sábado, 29 de outubro de 2011

Prova de vinhos portugueses no Hotel Pestana, do Rio

A Comissão Vitivinícola da Região de Trás-os-Montes promoverá na próxima segunda-feira, dia 31, das 16 às 20 horas, no Hotel Pestana, da Avenida Atllântica, no Rio de Janeiro, uma prova de vinhos portugueses da região do Norte de Portugal. O evento é aberto ao público. 


Francisco Pavão, um dos membros da Vitivinícola, explicou que  objetivo é aumentar as exportações dos vinhos da região em mercados tão exigentes, como o Brasil e a Suíça, países onde o Projeto de Promoção se propõe a realizar eventos semelhantes ao de segunda-feira, durante os próximos três anos.

"A Promoção é fundamental para divulgar a região, os vinhos e os agentes económicos de forma a potenciar a exportação", frisou Francisco.

A Acção de Promoção dos Vinhos de Trás-os-Montes, ocorrerá também em São Paulo, no 3 de Novembro.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

CEARÁ VENDE SEU PEIXE - O TURISMO - NO EXTERIOR


Lagoinha é uma das belas praias cearences
O Secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Pinheiro Maiarevela que na próxima semana o Ceará, via Secretaria de Estado de Turismo, participará de eventos em dois importantes países para o Turismo brasileiro com acões promocionais: na Argentina, na Feira Internacional de Turismo e, na Inglaterra, na super importante WTM. 

sábado, 22 de outubro de 2011

PARTICIPE DO 2° WFIT EM FORTALEZA PROPÕE SOLUÇÕES BASEADAS EM SOFTWARE LIVRE

O desenvolvimento e o uso de soluções baseadas em Software Livre estará em debate novamente, em Fortaleza, no 2º Workshop F13 de Inovações Tecnológicas – 2° WFIT, que acontecerá de 24 a 27 do próximo mês de Novembro. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas pelo site: http://wfit.f13.com.br/ (clique e abra o site).

O WFIT  pretende reunir a comunidade profissional e estudantil, principalmente do Ceará, interessada no desenvolvimento e aplicação de Software Livre para o compartilhamento de experiências e conhecimento, estimulando o uso crescente desta tecnologia e gerando o aprimoramento estratégico de profissionais da área. 

Os palestrantes serão:  Alexandre Figueiredo (Analista de Sistemas  do Grupo M Dias Branco), Maurício Pretto (Diretor da Canonical para a América Latina), Adilson Oliveira (Engenheiro Ubuntu/Canonical no Brasil), Marco Moniz (Diretor da M2M Solutions), Hilano Fernandes (Diretor HX Brasil, representante Dell no Ceará).

O WFIT que vem com a proposta de ser o principal evento de software livre do Estado do Ceará, apresentando debates
acontecerá no hotel Golden Tulip Iate Plaza (Avenida Beira Mar, 4753 - Mucuripe - Fortaleza CE ) e na sede da F13 Tecnologia (R. Padre Valdevino, 526 - Centro - Fortaleza-CE).
Maiores informações no site do evento. 



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Abav 2011 cresce 20% em três anos

Edição do próximo ano
será em 24, 25 e 26 de outubro
A Feira das Américas – Abav 2011 cresceu quase 20% neste triênio.  A edição do evento, que foi realizada de 19 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro, teve 822 expositores. Mesmo com a crise econômica mundial, em 2011, a associação comercializou mais 85 espaços na maior feira de turismo da América Latina.

O número de visitantes também cresceu em relação aos anos anteriores. Até às 15h da sexta-feira (21/10), 23.712 pessoas estiveram na feira. Mesmo sendo um dado parcial, esse número é superior ao total de 2009, quando o evento recebeu 23.671 visitantes.

A participação internacional também aumentou. 45 paises estiveram presentes na feira.  Entre as participações, tiveram destaque a visita de gestores e representantes políticos como o governador da Flórida, Rick Scott, e o Cônsul do México no Brasil, Armando Arriziola.

