quarta-feira, 31 de julho de 2013

JUSTIÇA ANULA TARIFA/TAXA DE CONEXÃO AÉREA. ESSA COBRANÇA CAIA NOS BOLSOS DOS PASSAGEIROS E ERA DEFENDIDA PELA FAMIGERADA ANAC. QUANDO ESSA AGÊNCIA REGULADORA DEIXA DE DEFENDER AS COMPANHIAS AÉREAS. ESSA NÃO É SUA FUNÇÃO LEGAL.

A Fenactur - Federação Nacional de Turismo e a CNTur - Confederação Nacional do Turismo, veem a público parabenizar o Tribunal Regional da 1ª Região (TRF1), que no último dia 26, suspendeu a decisão que permitia a cobrança de tarifa/taxa de conexão aérea dos passageiros, e não das companhias aéreas, conforme previsto em lei, cancelando assim o pedido de liminar apresentado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A Fenactur e a CNTur, através de carta-repúdio enviada anteriormente à imprensa, manifestou a sua repulsa pela cobrança dessa tarifa/taxa de conexão visto que, entendia que os passageiros já pagavam altos valores pela utilização dos aeroportos. 


Dizia também que tinha a certeza que o novo valor seria repassado pelas companhias aéreas ao passageiros, como de fato aconteceu.

Parabéns ao desembargador Federal, Souza Prudente, que, face aos argumentos apresentados, anulou a decisão anterior.

Nós da Fenactur e da CNTur, continuamos afirmando que esta tarifa/taxa não deveria ser cobrada dos passageiros nem das companhias aéreas uma vez que, repetimos, os valores já pagos pelos passageiros são abusivos face aos serviços recebidos nos aeroportos.

Atenciosamente,

Michel Tuma Ness
Presidente Fenactur
Vice-Presidente CNTur

terça-feira, 30 de julho de 2013

ESPANHA CONTINUA BARRANDO ENTRADA DE BRASILEIROS PELO AEROPORTO DE BARAJAS. ENTRAR NA EUROPA PELA ESPANHA É SE SUBMETER A HUMILHAÇÕES DE UM PAÍS FALIDO. ENTRE, SEMPRE, NA EUROPA POR PORTUGAL. NUNCA VIAJE PELA IBERIA. GOVERNO BRASILEIRO PRECISA SER RIGOROSO COM ESPANHÓIS QUE CHEGUEM AO NOSSO PAÍS.



A Espanha voltou, ontem, a aprontar contra brasileiros que desembarcaram no Aeroporto de Barajas, em Madrid, detendo quatro pessoas, provenientes de Salvador, que estavam em trânsito para outros países. 


O governo espanhol deteve os brasileiros num galpão sem suas roupas, telefones e isolados, como se fossem criminosos. 

Todos estavam com dinheiro, cartão de crédito suficientes e os documentos em ordem. 

O fato grave é que nenhum deles ia ficar na Espanha. Aliás, ficar ali para trabalhar é impossível, logo não foi por esse motivo. 

A Espanha está falida e os brasileiros não precisam dela para nada, o que revela uma perseguição do governo espanhol. 

Está na hora do governo brasileiro apertar de vez a entrada dos espanhóis no Brasil. São muitos que chegam aqui para trabalhar, sem documentação e ficam no País com visto de turista, clandestinamente, ou seja precisam do Brasil para não morrer à fome. 

Tão grave quanto a pratica criminosa do governo espanhol de impedir que os brasileiros usem o país para seguir para outros, foi o descaso da Embaixada do Brasil. 

A resposta desrespeitosa, displicente, que a Embaixada do Brasil lhes deu quanto os brasileiros detidos pediram ajuda às autoridades brasileiras - que estão na Espanha para resolver problemas de brasileiros - foi inadmissível: Isso é normal. 

Como podem esses imbecis da embaixada brasileira achar natural que brasileiros sejam humilhados pela Espanha? 

Estão lá pagos pelos brasileiros não para promover festanças, mas para trabalhar e respeitar e atender com eficiência quem tem problemas. 

Agora, não posso deixar de alertar mais uma vez os brasileiros que viajam para a Europa que NUNCA ENTREM PELA ESPANHA, NUNCA VIAGEM PELA IBERIA. É FURADA.

A melhor forma é viajando pela TAP e chegando a Lisboa ou Porto. 

Esta é a milionésima vez que os brasileiros têm problemas no aeroporto de Barajas (melhor seria chamar-se aeroporto de Baratas), única entrada no país.

O governo brasileiro reclamou junto à Embaixada da Espanha no Brasil e diretamente ao governo espanhol, ameaçando proceder do mesmo modo em relação aos espanhóis que desembarcassem no Brasil.

A situação foi amenizada, mas os espanhóis voltaram à carga. Os brasileiros exigem do governo Dilma que a entrada de espanhóis no País seja feita sob rigorosa inspeção e que as autoridades alfandegárias não afrouxem as exigências legais em relação aos espanhóis.

