas para o encontro “Blogueiros de Viagem – os novos mediadores entre turistas e destinos”. Serão abordados assuntos como o poder do blogueiro em influenciar a escolha de uma viagem, o turismo voluntário e o turismo solidário.

AZUL REDUZ PREÇO DA PASSAGEM AÉREA ENTRE CORUMBÁ E PANTANAL, MAS PARA AS ADQUIRIDAS COM 28 DIAS DE ANTECEDÊNCIA





A Azul Linhas Aéreas confirmou oficialmente a redução de 30% na tarifa praticada pela empresa nos voos que saiam e cheguem a Corumbá. 

No entanto, segundo a prefeitura, as passagens com desconto devem ser compradas com, pelo menos, 28 dias de antecedência.O novo valor da passagem já está disponível no sistema da companhia aérea, com valores à partir de R$ 89.

"Vamos acompanhar de perto esse tarifário para que isso, de fato, permaneça", disse o prefeito Paulo Duarte.

A prefeitura de Corumbá solicitou também a revisão dos horários dos voos, uma vez que os mesmos não são adequados à atividade turística.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

VENDA DE PASSAGENS DA TAP CRESCEU 41 MILHÕES EM 2013. AUMENTO FOI DE 4,4% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO


A TAP atingiu no primeiro semestre de 2013 um total de 974 milhões de euros na venda de passagens, o que representa um crescimento de 41 milhões, mais 4,4% do que em 2012. 


O resultado líquido apresenta neste período um valor negativo de 111 milhões de euros, ligeiramente melhor que os 112 registados no período homólogo de 2012. 

De realçar, porém, que a melhoria das receitas compensou um agravamento de 13 milhões nas variações cambiais bem como os valores correspondentes ao pagamento aos trabalhadores de subsídios não pagos em 2012 devido às mudanças que, nesta matéria, se verificaram na Lei do Orçamento de Estado de 2013.

Para Fernando Pinto, presidente da TAP, "apesar destes impactos, a companhia continuou a melhorar os seus níveis de produtividade, fruto do trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos e do empenho revelado pelos seus trabalhadores, mantendo-se a expectativa de atingir um resultado positivo no final do ano”.

Devido à sazonalidade do seu mercado, a operação da TAP tem normalmente um desempenho mais favorável no segundo semestre, prevendo-se uma melhoria significativa para o período de Julho a Dezembro - confirmada já pelos resultados de tráfego de Julho - como, aliás, se vem verificando nos últimos anos.

O total das receitas atingiu no final de Junho 1.094 milhões de euros, contra 1.084 milhões de 2012, o que traduz uma melhoria de 10 milhões.

Os custos, com um total de 1.112 milhões de euros, comparam com 1.098 em igual período em 2012, ou seja mais 1,2%.

No final de Junho, a TAP S.A. atingiu um total de 4,931 milhões de passageiros, mais 4,8% do que no ano anterior. 

A somar à intensa atividade das equipas de vendas, tanto no mercado nacional como no internacional, há a registar a contínua melhoria da gestão dos recursos disponíveis, pois a uma redução de 1,4% da oferta (PKO) correspondeu uma melhoria na procura (PKU) de 2,4%, o que permitiu reforçar a taxa de ocupação de 74% para 76,9%.

Este desempenho traduz o reforço da importância do papel da transportadora nacional no domínio das exportações e no crescimento dos fluxos turísticos para Portugal.

FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO PRORROGA INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA OS PROFISSIONAIS DE TURISMO ATÉ 15 DE SETEMBRO

Movimentação é intensa nos guichês de atendimento nos dias de feira
(Foto - Cleiton Thiele)

O Festival do Turismo de Gramado prorrogou as inscrições free para agentes e operadores de viagens até 15 de setembro. Além de disponibilizar um período maior, outra grande novidade desta 25ª edição é o número ilimitado de inscrições free para empresas de turismo, que podem trazer seus profissionais à vontade para a feira.

A ideia principal deste serviço é antecipar e confirmar a participação do público alvo do Festuris: o profissional de turismo. 

Com o foco voltado exclusivamente aos negócios, o festival, além de sempre qualificar seus visitantes, lança novas opções de negócios. 