Mudanças para 2012
A Feira das Américas – ABAV 2012 e o 40º Congresso Brasileiro da ABAV serão realizados nos dias 24, 25 e 26 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro. O presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, revelou mudanças na infraestrutura do local que deverão aumentar o tempo de permanência dos visitantes na área dos estandes.

“O Riocentro passará por uma grande reforma. As novas instalações permitirão que o congresso seja realizado em salas dentro dos pavilhões de exposição. Com menos distâncias nas áreas úteis, os visitantes terão maior comodidade. O pavilhão 5 – mais afastado dos demais – deverá receber apenas a cerimônia de abertura”, previu o presidente da ABAV Nacional na coletiva de imprensa que encerrou o evento.

O presidente defendeu a importância de manter o evento no eixo Rio - São Paulo. “Começamos a organizar cada edição dos nossos eventos com muita antecedência. Feiras e congressos itinerantes são vulneráveis a política regional e as diferenças estruturais de cada estado”, disse ele.

Abav 2011: Brasil precisa investir na acessibilidade do turismo

Apesar de o Brasil ter mais de 28 milhões de pessoas com deficiência, hotéis, meios de transporte e pontos turísticos nacionais não estão preparados para receber esse público. Esses e outros dados foram divulgados na oficina “Adaptabilidade: um viajante diferenciado. Recomendações práticas para hotéis, atrações e companhias aéreas”, ministrada por Ricardo Shimosakai, do blog Turismo Adaptado, nesta sexta-feira, no o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011.

“Esse número é equivalente a 1 bilhão de pessoas deficientes no mundo. É um nicho pouco explorado no País, mas que precisa ser levado em consideração o quanto antes, nem que seja somente voltado para o empreendedorismo”, alertou Ricardo, que é cadeirante e já viajou para muitos países.

A informação é o maior presente nesse nicho de mercado, mesmo porque, às vezes, nem o próprio deficiente sabe como utilizar a acessibilidade oferecida pelos poucos hotéis nacionais. Segundo Ricardo, é complicado se sentir seguro num País em que o selo de acessibilidade é usado de forma errada. “Já vi hotéis com o selo sem uma cadeira de banho ou com profissionais orientados a não mexer nos móveis, pensando nos cegos. Sem falar que quando um hotel tem quarto adaptado é somente um”, contou.



O transporte também faz parte do pacote turístico acessível, como ônibus adaptados e metrô com rampa, como as estações de São Paulo. Quando se fala em grandes eventos no Brasil para daqui a cinco anos ao todo é importante destacar também a Paraolimpíada de 2016. 


Atletas com deficiências diversas delegações esperam encontrar oportunidade de iguais, a começar nos aeroportos que precisarão de profissionais capacitados para atender cadeirantes e pessoas com outros tipos de deficiência vindos em qualquer companhia aérea, além de equipamentos de segurança e locomoção.


Em locais naturais, como os parques, monitores e guias também devem ser preparados para esse atendimento especial, inclusive em locais tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Muitos não sabem, mas o órgão tem uma portaria sobre acessibilidade aos locais tombados. 


É essencial o portador de deficiência ter autonomia e isso gera qualidade de vida”, comentou Ricardo, alertando. “Não é caro fazer essa adequação, depende mais da boa vontade de todos. Se tivermos qualidade nesse tipo de serviço, mas estrangeiros vão querer conhecer o Brasil”.

Abav 2011 discute a importância da acessibilidade de transporte no RJ

Até a Olimpíada de 2016, o Governo Federal investirá mais de R$ 7 bilhões em corredores exclusivos de ônibus, estações de transferência, terminais e monitoramento de BRT’s (Bus Rapid Transit) para garantir um bom funcionamento do tráfego na cidade do Rio de Janeiro. Durante esse período, a cidade deve receber mais que o dobro de turistas. 