ATENÇÃO VIAJANTES: 27 PAÍSES (VEJA A LISTA NA MATÉRIA) PASSARAM A EXIGIR QUE OS PASSAPORTES TENHAM VALIDADE DE TRÊS MESES ALÉM DA DATA DO RETORNO AO BRASIL.

Aviso de utilidade pública aos viajantes :

A partir do último dia 19, passou a vigorar uma importante alteração no que diz respeito à documentação exigida para passageiros com destino a países pertencentes ao chamado "espaço Schengen".

Até o momento, era exigido que o passageiro apresentasse passaporte válido durante sua estada nos países da Área Schengen. 

Agora, a com uma nova regra, é requerida a apresentação de passaporte válido por mais três meses a contar da data de saída do passageiro da área Schengen (retorno).

Seguem abaixo os países pertencentes ao espaço Schengen:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, República Tcheca, Países Baixos, Polónia, Portugal, Suécia e Suíça."

NOVA DIRETORIA DA ABAV-RJ SERÁ EMPOSSADA NESTA SEXTA-FEIRA


A diretoria da Abav/RJ, reeleita para o biênio 2013 a 2015, tomará posse nesta sexta-feira, dia 2, a partir das 18h30, com um coquetel para associados e autoridades na sede da entidade. 

Na ocasião, o presidente George Irmes irá fazer um balanço da primeira gestão e apresentar os principais pilares que vão nortear os trabalhos da diretoria nos próximos anos.

A Abav/RJ fica na Rua Senador Dantas, 76, 2º andar e, para confirmar presença, basta ligar para (21) 3231-7799, ramal 209, ou enviar um e-mail paradiretoria@abavrio.com.br.

Confira os membros da diretoria e conselho:
Presidente
George Irmes – Irmes Tours

Vice Presidente

Reinaldo Gama – Brazilian Connection

Diretora Administrativa
Teresa Cristina C.G. Fritsch – Carnaval Turismo

Diretor Financeiro e de Patrimônio
João Carlos Vilaça – Formula Turismo

Diretor de Turismo Especializado
Cezar Deterling – Mercury Tours

Diretora de Capacitação e Certificação
Rosele Fernandes – RBF Turismo

Diretor Adjunto de Exportativo
Leonardo Mignani – Ait Operadora

Diretor Adjunto de Receptivo
Salvador Saladino – Brazilian Summer

Conselho
Aldo Arthur Siviero – Premier Travel

Marcos Zani – Tower Viagens

Franklin Campos – ACC Tours

Vera Joppert - Turismo Clássico

Alexandre Lima – New It Club

Tânia Cesonis - Aloha Turismo

Ronaldo Malta – Alameda Turismo

Fábio da Luz – Esferatur

Ronaldo Lima – RL Turismo

Marcelo Jones Guimarães - Palmitur Turismo

Jacques Sitbon – Mister Tours Turismo

Marcelo Lemos – Laira Tours

Eduardo Araújo – Ietur Turismo

José Hilário - AL Turismo

Alexandre Souto Maior – Agência Navegantes

Conselho de Ética, Conciliação e Arbitragem
Antônio Valente – Tamoyo Internacional

Fábio Lima Duarte – Diplomat Services

Manoel Vieira – Rentamar Turismo

Suplente
Ricardo Werwie – RBW Agência de Turismo

Conselho Fiscal
Aldo Siviero – Premier Travel

Franklin Campos – ACC Tours

Fábio da Luz – Esferatur

Suplentes
Alexandre Lima – Newit Club

Ronaldo Malta - Alameda Turismo

segunda-feira, 29 de julho de 2013

PALMAS, UMA CIDADE CERCADA DE ÁGUA E VERDE À BEIRA DO TOCANTINS, JOVEM, ESBANJANDO BELEZA NUM OCEANO REPRESADO

Texto e Fotos de Arnaldo Moreira

Uma capital com apenas 24 anos de vida - uma das poucas cidades brasileiras planejadas -, mas com significativos e belos sítios turísticos que justificaram a sua escolha para realização do 30º Congresso Brasileiro da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet), Palmas, a jovem capital de Tocantins, além da beleza natural de seus arredores e do seu conjunto urbano, de que faz parte o Museu de Luís Carlos Prestes, mostrou a simpatia, a agradabilidade e o dom de receber bem os visitantes.




Antigo território do extremo norte do estado de Goiás, o estado de Tocantins registrou um crescimento extraordinário na sua curta existência, Palmas passou de pouco mais de 24 mil habitantes, em 1991, para 250 mil, em 2012. 



Esse crescimento levou ao desenvolvimento da região e o poder público aposta agora no turismo como atividade econômica que pode render bons resultados para a região.



Além da capital, com suas praias de água doce às margens do Rio Tocantins, o imenso Lago de Palmas, onde se praticam esportes náuticos e se pode fazer um agradável passeio de lancha, o Parque Cesamar, e uma gastronomia diversificada, de que se destacam os pratos de tucunaré.