Em 2013, aparecem o turismo sustentável, segmentado no Salão de Sustentabilidade, e o turismo corporativo, com o salão Mice Abeoc Brasil.

Após o período das inscrições free, serão cobradas taxas de participação junto aos profissionais, visitantes de outros ramos e estudantes. 

De 16 de setembro a 21 de outubro, o valor será de 121 reais. Depois, será possível se credenciar apenas durante o evento, com custo de 158 reais. 

Pensando também no futuro do setor, o evento promove as inscrições para estudantes a 98 reais, que permite acesso à feira apenas no segundo dia (sábado, dia 9 de novembro), a partir das 16 horas. Lembrando que é permitida apenas a entrada de pessoas maiores de 16 anos.

Como fazer a inscrição?
Acesse o site do Festuris (www.festurisgramado.com) e vá até o link “Participante”. Logo após, busque “Credenciamento” e realize a inscrição.

O FESTURIS
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição e abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial. 

Com uma feira de negócios que é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.600 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes. 

O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festurisgramado.com.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

TURISMO DE NEGÓCIOS E DE EVENTOS GANHAM MAIS ESPAÇO NA 25ª FESTURTIS, QUE ACONTECE EM NOVEMBRO, EM GRAMADO.

Ana Cláudia Bitencourt, presidente da ABEOC – Rio Grande do Sul 

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil) realizará, de forma pioneira, o Salão Mice Abeoc Brasil, incorporado ao 25º Festival do Turismo de Gramado. 

Além de contar com a presença de expositores diretamente ligados ao mercado Mice, o salão terá sala de capacitação com palestras, oficinas e painel sobre o negócio de eventos.

A presidente da Abeoc Brasil seccional Rio Grande do Sul, Ana Cláudia Bitencourt, acredita que o salão será muito concorrido, com palestras de ótimo nível e expositores que proporcionarão a geração de negócios para diversas empresas. 

“O Brasil passa por um período especial com a chegada da Copa 2014. Entendemos que o momento é impar para apresentar aos empresários e executivos do turismo de negócio de eventos o que nosso País está fazendo, o que oferece e de que forma está se preparando pra este grande momento”, analisa Ana Cláudia. 

“Também queremos proporcionar ao nosso segmento o entendimento da operação da Abeoc Brasil a este público, que poderá disseminá-lo por todo o mundo”, acrescentou.
Este novo salão é voltado ao segmento de turismo de negócios e eventos, ou turismo profissional. Compreende atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo e institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. 

No cenário internacional, é usualmente denominado como Mice – Meeting, Incentives, Convention & Exhibitions (reuniões, incentivos, convenções e exposições) ou apenas Meetings Industry (indústria de reuniões). 

As empresas promotoras de eventos atuam em um mercado que representa 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e já movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano.

SALA DE CAPACITAÇÃO
Uma sala de capacitação liderada por especialistas da indústria será incorporada ao salão. 

Este espaço envolverá os participantes em discussões provocativas, com visão de futuro. São sessões que buscam produzir estratégias acionáveis ​​que terão uma influência significativa sobre as organizações participantes e produzirão um efeito cascata positivo em toda a indústria de eventos. 

“O segmento de eventos está crescendo em todo o mundo, e compartilhar uma variedade de exemplos e casos de propostas originais é algo necessário. 

“Esta é a proposta do Salão Mice Abeoc Brasil, que unirá exposição e capacitação em um único lugar”, diz Ana Cláudia.
A proposta do Salão Mice Abeoc Brasil inclui a abertura de um novo braço de consumidores, dando a oportunidade das agências de viagens participantes negociarem diretamente com organizadores de eventos. Atualmente, a Abeoc Brasil conta com cerca de 500 empresas associadas e é representada em 13 Estados brasileiros.

O FESTURIS
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição. A feira de negócios é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.600 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes. 

O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.