Para Waldir Peres, superintendente da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos da Secretaria de Estado de Transportes, esses investimentos precisam acontecer o quanto antes, já que a frota de carros deve ultrapassar os 3 milhões de veículos de passeio para daqui a cinco anos. O tema foi discutido no 39⁰ Congresso Brasileiro de Agências de Viagens – Abav 2011.


Peres, que ficou à frente da oficina “As Olimpíadas 2016 – A acessibilidade de transporte no Rio de Janeiro impacta o seu negócio”, nesta sexta-feira (21), disse que os agentes de viagens devem enfatizar o meio de transporte na hora da venda de pacotes para os grandes eventos que acontecerão no Brasil, como a própria Olimpíada. Segundo ele, uma prova disso é a exposição de um ônibus da nova frota em frente ao condomínio Novo Leblon, na Barra da Tijuca. 


“Mais de 500 carros novos, adquiridos ou renovados de trens e metrôs, vão funcionar”, afirmou Peres.
Também está sendo feito um projeto de reestruturação do sistema hidroviário para dar suporte aos projetos olímpicos: novas barcas levarão apenas 12 minutos para atravessar a Baía de Guanabara, três minutos a menos do que levam hoje. Já o Caminho Niemeyer abrigará a Linha 3 do metrô, que vão da Praça Araribóia até o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) em Itaboraí. “Ela terá dois pisos: no primeiro será feito o embarque e no segundo, o desembarque”, descreveu o superintendente.


A visita a favelas pacificadas, como Cantagalo e Complexo do Alemão, também vão integrar o roteiro organizado para os turistas que virão especialmente para a Olimpíada. “O teleférico já inaugurado no Alemão permitirá a visita panorâmica à favela, assim como o elevador do Cantagalo”, lembrou. 


Outra série de ações é prevista para que haja uma melhor qualidade do ar inspirado e uma paisagem do Rio de Janeiro mais atraente, sem o aspecto amarelado influenciado pela poluição. Para isso, o Governo promoverá passeios turísticos ecológicos para difundir o uso da bicicleta e diminuir o uso diário de carros de passeio, por exemplo.

Abav 2011: Turismo de Saúde movimenta US$ 60 bilhões no mundo

Mariana Palha, co-fundadora e diretora da Medical Travel Brasil e criadora do projeto da primeira plataforma de turismo na saúde privada do Brasil, a BrazilHealth, apresentou uma nova oportunidade no  mercado de turismo: o segmento saúde. O tema foi discutido no 39⁰ Congresso Brasileiro de Agências de Viagens – Abav 2011.


É um mercado que, atualmente, movimenta cerca de US$ 60 bilhões em todo o mundo e, segundo Palha, é um bolo que o Brasil está deixando de ganhar sua fatia. A intenção do BrazilHealth é promover o Brasil como um país de excelência em saúde. "Muitos hospitais, principalmente em São Paulo, buscam suas expansões para abocanhar essa fatia e, só neste ano e no ano, a estimativa é de R$ 1 bi em investimentos em expansão dos hospitais".


Segundo a palestrante, para a implantação desse projeto no País, o Ministério da Saúde e o Ministério do Turismo, pela primeira vez, dialogaram para encontrar viabilidade neste projeto. “Esse é um mercado que cresce no mundo todo e que o Brasil tem potencial”, afirmou.

É um conteúdo novo e, segundo a palestrante, polêmico no meio médico. "Para os médicos brasileiros, o turismo é voltado apenas para o lazer. Mas nós, que trabalhamos com isso, sabemos que não é e que pode ser lucrativo", ressalta. 



O mercado do turismo de saúde, ou turismo médico, abrange tanto o turista regional quanto o internacional. "Paciente de todo o mundo, principalmente os americanos e canadenses, buscam tratamentos em outros lugares por causa do alto custo da rede médica de seus países e por não terem planos de saúde. No Brasil, os americanos conseguiriam economizar cerca de 50% com tratamentos médicos, por exemplo", esclarece Mariana.