Enquanto as grandes cidades vivem às voltas com problemas de segurança pública, Palmas é considerada uma cidade segura, registrando 12,8 casos de homicídios por 100 mil habitantes, uma boa qualidade de vida e tem um amplo espaço urbano, comercial e industrial para se expandir e diversificar sua atividade econômica. 


Foto: Divulgação

Hoje, 90% da população de Palmas têm sua atividade ligada ao serviço público estadual, municipal e federal.   
  


A região, que foi durante séculos ocupada por índios de várias etnias, macro-jê, acroás, xacriabás, xavantes, caiapós, javaés, foi abalada por vários movimentos separatistas, em 1809 e 1821, e só foi dividida de Goiás, 70 anos depois quando, em 1988, o Congresso Nacional implantou o Estado de Tocantins com Miracema de Tocantins como capital, trocada para Palmas, em 1989. 



O Palácio Araguaia, sede do governo estadual, na Praça dos Girassóis, onde fica também a Assembleia Legislativa, é o principal edifício da capital.

Lago de Palmas


Barcos para passeios pelo lago.



Com temperaturas médias de 30 graus, a cidade tem privilegiadas áreas de lazer no Lago de Palmas, com oito km de extensão entre as suas margens, criado com a construção da Hidrelétrica de Lageado, localizada nos municípios de Miracema de Tocantins e Lageado, está a apenas 26 km da capital.



Foto: Divulgação

A região abriga ainda o Parque Estadual do Lageado, área de preservação ambiental que preserva os mananciais que abastecem a cidade, com acesso pela estrada de Aparecida do Rio Negro. As visitas ao parque precisam de autorização prévia do órgão ambiental estadual.

Palacinho





O Palacinho é outro ponto turístico de Palmas. Foi a primeira casa da cidade erguida em 1989, em madeira, e serviu de hospedagem às autoridades que inspecionavam as obras de construção da cidade.



A Palacinho, que tem perto uma capela, foi a primeira sede do governo estadual e residência do governador até as obras do Palácio Araguaia ficarem prontas e hoje, restaurado e tombado pelo patrimônio, abriga o Museu Histórico do Tocantins, pelo seu valor histórico, artístico e cultural.




O acervo do museu é composto por painéis históricos, salas dedicadas às etnias indígenas, festas religiosas, artefatos, mapas, documentos, fotos, artesanato, como o na foto ao lado de capim dourado, e vídeos.

Memorial Coluna Prestes




Construído para homenagear o movimento tenentista de 1922, o Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, depois de quase oito anos fechado para obras, voltou a funcionar.




A construção foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer numa área de 570.40m², e abriga um salão de exposições com peças originais da história da Coluna, um auditório com 87 lugares e salas para administração. 

Antes de entrar no prédio, o público tem acesso ao "Monumento aos 18 do Forte", assinado pelo escultor Maurício Bentes, e pela escultura em bronze "Cavaleiro da Luz", que representa Luiz Carlos Prestes. 






O acervo do Memorial é composto por fotografias, documentos e objetos pessoais doados pela família de Luiz Carlos Prestes que rememoram a marcha de 25 mil quilômetros feita pelo interior brasileiro, inclusive no Tocantins, entre os anos 20 e 30.


Clima


Localizada no Norte brasileiro, Palmas tem média das máximas em setembro é de 36 °C, e a das mínimas é de 22 °C, em julho, a média das temperaturas máximas atinge 33 °C, enquanto a das mínimas cai para 15 °C. 
Apesar de setembro ser o mês mais quente, as temperaturas mínimas maiores acontecem em março, com 24 °C. 



O mesmo acontece com julho (mês mais frio), onde a menor temperatura máxima acontece em março e fevereiro.




Relevo
Palmas é uma planície que se estende entre as serras do Carmo e do Lajeado e o lago que represa as águas do Rio Tocantins que fazem funcionar a Unisa Hidrelétrica do lajeado, a cerca de 54 km a norte da capital. 



A região é muito rica em água. Por ela passam o rio das Balsas, o Ribeirão das Pedras, o Ribeirão Taquaruçu, o Córrego Macaco e o Ribeirão Taquaruçu Grande.


Foto: Divulgação

A Ponte da Amizade e da Integração, mal conhecida pelo nome de batismo, Ponte Fernando Henrique Cardoso, localizada na rodovia TO-080, liga Palmas ao distrito de Luzimangues, no município de Porto Nacional, além da cidade vizinha de Paraíso de Tocantins e da rodovia BR-153. 


Foto: Divulgação


A obra, constituída de três pontes e quatro aterros, faz a travessia sobre o Rio Tocantins, sobre o lago formado pela UHE Lajeado. 

Porto Nacional



O turista encontra interessantes atrações em Porto Nacional, cidade fundada no século XVIII, com a chegada dos bandeirantes que chegaram ali à procura de ouro nas minas de ouro de Carmo e Pontal, criada em 1738.



