segunda-feira, 29 de julho de 2013

PALMAS, UMA CIDADE CERCADA DE ÁGUA E VERDE À BEIRA DO TOCANTINS, JOVEM, ESBANJANDO BELEZA NUM OCEANO REPRESADO

Texto e Fotos de Arnaldo Moreira

Uma capital com apenas 24 anos de vida - uma das poucas cidades brasileiras planejadas -, mas com significativos e belos sítios turísticos que justificaram a sua escolha para realização do 30º Congresso Brasileiro da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet), Palmas, a jovem capital de Tocantins, além da beleza natural de seus arredores e do seu conjunto urbano, de que faz parte o Museu de Luís Carlos Prestes, mostrou a simpatia, a agradabilidade e o dom de receber bem os visitantes.




Antigo território do extremo norte do estado de Goiás, o estado de Tocantins registrou um crescimento extraordinário na sua curta existência, Palmas passou de pouco mais de 24 mil habitantes, em 1991, para 250 mil, em 2012. 



Esse crescimento levou ao desenvolvimento da região e o poder público aposta agora no turismo como atividade econômica que pode render bons resultados para a região.



Além da capital, com suas praias de água doce às margens do Rio Tocantins, o imenso Lago de Palmas, onde se praticam esportes náuticos e se pode fazer um agradável passeio de lancha, o Parque Cesamar, e uma gastronomia diversificada, de que se destacam os pratos de tucunaré.



Enquanto as grandes cidades vivem às voltas com problemas de segurança pública, Palmas é considerada uma cidade segura, registrando 12,8 casos de homicídios por 100 mil habitantes, uma boa qualidade de vida e tem um amplo espaço urbano, comercial e industrial para se expandir e diversificar sua atividade econômica. 


Foto: Divulgação

Hoje, 90% da população de Palmas têm sua atividade ligada ao serviço público estadual, municipal e federal.   
  


A região, que foi durante séculos ocupada por índios de várias etnias, macro-jê, acroás, xacriabás, xavantes, caiapós, javaés, foi abalada por vários movimentos separatistas, em 1809 e 1821, e só foi dividida de Goiás, 70 anos depois quando, em 1988, o Congresso Nacional implantou o Estado de Tocantins com Miracema de Tocantins como capital, trocada para Palmas, em 1989. 



O Palácio Araguaia, sede do governo estadual, na Praça dos Girassóis, onde fica também a Assembleia Legislativa, é o principal edifício da capital.

Lago de Palmas


Barcos para passeios pelo lago.



Com temperaturas médias de 30 graus, a cidade tem privilegiadas áreas de lazer no Lago de Palmas, com oito km de extensão entre as suas margens, criado com a construção da Hidrelétrica de Lageado, localizada nos municípios de Miracema de Tocantins e Lageado, está a apenas 26 km da capital.



Foto: Divulgação

A região abriga ainda o Parque Estadual do Lageado, área de preservação ambiental que preserva os mananciais que abastecem a cidade, com acesso pela estrada de Aparecida do Rio Negro. As visitas ao parque precisam de autorização prévia do órgão ambiental estadual.

Palacinho





O Palacinho é outro ponto turístico de Palmas. Foi a primeira casa da cidade erguida em 1989, em madeira, e serviu de hospedagem às autoridades que inspecionavam as obras de construção da cidade.



A Palacinho, que tem perto uma capela, foi a primeira sede do governo estadual e residência do governador até as obras do Palácio Araguaia ficarem prontas e hoje, restaurado e tombado pelo patrimônio, abriga o Museu Histórico do Tocantins, pelo seu valor histórico, artístico e cultural.




O acervo do museu é composto por painéis históricos, salas dedicadas às etnias indígenas, festas religiosas, artefatos, mapas, documentos, fotos, artesanato, como o na foto ao lado de capim dourado, e vídeos.

Memorial Coluna Prestes




Construído para homenagear o movimento tenentista de 1922, o Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, depois de quase oito anos fechado para obras, voltou a funcionar.




A construção foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer numa área de 570.40m², e abriga um salão de exposições com peças originais da história da Coluna, um auditório com 87 lugares e salas para administração. 

Antes de entrar no prédio, o público tem acesso ao "Monumento aos 18 do Forte", assinado pelo escultor Maurício Bentes, e pela escultura em bronze "Cavaleiro da Luz", que representa Luiz Carlos Prestes. 






O acervo do Memorial é composto por fotografias, documentos e objetos pessoais doados pela família de Luiz Carlos Prestes que rememoram a marcha de 25 mil quilômetros feita pelo interior brasileiro, inclusive no Tocantins, entre os anos 20 e 30.


Clima


Localizada no Norte brasileiro, Palmas tem média das máximas em setembro é de 36 °C, e a das mínimas é de 22 °C, em julho, a média das temperaturas máximas atinge 33 °C, enquanto a das mínimas cai para 15 °C. 
Apesar de setembro ser o mês mais quente, as temperaturas mínimas maiores acontecem em março, com 24 °C. 



O mesmo acontece com julho (mês mais frio), onde a menor temperatura máxima acontece em março e fevereiro.




Relevo
Palmas é uma planície que se estende entre as serras do Carmo e do Lajeado e o lago que represa as águas do Rio Tocantins que fazem funcionar a Unisa Hidrelétrica do lajeado, a cerca de 54 km a norte da capital. 



A região é muito rica em água. Por ela passam o rio das Balsas, o Ribeirão das Pedras, o Ribeirão Taquaruçu, o Córrego Macaco e o Ribeirão Taquaruçu Grande.


Foto: Divulgação

A Ponte da Amizade e da Integração, mal conhecida pelo nome de batismo, Ponte Fernando Henrique Cardoso, localizada na rodovia TO-080, liga Palmas ao distrito de Luzimangues, no município de Porto Nacional, além da cidade vizinha de Paraíso de Tocantins e da rodovia BR-153. 


Foto: Divulgação


A obra, constituída de três pontes e quatro aterros, faz a travessia sobre o Rio Tocantins, sobre o lago formado pela UHE Lajeado. 

Porto Nacional



O turista encontra interessantes atrações em Porto Nacional, cidade fundada no século XVIII, com a chegada dos bandeirantes que chegaram ali à procura de ouro nas minas de ouro de Carmo e Pontal, criada em 1738.



Ali, aconteceu um grande massacre promovida por índios Xerentes do Alto Tocantins que se revoltaram contra os invasores e atacaram de surpresa o Arraial do Pontal, massacrando quase toda a população. 




Os sobreviventes do massacre ficaram à beira do Rio Tocantins, na margem direita, justamente no porto de passagem de transeuntes daquele arraial para o de Nossa Senhora do Carmo.



A navegação do Rio Tocantins foi um dos fatores que contribuiu, para o desenvolvimento acelerado daquele povoado. As grandes riquezas minerais eram levadas através do Rio Tocantins até Belém e de lá para Portugal

Em 1835 foi então criada, pela Lei Providencial nº 14, de 23 de Julho, a Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, padroeira da cidade até hoje. 
Porto Nacional, Natividade e Arraias são referências históricas do Estado.

 
Hotéis

Hotel dos Girassóis.

A cidade possui 24 hotéis de diversas categorias e diversos restaurantes, e entre eles pizzarias.

Voos
A cidade de Palmas é servida por voos da Tam, Gol e Azul.