O paciente turista gasta o dobro que um turista comum, além disso, os tratamentos são pagos como particulares. "Os médicos ganham mais, os hospitais ganham mais, a rede de saúde brasileira lucra". Além disso, os hospitais que terão a chance de entrar nessa rota, precisarão ter certificado internacional conhecido como Acreditação Hospitalar.

Além dos investimentos, existem desafios que precisam ser superados para que este projeto seja sucesso no Brasil, como por exemplo, a preocupação com a qualidade da medicina oferecida, a logística, desde a chegada até a saída, incluindo um follow up desse paciente.



Dentre os tratamentos mais procurados pelo paciente turista são: plástica, odontologia, cardiologia, clínica médica e cirurgia de estômago. "No Canadá, um paciente que precisa de cirurgia bariátrica (de estômago) pode esperar até cinco anos. Isso pode ser um atrativo para o paciente vir para o Brasil", acredita Mariana que vai além: "Por que não fazer uma parceria com uma clínica de plástica ou de odontologia, por exemplo, oferecendo estes serviços como um diferencial da sua agência?".

Uma das preocupações dos agentes de viagens presentes foi a possibilidade desse projeto saturar os atendimentos na rede de saúde brasileira. "Na conversa com os ministros da Saúde Temporão (ex-ministro) e Padilha (atual), essa foi a maior preocupação. 



Mas a ideia é garantir a lucratividade dos hospitais com dinheiro estrangeiro que possibilite melhorar a saúde servida para os brasileiros”, informa. Inclusive, tratamentos que exigem transplantes de órgãos não serão aceitos por questões legais. "Órgãos não podem ser vendidos e existe uma fila de brasileiros que não podem ser prejudicados pela busca de estrangeiros", garante.

Outra dúvida do público foi com relação a participação dos agentes na busca por esse público. "A hora certa de entrar em contato é agora, pois a todo momento pacientes do mundo todo procuram preços e oportunidades para se tratarem. A agência que já oferece esse tipo de serviço, adiantando valores, sai na frente e garante fechamento de negócios mais rápido", finaliza.

Abav 2011: Turismo Rural busca profissional moderno e qualificado

O Turismo Rural, expoente oportunidade de negócio para o Brasil, foi tema da oficina do último dia do 39º Congresso da Associação Brasileira das Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011, de 19 a 21 de outubro, no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro. A palestrante Andreia Roque, professora mestre em Desenvolvimento Regional, propôs aos participantes um novo olhar sobre o segmento, que pode ser moderno sem perder a ruralidade.


O Brasil está na quarta posição mundial no desenvolvimento da atividade, atrás de Portugal, Espanha e Argentina. Levantamento feito com 45 empresas do setor que participaram da Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur), em setembro deste ano, aponta que até 2014 o País avançará no ranking. “Nosso histórico de maior produtor agrícola mundial aliado ao momento do turismo brasileiro, coloca o país no potencial máximo para alcançar a primeira posição”. A tendência ficou clara durante a 3ª Rodada de Negócios de Turismo Rural, na qual foram gerados R$ 3,6 milhões em negócios.


O crescimento da demanda virá acompanhado de um aumento do nível de exigência por excelência nos serviços e da inserção do Turismo Rural como atividade participante do universo do turismo brasileiro. “Trata-se de um grande desafio que, vencido, deve fortalecer as empresas, gerando mais empregos e faturamento”, disse Andreia.


Iniciado na Região Sul do Brasil, o Turismo Rural está presente na maioria dos estados brasileiros. De acordo com empresários do setor, 30% dos clientes têm origem regional, 26%, estadual, 25% do exterior e 19% vêm de outros estados. Dentre os produtos oferecidos, o Turismo Rural Pedagógico e o Agroturismo despontam como os mais procurados. Para Andreia, chama atenção a participação do turista estrangeiro, o que demonstra que ele está interessado em conhecer a cultura brasileira, intimamente ligada ao turismo rural.