Ali, aconteceu um grande massacre promovida por índios Xerentes do Alto Tocantins que se revoltaram contra os invasores e atacaram de surpresa o Arraial do Pontal, massacrando quase toda a população. 




Os sobreviventes do massacre ficaram à beira do Rio Tocantins, na margem direita, justamente no porto de passagem de transeuntes daquele arraial para o de Nossa Senhora do Carmo.



A navegação do Rio Tocantins foi um dos fatores que contribuiu, para o desenvolvimento acelerado daquele povoado. As grandes riquezas minerais eram levadas através do Rio Tocantins até Belém e de lá para Portugal

Em 1835 foi então criada, pela Lei Providencial nº 14, de 23 de Julho, a Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, padroeira da cidade até hoje. 
Porto Nacional, Natividade e Arraias são referências históricas do Estado.

 
Hotéis

Hotel dos Girassóis.

A cidade possui 24 hotéis de diversas categorias e diversos restaurantes, e entre eles pizzarias.

Voos
A cidade de Palmas é servida por voos da Tam, Gol e Azul.

FESTURIS, DE GRAMADO, CONTARÁ COM A PRESENÇA DO ESTADO DO ARIZONA E DAS CIDADES DE MIAMI E CHICAGO


Fortalecendo cada vez mais o espaço dos destinos internacionais no Festival do Turismo de Gramado, está confirmada para a 25ª edição a presença do Estado norte-americano do Arizona. Também já foram definidas as presença de Chicago e Miami.

Com as taxas de crescimento populacional mais altas de todo o país – passando de 3,6 milhões de habitantes, em 1990, para 5,1 milhões, em 2000 (um aumento de cerca de 40%) –, a região norte do Arizona abriga 
o Grand Canyon, uma das atrações turísticas naturais mais conhecidas dos Estados Unidos e do mundo.

Uma das Sete Maravilhas do Mundo, o vale do Grand Canyon foi moldado pelo Rio Colorado durante milhares de anos, à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 quilômetros. 

O canyon chega a medir entre 6 e 29 quilômetros de largura e atinge profundidades de 1,6 mil metros. Cerca de dois bilhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio.

O Arizona é um estado privilegiado por paisagens quase inacreditáveis. Depois do Grand Canyon, talvez as mais belas entre elas sejam as que cercam a cidade de Sedona, a duas horas ao norte de Phoenix. 

Repleta de pedras e montanhas com formações únicas, um chão vermelho vivo e a vegetação típica do deserto norte-americano, Sedona oferece um verdadeiro espetáculo aos seus visitantes, principalmente ao amanhecer e ao anoitecer. A região é conhecida como Red Rock Country.

sábado, 27 de julho de 2013

TAP TRANSPORTA MAIS 224 MIL PASSAGEIROS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013. COMPANHIA CRESCEU 4,8% PARA QUASE 5 MILHÕES DE PASSAGEIROS TRANSPORTADOS NO SEMESTRE DESTE ANO

Fernando Pinto  presidente da TAP é o responsável pelo sucesso da empresa.
A TAP transportou um total de 4 930 746 passageiros no primeiro semestre de 2013, o que representa um crescimento de 224 mil, ou 4,8 por cento, relativamente ao período homólogo do ano passado. 

A companhia nacional confirmou a tendência dos últimos anos ao contribuir, de forma decisiva, para o crescimento do tráfego nos aeroportos nacionais que foi neste período de 3,8%.
Luís Mór, vice-presidente da TAP, garante uma administração profícua da companhia.


Este bom desempenho da companhia aérea portuguesa permitiu melhorar o load factor (taxa de ocupação) dos voos em 2,9 por cento, colocando este indicador em 76,9 por cento no acumulado do primeiro semestre.

O mês de Junho com uma melhoria de 7,1 por cento bateu todos os recordes da história da TAP. A Europa que representa 62 por cento do total do tráfego da companhia cresceu em Junho 8,5, atingindo 7,6 no acumulado.

Destaque ainda para as rotas africanas que, no mesmo mês, tiveram um forte aumento de 13,8 por cento no número de passageiros transportados, elevando o crescimento no acumulado do semestre para os 6,1 por cento

Merece ainda destaque em Junho o aumento de 5,3 por cento do número de passageiros transportados nas ligações às regiões autónomas da Madeira e dos Açores, que permitem antecipar uma recuperação no segundo semestre de uma evolução negativa de 1,7 por cento no acumulado dos primeiros seis meses de 2013. 

A este crescimento não é alheio o trabalho de promoção, tanto no mercado nacional como internacional, que a Companhia vem desenvolvendo.

A TAP Portugal é a companhia aérea Portuguesa líder de mercado e membro da Star Alliance, a maior aliança verdadeiramente global do mundo, desde 14 Março de 2005. 

A operar desde 1945, tem o seu Hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte e do Sul. 

A Rede da TAP, líder na operação entre a Europa e o Brasil, cobre 76 destinos em 34 países a nível mundial. 