A QUEM INTERESSA O SALÃO
• Centros de feiras e eventos

• Hotéis e resorts com equipamentos e instalações para acolher eventos de porte

• Prefeituras

• Empresas promotoras de eventos no setor

• Empresas privadas que adotam em seus programas de incentivos aos funcionários, clientes, fornecedores, entre outros, as viagens como prêmios aos participantes

• Órgãos oficiais de turismo

• Convention & Visitors Bureau

Mais informações em: www.abeoc.org.br/salaomice

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA QUEM DESEJAR PARTICIPAR DO EVENTO "CONTENT MARKETING BRASIL: MUITO ALÉM DAS REDES SOCIAIS". HOJE, NO BRASIL 97% DAS EMPRESAS QUE USAM A WEB USAM AS REDES SOCIAIS, MAIS 10% DO QUE AS DOS ESTADOS UNIDOS. O ENCONTRO ACONTECERÁ, EM NOVEMBRO, EM SÃO PAULO.

Redes sociais são o canal de distribuição mais popular atualmente. No Brasil, 97% das empresas presentes na web têm perfil em pelo menos uma rede social. Nos Estados Unidos, são 87%, segundo o Content Marketing Institute (CMI).

Neste momento, cresce a pressão sobre profissionais de comunicação pela geração de resultados reais, alinhados aos objetivos globais das empresas, como vendas ou market share. 

A pergunta-chave é: como a comunicação vai contribuir para o alcance desses objetivos?

O mesmo estudo do CMI apontou que eventos presenciais, estudos de case, webinars, blogs, vídeos, papers, pesquisas e newsletters online são os mais eficazes para a geração de resultados efetivos.

Esses dados nos influenciaram para a escolha das empresas que farão suas apresentações no Content Marketing Brasil, evento que será realizado no dia 29 de novembro, em São Paulo, restrito a 80 participantes.

Programa
O CMB começará com David Grinberg, do McDonald's, dando uma aula sobre estratégia de comunicação. 

Em seguida, Eliseu Barreira Júnior, do Scup, apresentará seu próprio case: como uma instituição incorporou a cultura de que conteúdo bem trabalhado gera resultados reais.

Depois vêm diversas empresas dando aulas sobre as ferramentas citadas na pesquisa do CMI? Eventos online e presenciais, pesquisa, vídeos, newsletters, redes sociais. Por fim, Ana Brambilla, da Editora Globo, fala de mensuração de resultados.

O evento
O Content Marketing Brasil será realizado no dia 29 de novembro, uma sexta-feira, em São Paulo. 

As inscrições estão abertas e são restritas a 80 participantes. Por enquanto, 23% das vagas já foram preenchidas.

A primeira faixa de preço, de R$ 490,00, se encerra no dia 31 de agosto. O valor da inscrição é menor do que a média de eventos nesse segmento. Inclui, além do acesso às palestras, alimentação durante todo o dia, coffee breaks e almoço.

Mais informações e inscrições estão disponíveis no site do CMB: ContentMarketingBrasil.com.br.

TAP COM MAIS TRÊS FREQUÊNCIAS SEMANAIS PARA LONDRES NO PRÓXIMO INVERNO. EMPRESA CRESCE 10% EM 2013, APESAR DA CRISE EUROPEIA



A TAP aumenta, já a partir do próximo Inverno IATA, a sua operação para Londres, com a introdução de mais três frequências por semana entre Lisboa e a capital inglesa, comparativamente ao ano passado.

Com esse reforço da oferta, a companhia consolida o seu crescimento naquele mercado, correspondendo ao aumento registado na procura, com especial incidência no mercado britânico. 

Tendo já transportado mais de 467 mil passageiros este ano, no conjunto das linhas operadas entre Portugal e o Reino Unido, nos meses de Janeiro a Julho (inclusive), este número representa um aumento de 10 por cento de tráfego face ao período homólogo do ano passado e traduz um crescimento nestas linhas de 69,5 para 72,3 por cento no load-factor (coeficiente de ocupação) dos aviões.

Globalmente, a TAP passa a disponibilizar 77 voos por semana entre os dois países ao longo do Inverno IATA deste ano (início em 27 Outubro), dos quais, 49 frequências entre Lisboa e Londres; 14 ligando o Porto a Londres; sete à partida do Funchal para Londres e ainda outras sete frequências para a cidade de Manchester à saída de Lisboa.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A ABEOC É A MAIS REPRESENTATIVA ENTIDADE NO SETOR DE CONGRESSOS E EVENTOS DO PAÍS E ESTARÁ PRESENTE NO FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO COM UM SALÃO ONDE RECEBERÁ OS AGENTES DE VIAGENS, DE 7 A 10 DE NOVEMBRO DESTE ANO.