Segundo o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural – Idestur (www.idestur.org.br), 18 estados apresentam produtos focando desenvolvimento local e comercialização com o universo turístico. O estudo foi feito em parceria com o Sebrae (www.sebrae.com.br) e deu origem ao Panorama Empresarial do Turismo Rural.

TAP E ETHIAD ANUNCIAM ACORDO DE CODE-SHARE

Abu Dabi é novo destino da TAP


A TAP passa a oferecer aos seus clientes, pela primeira vez, ligações fáceis e convenientes a partir de Portugal para Abu Dabi, nos EAU. De igual modo, a Ethiad oferecerá aos respectivos clientes um conjunto de novas opções de voos para os seguintes destinos em Portugal: Lisboa, Porto, Faro e Funchal. A TAP Portugal e a Etihad Airways, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, assinaram um novo acordo de code-share, no último dia 15.


“A TAP tem promovido ativamente a dinamização de novos e mais diversificados serviços de qualidade aos seus clientes em nível mundial. Com este novo acordo estabelecido com a Etihad, a TAP estende, pela primeira vez, a sua presença aos Emirados Árabes Unidos, oferecendo não só ligações mais rápidas e convenientes entre Portugal e a região do Golfo, mas atraindo e assegurando também o transporte através da sua própria rede a novos fluxos de passageiros, com base nas funcionalidades proporcionadas pelo seu hub em Lisboa”, afirmou Fernando Pinto, presidente-executivo da TAP (foto).

Através desta cooperação, a TAP disponibiliza agora ligações para Abu Dabi, colocando o seu código nos voos da Etihad operados para / de Bruxelas, Dusseldorf, Frankfurt, Genebra, Londres-Heathrow e Milão-Malpensa; enquanto, por seu turno, a Etihad colocará também o seu código de voo ‘EY’ nos serviços da TAP operados de Lisboa para Bruxelas, Dusseldorf, Faro, Frankfurt, Funchal, Genebra, Londres, Milão e Porto, assim como nos voos da companhia que ligam o Porto a Bruxelas e Genebra.

James Hogan, CEO da Etihad Airways, disse: “Este novo code-share ilustra a ambição crescente da Etihad na Europa. Abre o acesso a quatro destinos-chave em Portugal, que desejávamos há muito tempo oferecer aos nossos clientes, e estamos assim certos de que as ligações e experiência de voo impecável oferecida tanto pela Etihad como pela TAP vão atrair os passageiros que viajam em negócios ou lazer”.

VOOS TAP PARA A MADEIRA POR 36 EUROS

A TAP tem promoção de voos para a Madeira, à partida de Lisboa e Porto, por 36 euros por percurso, com todas as taxas incluídas, válida para reservas até 6 de Novembro e viagens entre 15 de Janeiro e 31 de Maio (exclui-se o período de 23 de Março a 15 de Abril).

A campanha publicitária desta promoção está presente em vários suportes, em Portugal, e é a primeira a resultar do casting interno realizado por trabalhadores da TAP e familiares. É financiada pela TAP, em parceria com a ANAM (Aeroportos da Madeira) e Secretaria Regional de Turismo e Transportes da Madeira (SRTT), no âmbito da relação de compromisso de promoção do Turismo nacional assumido pela TAP.

A campanha está sujeita a condições especiais e tem lugares limitados. Reservas e compras válidas em www.flytap.com. Outras informações disponibilizadas através da Central de Reservas da TAP (707 205 700) ou nos Agentes de Viagens.



Locadoras de Automóveis fomentam negócios na Abav 2001

Serviço essencial para agentes de viagens e operadores de turismo, o segmento de locação de automóveis marca presença e mostra as novidades no 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011 que termina no dia 21 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro.


Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), somente 2% da arrecadação de uma agência é proveniente de serviços de locação de automóveis. Isso aponta uma oportunidade que pode ser melhor trabalhada pelos profissionais do trade. Preocupadas com esses números, empresas do setor de aluguel de carros escolheram a Feira das Américas com a finalidade de arrecadar novos clientes corporativos, promover fidelização e orientar os profissionais sobre seus novos produtos e campanhas.