Operando em média 2.250 voos por semana, a TAP dispõe de uma moderna frota de 55 aviões de fabrico Airbus, mais 16 ao serviço da PGA, sua companhia regional, totalizando 71 aeronaves. 

Prosseguindo uma orientação prioritariamente direcionada para o Cliente, a TAP investe continuamente em inovação e na utilização das Novas Tecnologias, oferecendo um produto e serviços de elevada qualidade, segurança e fiabilidade. 

Eleita a Companhia Aérea Líder Mundial para África em 2011, pelos WTA, World Travel Awards, detém também o título de Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul em 2009, 2010, 2011 e novamente em 2012. 

Eleita pela revista britânica Business Destinations como a Companhia Aérea com melhor Classe Executiva – América do Sul em 2013, foi também eleita a Melhor Companhia Aérea na Europa em 2011 e 2012, pela prestigiada revista “Global Traveller” dos EUA, e foi distinguida pela UNESCO e pela International Union of Geological Sciences com o Prémio Planeta Terra IYPE 2010, na categoria Produto Sustentável Mais Inovador. Considerada a Melhor Companhia Aérea pela revista “Condé Nast Traveller em 2010, foi também eleita a Melhor Empresa Portuguesa na área do Turismo em 2011. 


FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO CONTARÁ COM A PRESENÇA DE BOMBINHAS, EM BUSCA DE ELEVAÇÃO DO NÚMERO DE TURISTAS NA CIDADE CONHECIDA POR SUA SUSTENTABILIDADE


Com uma proposta de se tornar uma cidade sustentável em todos os sentidos, Bombinhas, localizada bem perto de Florianópolis, no estado de Santa Catarina abriga uma formosa natureza, além das protegidas e calmas águas, que no passado atraiam piratas e corsários à procura de abrigo. 


Hoje é conhecida como a capital do mergulho ecológico no Brasil. A cidade estará apresentando suas belezas e novidades no Festuris em 2013, o salão da Sustentabilidade.

Cercado de uma reserva de Mata Atlântica preservada, o município conta com uma infraestrutura bem organizada e oferece além do mergulho, opções de ecoturismo e turismo de aventura. 

As praias são um espetáculo à parte, suas águas límpidas e calmas proporcionam um ambiente propício ao mergulho livre em baixa profundidade.

Em Bombinhas esconde-se um dos cenários subaquáticos mais fascinantes do mundo.  que fizeram deste lugar um dos pontos preferidos para os mergulhadores, amadores e profissionais. 

Um deles é o fato de que 60% do território de Bombinhas estar localizado no entorno da Reserva Marinha do Arvoredo. 

Outro é a sua situação geográfica, que permite o encontro de duas correntes marinhas: uma fria, vinda das Ilhas Malvinas, na Argentina, e, a outra, a corrente brasileira, caracterizada por temperatura mais quente, condição perfeita para uma rica e diversificada vida marinha.

Recentemente, a prefeitura de Bombinhas começou a implantar programas e fóruns buscando conscientizar os moradores para a importância da sustentabilidade, já que a maioria do turismo busca as belezas naturais.


Foto - Belezas naturais fazem Bombinhas se preocupar com a sustentabilidade /Divulgação

GRAMADO ENTREGA PRÊMIO SÍLVIA ZORZANELLO. SERÁ NO DIA 6 DE NOVEMBRO, NA VÉSPERA DO FESTIVAL DE TURISMO.


Nesta 25ª edição do Festival do Turismo de Gramado, também será comemorado o terceiro ano de entrega do troféu Silvia Zorzanello, que agracia as personalidades do turismo que tiveram, ou ainda tem relação fundamental com o turismo de Gramado, e com o evento. 

A novidade neste ano, é que a solenidade de entrega ocorrerá na véspera do evento, e não mais no segundo dia, como vinha ocorrendo nos anos anteriores.

O prêmio, que é uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Gramado, é entregue anualmente pelo legislativo para as personalidades, físicas e jurídicas, que se destacaram no meio turístico em âmbito nacional. 

O projeto de lei foi criado a fim de desenvolver ações voltadas para o incentivo do turismo, iniciando por enaltecer àqueles que realmente apresentam atitudes em prol da melhoria do setor em Gramado, e a nível nacional, seja o turismo de negócio, turismo com atrativos ou tantas outras formas.

Ainda não foi divulgado o nome do, ou da homenageada deste ano, o que deve ocorrer até o próximo mês. Até hoje, Milton Zuanazzi e Norma Moesch receberam o troféu que leva o nome de uma das fundadoras do Festuris.

A homenageada
Silvia, que faleceu em 2010, tem sempre o seu nome lembrado em todos os eventos que envolvem turismo e competência. 

A carreira começou com a formação em magistério, e no curso superior de Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Lecionou por 18 anos, e foi gerente geral no Hotel Serrano de Gramado. 