Anita Pires: presidente da Abeoc nacional, defende a sustentabilidade do Turismo. 
Um novo braço de consumidores se abre com o Salão da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) presente no Festival do Turismo de Gramado. 

O crescimento do turismo corporativo se consolidará com a oportunidade de agências de viagens estreitarem laços com os representantes da Abeoc que estarão no evento. 

Com cerca de 500 associados e representada em 13 estados brasileiros, a entidade é presidida por Anita Pires, que também atua no Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo o 1º Barômetro da Indústria de Eventos, publicado neste ano pela Eventos Expo Editora, 74,6% das empresas de eventos aumentaram seus investimentos em 2012 e 67% delas confirmou que pretende investir mais em 2013. 

O mercado corporativo foi apontado como o maior responsável pela melhoria dos negócios para 64,7% das empresas. 

O mercado de eventos representa 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e já movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano.

Uma das bandeiras que Anita defende é justamente o tema principal do Festuris em 2013: a sustentabilidade no turismo. 
Em encontro realizado recentemente com a CNC, ela abordou propostas de incentivos para empreendimentos sustentáveis do setor e foram apresentadas soluções tecnológicas para a geração eficiente de energia para os meios de hospedagem, restaurantes e bares. 
“Foi um debate interessante, e ficou a interrogação de como conscientizar as pessoas e empresas da urgência de mudança na cultura do uso eficiente da energia, pois disso depende a sobrevivência do planeta”, comentou Anita.FESTURIS
O Festival do Turismo de Gramado conquistou a maioridade e, ao chegar a sua 25ª edição, abre os braços para o mercado internacional. 

Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos no trade, durante dois dias de intensa atividade cerca de 14 mil profissionais circularão pelos mais de 17 mil metros quadrados do Serra Park. 

Em um ambiente propício para grandes parcerias comerciais, aproximadamente 2.600 expositores ficam distribuídos em 350 estandes, entre eles a presença de 74 países. 

O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado.

Informações no www.festivalturismogramado.com.br.


Foto - 

URUGUAI LEVA TURISMO GLS AO FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO. PELO QUINTO ANO, A FESTURIS PROMOVE SALÃO DESTINADO A ESSE SEGMENTO

Punta del Este é um destino bastante procurado pelo público

O turismo homossexual no Uruguai vive um momento de forte crescimento, impulsionado por empresas que implementam variadas estratégias para seduzir um setor que se destaca por seu alto poder aquisitivo. 

Prevendo de antemão esta crescente no setor, o Festival do Turismo de Gramado criou, há cinco anos, o Salão GLS, onde reúne as empresas específicas deste segmento e busca evidenciar os negócios que podem ser realizados. 

Nesta 25ª edição do evento, o Uruguai é um entre vários destinos presentes no espaço, além de empresas internacionais, nacionais e imprensa. 

Artigos em publicações internacionais especializadas no turismo gay, hotéis, pousadas ou discotecas "gay friendly" (amigáveis ou tolerantes com os homossexuais) mostram um nicho de mercado que nos últimos anos chamou a atenção de empresários e das autoridades turísticas, que trabalham pelo crescimento de um setor ainda incipiente no Uruguai.

Sinal do interesse deste público foi a inauguração, no fim de 2011, em Punta del Este, de um hotel onde os homossexuais são bem-vindos em uma praia nudista que já tinha duas pousadas com ofertas para este público.

Além do desenvolvimento do setor, há uma aposta do governo nacional e da intendência de Montevidéu, que há três anos começaram a analisar a possibilidade de implementar políticas específicas para atrair esse setor turístico.

Nos últimos anos, o Uruguai se tornou um dos destinos preferidos dos brasileiros. O número de turistas brasileiros no Uruguai cresceu 13% entre 2010 e 2011, quase o dobro da alta registrada pela Argentina, que foi de 7%, de acordo com o Ministério de Turismo (MTur).

COMUNIQUE-SE PROMOVE EVENTO DE CASES EM SÃO PAULO.