A Localiza, que expõe no evento há 19 anos, está com um estande com cerca de 100 metros quadrados, localizado no Pavilhão 4. A empresa reformulou sua estratégia de marketing e trouxe para Feira um carro esportivo automático, seu recente lançamento para locações. Além disso, preparou para os seus visitantes uma atividade tecnológica interativa, onde o mesmo participa de um jogo que tem como intuito um treinamento rápido sobre argumentos de vendas.


“Ao participar da atividade, a pessoa testa seus conhecimentos de uma forma lúdica e potencializa suas habilidades para o momento de captar um futuro cliente”, explica a gerente de Canais de Distribuição, Cristina Vaz. “Nossa estratégia está sendo muito positiva. Recebemos muitos profissionais que são nossos parceiros do trade e assim esperamos aumentar a porcentagem de negócios referentes ao aluguel de carros no mercado de turismo”, completa.


Outra empresa de aluguel de carros presente nesta edição é a Movida, relativamente nova no mercado. “Em outubro de 2006, a Movida foi lançada no mercado, exatamente na Abav. Hoje, a nossa marca-conceito que tem um perfil jovem e voltado para as empresas, tem entre nossos clientes 70% de corporativo e 30% de pessoas físicas”, contou a diretora de Marketing e Corporativo, Lucila Castro.


Com bases firmes na transparência e sustentabilidade, a empresa expõe o programa CarbonFree, que tange a neutralização de CO² emitidos pelos veículos alugados com o plantio de árvores. A diretora considera a feira fundamental para a ampliação dos negócios. “Mantemos sempre o nosso estande na Abav, pois aqui reforçamos o contato com nossos clientes”, garante a executiva.


A tradicional Unidas, fundada há 26 anos, montou em seu estande um Game Show interativo para testar os conhecimentos dos agentes sobre o seu portal de reservas online. Além de jogar, os visitantes vão conhecer as campanhas e promoções da organização.

A Hertz promove sua ação de relacionamento no espaço compartilhado da SP Turismo e Convention Bureau de São Paulo e montou para seu visitante o Fun Click, uma interessante brincadeira onde o agente tem sua imagem registrada por um fotógrafo e recebe, na hora, uma fotomontagem em um carro esportivo tendo como fundo temas da cidade de São Paulo.


British Airways oferece tarifa especial para a Europa

A tarifa promocional é a partir de US$ 858 para saídas de São Paulo e Rio de Janeiro

A British Airways está lançando hoje tarifas promocionais para quem viajar para Europa antes da alta temporada de fim de ano. O valor do bilhete em classe econômica, cabine World Traveller, será a partir de US$ 858,00 mais as taxas aeroportuárias; e para classe econômica superior, cabine World Traveller Plus, sai por US$ 1.498,00 mais as taxas aeroportuárias para as principais capitais e cidades européias, como Londres, Paris, Roma, Amsterdã, Lisboa, Berlin, Frankfurt, Roma, entre outras.


A promoção é válida para as reservas e emissões realizadas entre 17 de outubro e 4 de novembro e embarques dos dias 31 de outubro até 14 de dezembro de 2011. A British Airways conta com voos diários entre São Paulo e Londres e, a partir do dia 30 de outubro, seis  vezes por semana entre o Rio de Janeiro e a capital inglesa.


Reservas e consultas de destinos: www.ba-sbc.com, Central de Atendimento 0800 761 0885, ou consulte o seu agente de viagens.
British Airways dobra sua oferta de voos Rio de Janeiro – Londres

Com o aumento, serão seis voos por semana a partir de outubro


A British Airways anuncia que passará a operar seis voos por semana entre Rio de Janeiro e Londres Heathrow a partir de 30 de outubro de 2011, o que representará o dobro da oferta, já que atualmente conta com três voos por semana a partir da capital carioca.