Pioneira, ao lado de Marta Rossi, a empresária levou o nome da cidade além das fronteiras, com a criação e realização de grandes eventos como o Festival do Turismo de Gramado, Chocofest e Acorde Musical. Todas essas qualidades fazem de Silvia Zorzanello um exemplo de sucesso pessoal e profissional.


Foto - Representantes da Câmara de Vereadores de Gramado, e os diretores do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello    /   Eduardo Saueressig

quinta-feira, 18 de julho de 2013

ESTARÃO ABERTAS, A PARTIR DE 1º DE AGOSTO, AS INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA OS AGENTES DE VIAGENS QUE DESEJAREM PARTICIPAR DO FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO DE 2013. A GRATUIDADE TERMINA NO DIA 31 DE AGOSTO.


A partir de 1º de agosto, o Festival do Turismo de Gramado abre o período de inscrições free para os participantes. Até 31 de agosto, não será cobrado o credenciamento, que é destinado apenas a agentes de viagem, além de funcionários de operadoras e agências de turismo, registrando até dois profissionais por CNPJ.

A partir de setembro, estarão abertas as inscrições para profissionais de outros segmentos. O custo será de R$ 121 até o dia 21 de outubro, quando se encerra o prazo de inscrição antecipada. 
No dia do evento, o valor passa para R$ 158. 

Pensando também no futuro do setor, o evento promove as inscrições para estudantes com um custo mais baixo, de R$ 98, com acesso à feira apenas no segundo dia, a partir das 16 horas. É permitida apenas a entrada de pessoas maiores de 16 anos.

Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial. 


Com uma feira de negócios que é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade, mais de 14 mil profissionais circulam pelos 17 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.500 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

MARTA ROSSI FAZ PALESTRA EM GRAMADO PARA MULHERES EMPREENDEDORAS, LEMBRA O COMEÇO DO FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO E SUGERE QUE AS EMPRESÁRIAS "DEVEM SER SEMPRE AS MELHORES E BUSCAR SEREM VISTAS E RECONHECIDAS POR ISSO"


 “Fico lisonjeada em fazer parte de um programa tão interessante e em falar para mulheres gramadenses, que já são, por natureza, empreendedoras”.

A confissão foi feita pela empresária Marta Rossi durante o Encontro Empresarial, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS) e a prefeitura de Gramado, que contou com mais de 60 mulheres.

Marta contou as dificuldades do início da vida profissional como funcionária em diversas empresas, até a criação da Marta Rossi & Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, em parceria com outro grande nome de empreendedorismo no município, Silvia Zorzanello, falecida em 2010.


Em uma ação voltada apenas para o público feminino e empreendedor, Marta falou sobre sua história e expertise no mundo dos negócios por quase duas horas, quando lembrou o início do principal evento da sua empresa, o Festival do Turismo de Gramado.

“Me considero uma mulher empreendedora porque, juntamente com Silvia, trouxe para Gramado uma ideia nova, um conceito novo. Nós duas vimos que poderíamos canalizar todo o nosso conhecimento e dedicação em prol de projetos próprios”, disse.

Marta sugeriu às mulheres presentes serem sempre melhores do que os outros e buscar serem vistas e reconhecidas por isso. enalteceu a equipe de trabalho que está ao seu redor, assim como seus sócios Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi, que comparou a uma orquestra: “Eu e meus sócios somos regentes de uma ótima orquestra, e como tais, sempre temos que ser exemplos profissionais”. 

Marta recebeu flores da primeira-dama de Gramado, Jandira Tissot.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

ATENÇÃO TRADE TURÍSTICO: O ANÚNCIO PUBLICADO ABAIXO É DA EMPRESA PORTUGUESA HELITUR TURISMO. VEJA SE LHE INTERESSA


Jacqueline Borba
Jacqueline Borba
Estamos estabelecendo “PARCERIAS” com Agências de Turismo nas diversas capitais do Brasil e América do Sul  Helitur Turismo em Portugal.
Jacqueline é adjunta de Direção Operacional na Helitur Turismo, em Portugal.


Contate pelo e-mail: jacklapa@mail.telepac.pt

(indicar e-mail para contato)
Ou pelo site:  http://heliturportugal.comunidades.net

CONVIDADA PELO SEBRAE-RS, A EMPRESÁRIA GAÚCHA MARTA ROSSI PARTICIPARÁ DO ENCONTRO EMPRESARIAL, UM BATE-PAPO ENTRE MULHERES, QUE ACONTECERÁ EM GRAMADO. NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA EM GRAMADO, ONDE MARTA PROMOVE O FESTIVAL DE TURISMO E A CHOCOFEST


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), em parceria com a prefeitura de Gramado, promoverá um encontro apenas para mulheres na sede das Damas de Caridade (Rua São Pedro, 85, Centro). 

O evento, denominado “Encontro Empresarial”, ocorre em todo o Brasil e contemplará empreendedoras da cidade. Nesta primeira edição, terá como palestrante a empresária Marta Rossi. 

