domingo, 24 de março de 2013

HOTEL PORTOGALO NÃO É MAIS O MESMO E VENDE GATO POR LEBRE. APARTAMENTOS MOSTRAM UM HOTEL “CAIDAÇO” E, ACREDITE SE QUISER, NA RECEPÇÃO NÃO TEM NEM GUARDA-CHUVA, PARA PROTEGER OS HÓSPEDES EM MEIO A UM TEMPORAL. E O TELEFÉRICO NÃO INSPIRA CONFIANÇA...NENHUMA

A vista é formidável, mas a beleza é apenas exterior. O Portogalo está abandonado.

Depois de uma festa na casa de um amigo, em Angra dos Reis, ontem, sábado (24/3), hospedei-me, no começo da noite, no Hotel Portogalo, um dos mais conhecidos da região Costa Verde fluminense. Encontrei o estabelecimento em lamentável estado de deterioração física e de gestão.

A tarifa, porém, de R$ 367,00, em apartamento standart, é incompatível com o oferecido pelo hotel. Diria que uma diária entre R$ 150 e R$ 170 seria justa. 


Decidi contar aos leitores do Blog, do Facebook, Twitter e Linkedin esta experiência para alertá-los sobre as atuais condições do Portogalo Suíte Hotel, localizado na Rodovia Rio-Santos - BR 101, KM 457 - Angra dos Reis - Rio de Janeiro.

A primeira falha ocorreu logo no check- in. A reserva feita e paga, na quinta-feira (21/3), não foi encontrada pela recepção. Tudo bem, isso acontece, mas a de dois casais que estavam chegando na mesma hora também não aparecia no sistema e só foram encontradas contra a apresentação do comprovante de pagamento.

Ao chegar no apartamento 211, notava-se como se costuma dizer “um hotel caidaço”. A tv, antiga, não funcionava, os travesseiros de péssima qualidade, o ar condicionado ainda daqueles de parede, barulhento, o banheiro bem iluminado, mas com os azulejos trincados, mal cuidados.Os móveis ralados. Uma vergonha.


O abajur do canto do apartamento 212 não funcionava.
Reclamei e a recepção trocou-me de quarto para o 212, uma suíte ampla, mas igualmente desleixada e abandonada como o apartamento anterior. 

O banheiro muito mal cuidado no aspeto físico e higiênico, como o do quarto 211. Pelo odor, o hotel vem economizando produtos de limpeza na higienização dos banheiros.


Em pequenas coisas verifica-se o desleixo a que o Portogalo está votado: as cadeiras de palhinha com os assentos danificados e nem isso os donos do hotel consertam. 

No apartamento 212, a tv é moderna, de LCD, mas o ar antigo e barulhento, como o do quarto anterior, e dificulta o pegar no sono.

Em dado momento precisei voltar ao estacionamento para pegar, no carro, um objeto que havia lá deixado, chovia muito, uma chuva intensa acompanhada de trovoada. Mas. o hotel com certeza teria guarda-chuva.

A resposta do recepcionista foi péssima e decepcionante: “Senhor, não temos guarda-chuvas”. E, assim, lá fui debaixo do temporal até o carro. Não precisa dizer o estado em que cheguei no apartamento...

Conheço o Hotel Portugalo há mais de 25 anos, já me hospedei nele no passado e confesso que fiquei triste com o que vi in locco. Depois do banho, resolvi escrever esta crônica, antes de deitar.

A chuva continua caindo intensa e a trovoada, forte, ora mais perto, ora mais longe, insiste em não se afastar e a luz já ameaçou apagar pelos menos três vezes. 


Teleférico 
De manhã, pensei em pegar o teleférico para descer até à praia, já que a chuva havia parado, mas ao olhar as cadeirinhas enferrujadas perdi a vontade, na hora. O teleférico não inspira a menor confiança.

Mas, os problemas não acabam por aí e a sugestão é que o Corpo de Bombeiros realize uma vistoria nas instalações. As escadas, de acesso aos apartamentos, no andar abaixo da recepção, não possuem corrimão, nem rampas e o teleférico merece uma olhada atenta.


Numa noite de chuva como a de ontem, a escada fica encharcada e escorregadia e o hóspede à mercê da sorte, graças à irresponsabilidade dos donos do Portugallo.

Cuidados antes da reserva
Sugiro a todos os leitores - e que estes repassem a informação a seus amigos e conhecidos - que não consultem apenas o site do hotel. 


Antes de realizar a reserva, devem conhecer as opiniões dos hóspedes que registraram sua insatisfação no site Reclame Aqui:
http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=29905&tp=9403f4c8cd5af61c485541e9444950c069c79ffa&subtp=c92a9bc341d739044ff5400661d44a60a808be22.

É uma pena vermos um estabelecimento hoteleiro como o Portogalo se deteriorando sem que os donos tomem nenhuma atitude para o recuperar
. Mas, o mais grave é que o Portogalo vende no site o que não entrega ao cliente. Isso é crime previsto no Código de Defesa do Consumidor.