A reunião ocorrerá no dia 15 de julho, próxima segunda-feira, às 10h30.

Marta dissertará sobre sua experiência profissional, o dia-a-dia da empresa e as principais dificuldades e obstáculos que o mercado impõe para os novos empreendedores. 

Segundo Rogério Rodrigues, gerente regional do Sebrae, o evento será muito produtivo: “Pelo relato de Marta Rossi, falando de sua jornada e sua experiência profissional, as participantes poderão ter uma real ideia da realidade de hoje para o empreendedorismo”. 

O foco maior do encontro é a troca de experiências entre diversas empresárias. Além disso, Rodrigues lembra que esta é uma ótima oportunidade de fazer novos contatos e estabelecer possíveis parcerias para o futuro, já que os participantes passaram por uma seleção bastante criteriosa.

“Fico lisonjeada em atender a um convite do Sebrae, instituição que tem sido, ao longo dos anos, parceira das micro e pequenas empresas de diferentes setores da economia, entre as quais se inclui o turismo. 

Levar minha expertise para o público feminino da Região das Hortênsias e trocar conhecimentos com empreendedoras de outros setores, será um momento ímpar de crescimento pessoal”, comenta Marta, que é diretora da Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, que fundou há 25 anos, ao lado da sócia, SÍlvia Zorzanello, falecida em 2010.

Hoje, ela conduz o escritório ao lado do filho de Silvia, Eduardo Zorzanello, e de seu filho, Marcus V. Rossi. 

Neste ano, foi a primeira empresa brasileira de eventos a se filiar à Organização Mundial do Turismo (OMT), um órgão das Nações Unidas. Entre outros eventos, é promotora do Chocofest e do Festival do Turismo de Gramado.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

O AGENTE DE VIAGENS GEORGE IRMES FOI REELEITO PARA REGER OS DESTINOS DA ABAV-RIO DE JANEIRO ATÉ 2015. ELE RECONHECE FALTA DE MÃO-DE-OBRA CAPACITADA E AUSÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DOS SETORES PRIVADO E PÚBLICO NO TURISMO.

Diretoria da ABAV-RJ reeleita para o biênio 2013-2015
“Os próximos anos serão primordiais para o fortalecimento do turismo no Rio de Janeiro e para a consolidação do destino. Precisamos de mão-de-obra capacitada para oferecer serviços de excelência e de muita sinergia entre o poder público e a parceria privada, para que possamos avançar de forma sustentável e planejada”.

A constatação é do agente de viagens George Irmes, após ser eleito para o segundo mandato à frente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAVC-RJ).

Líder da chapa 
União Nova Abav/RJ, reeleito por aclamação, George Irmes administrará os destinos da ABAV fluminense nos próximos dois anos.

Irmes revelou que os principais desafios da nova diretoria serão o aprimoramento profissional dos agentes de viagens, o aumento da competitividade das empresas de turismo e a maior aproximação com o poder público municipal e estadual.

A nova diretoria tem em sua formação representantes das principais áreas de atuação das agências de viagens: receptivo, 
exportativo, operadoras, câmbio e consolidadoras. 

A nova Diretoria ficou assim composta:
Presidente
George Irmes – Irmes Tours

Vice Presidente
Reinaldo Gama – Brazilian Connection

Diretora Administrativa
Teresa Cristina C.G. Fritsch – Carnaval Turismo

Diretor Financeiro e de Patrimônio
João Carlos Vilaça – Formula Turismo

Diretor de Turismo Especializado
Cezar Deterling – Mercury Tours

Diretora de Capacitação e Certificação
Rosele Fernandes – RBF Turismo

Diretor Adjunto de Exportativo
Leonardo Mignani – Ait Operadora

Diretor Adjunto de Receptivo
Salvador Saladino – Brazilian Summer

Conselho
Aldo Arthur Siviero – Premier Travel
Franklin Campos – ACC Tours
Marcos Zani – Tower Viagens
Vera Joppert - Turismo Clássico
Alexandre Lima – New It Club
Tânia Cesonis - Aloha Turismo
Ronaldo Malta – Alameda Turismo
Fábio da Luz – Esferatur
Ronaldo Lima – RL Turismo
Marcelo Jones Guimarães - Palmitur Turismo
Jacques Sitbon – Mister Tours Turismo
Marcelo Lemos – Laira Tours
Eduardo Araújo – Letur Turismo
José Hilário - AL Turismo
Alexandre Souto Maior – Agência Navegantes

Conselho de Ética,
Conciliação e Arbitragem
Antônio Valente – Tamoyo Internacional
Fábio Lima Duarte – Diplomat Services
Manoel Vieira – Rentamar Turismo
Suplente: Ricardo Werwie – RBW Agência de Turismo

Conselho Fiscal

Aldo Siviero – Premier Travel
Franklin Campos – ACC Tours
Fábio da Luz – Esferatur

Suplentes:
Alexandre Lima – Newit Club
Ronaldo Malta - Alameda Turismo

segunda-feira, 1 de julho de 2013

MARTA ROSSI, DIRETORA DO FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO, E UMA DAS MAIS RESPEITADAS EMPRESÁRIAS DO TRADE, ENTREGOU NO PARÁ O PRÊMIO DE JORNALISMO EM TURISMO "COMENDADOR MARQUES DOS REIS", NO PARÁ. NA OCASIÃO FORAM PREMIADAS REPORTAGENS E MATÉRIAS DE DIVERSOS ESTADOS E AINDA DA ALEMANHA E PORTUGAL

Marta Rossi entregou troféu ao catarinense Jefferson Severino, 2º colocado na categoria Webjornalismo(Foto:: Divulgação/Jeff Severino)

A noite de sexta-feira (28) foi marcada pela entrega de 15 trabalhos vencedores do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, no Boulevard das Feiras da Estação das Docas, em Belém (PA). 

Reunindo 89 concorrentes de todo o Brasil e Exterior, os profissionais de Imprensa do Pará foram o grande destaque, levando oito troféus. 

A diretora do Festival do Turismo de Gramado, empresária Marta Rossi, e outras personalidades que apoiam e contribuem para o desenvolvimento da atividade turística, foram homenageadas por seus serviços prestados com placas comemorativas. 

O filme alemão “Perdidos na Amazônia” – Verloren am Amazonas – gravado no Pará, também foi lançado em Belém para o público convidado. 

“É um importante reconhecimento aos profissionais da Imprensa que merece o nosso aplauso”, destaca Marta.

Ao todo, o Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” recebeu entre os trabalhos inscritos matérias e reportagens do Pará, São Paulo, Amazonas, Pernambuco, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Bahia, e de países como Alemanha e Portugal. 

Foram distribuídos R$ 115 mil em premiação, sendo R$ 10 mil aos primeiros colocados, R$ 8 mil a cada um dos segundos colocados e R$ 3 mil aos terceiros lugares.

O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, destacou o papel fundamental exercido pelos profissionais de imprensa. “A proposta foi uma: homenagear os profissionais que fazem o jornalismo. 
Que fazem o seu trabalho com amor e que, através dela, divulgam o Estado.” 

A presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa, agradeceu a todos os convidados, especialmente os concorrentes de fora do Estado. 

“Eles vêm de tão longe, merecem um abraço bem forte”. E resumiu como o prêmio é importante no trabalho desenvolvido a frente da empresa pública: “O objetivo principal da Paratur é tornar o Pará o principal destino turístico da Amazônia. E eventos como esse servem para isso. O Pará é essa obra prima que conhecemos. Ele merece e deve ser divulgado por profissionais assim tão competentes”, concluiu.

O Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” foi uma realização da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet-Pará), com apoio da Sedip/Setur, Sinjor, OS Pará 2000, Belemtur, Polo Joalheiro, Abrajet Nacional e patrocínio do Banpará.

Os vencedores

Fotojornalismo:
1º lugar: Anderson Coelho (Viva Bem/PR) – “As várias faces de Belém do Pará”.

2º lugar: Tarso Sarraf (Revista Amazônia Viva/PA) – “Amazônia Wake Surf”.

3º lugar: Fabrício Coleny (Revista Aldeia Amazônica/PA) – “Maiandeua”.

Radiojornalismo:
1º lugar: Edilene Mafra e Eliena Monteira (Rádio Amazonas/AM)– “Culinária paraense com sabores amazônicos agrada paladares exigentes”.

2º lugar: Celso Luis Freire e Cira Pinheiro (Rádio O Liberal CBN/PA) – “Conhecendo Belém gastando pouco”.

3º lugar: Cássia Nascimento (Rádio Cultura/PA) – “Ritmos de Vigia”.

Webjornalismo:
1º lugar: Bruno Magno (Portal ORM/PA) – “Belém do Pará: paisagens, cores e sabores que encantam”.

2º lugar: Jeff Severino (Colunaonline/SC) – “Pará – Cenário de rara beleza – A jóia da Amazônia”.

3º lugar: Susana Barros (Portal Mearim/MA) – “Pará: Um estado de parar o coração”

Jornalismo Impresso:
1º lugar: Danielle Zuquim Ribeiro Gonçalves (Revista Norte Brasil/PA) – “Belém do Pará: Conheça a metrópole da Amazônia”.

2º lugar: Patricia Brito e Paula Ribeiro (Revista UP/Portugal) – “Belém do Pará”.

3º lugar: Débora Rubin de Toledo (Revista Gol/SP) – “Mistura Fina”.

Telejornalismo:
1º lugar: Robson Fonseca, Felipe Marcos e André Mardock (TV Cultura/PA) – “Pau e Corda: Histórias de Carimbó”

2º lugar: Lygia Rocha e Felipe Cortez (TV Cultura/PA) – “Beneditos”.

3º lugar: Câmera Record (Record/SP) – “Pará: Natureza, força e alegria”