“Esse é um incremento significativo para o transporte de passageiros e carga entre o Brasil e o Reino Unido. O aumento
do tráfego e da demanda por maior capacidade é claramente um resultado do crescimento da economia brasileira,” afirma Julie Kyse, vice-presidente da British Airways para América Latina e Caribe.


Os voos Rio-Londres serão diários, com exceção das segundas-feiras, operados por uma aeronave Boeing 777-200, com três classes, capacidade para 275 passageiros e a seguinte configuração: 48 na Club World (classe executiva), 24 na World Traveller Plus (econômica premium) e 203 na World Traveller (econômica).


O Boeing 777 transporta aproximadamente 20 toneladas de carga, e o incremento na capacidade aumentará a oportunidade de negócios entre o Reino Unido e o Brasil, cuja economia está em excelente fase de crescimento.


“A British Airways está há muito tempo com a atenção voltada para o Brasil em função da conjuntura econômica favorável dos últimos anos. Após o incremento da oferta de assentos para o Rio de Janeiro em outubro de 2011, a companhia terá dobrado sua capacidade para o mercado brasileiro, já que o desmembramento da rota São Paulo – Buenos Aires que ocorreu em março deste ano também gerou uma oferta aproximada de 100% a mais de assentos”, afirma José Coimbra, diretor comercial da British Airways no Brasil. 


A conexão Londres – Rio de Janeiro é essencial,
tendo em vista os próximos eventos que acontecerão na cidade, principalmente os Jogos Olímpicos e a Copa do
Mundo. “O intercâmbio de negócios e a troca de experiências certamente serão fomentados.”


O voo BA 248 que sai do Rio de Janeiro para Londres, parte às 23h25 e chega às 12h35 do dia seguinte no Terminal 5 do aeroporto de Londres Heathrow. O voo 249, de Londres para o Rio, sai às 12h15 e chega ao Rio às 21h55 do mesmo dia.


Para mais informações, acesse www.ba.com, entre em contato pelo 0800 761 0885 ou consulte seu agente de viagens.



Novos destinos brasileiros marcam presença Abav 2011

De olho nos agentes e operadoras que trabalham com turismo exportativo nacional, os principais estados brasileiros venderam seu peixe na Feira das Américas Abav 2011, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Muito aproveitaram o maior salão de turismo das Américas para apresentar novas rotas, reformulações de velhos conhecidos roteiros e divulgar novos empreendimentos, além de promover a cultura e a gastronomia local.

A Região Nordeste, os estados da Paraíba, Sergipe e Pernambuco representam as maiores novidades da Feira para a região. Pernambuco lançou na Feira das Américas uma programação especial de Natal na cidade de Gravatá, intitulada a Suíça do Agreste. Com o tema "Sonhos da Pastorinha Diana", o evento promete diversificar a oferta turística do estado, fomentando as baixas temporadas. Em Sergipe, o verão também chama as praias, mas foi o Reveillon, anunciado no primeiro dia do evento, que ganhou destaque.

A Paraíba destacou o potencial de seu litoral. "Além das praias, a capital paraibana é considerada a cidade mais segura do País, onde qualquer um pode passear a qualquer hora do dia e da noite sem medo", afirma a presidente da Empresa Paraibana de Turismo S/A (PBTUR), Ruth Avelino.

Dentre as grandes expectativas dos expositores do estado de Tocantins está divulgação entre os agentes do potencial turístico das novas rotas para a cidade do Cantão. "Acreditamos que esse será o nosso próximo pólo turístico porque une três biomas em uma região só: o cerrado, o pantanal e o rio Amazonas", diz Luciano Cohen, agente de turismo da região de Palmas. A maior necessidade de Cantão é a criação e comercialização de novos roteiros para a região. Atualmente, apenas uma agência no Brasil trabalha esta rota.

Minas Gerais e Mato Grosso do Sul também tem grandes expectativas em torno de um projeto que está em construção em Campo Grande: o Aquário do Pantanal, que será o maior aquário de água doce do Brasil. Com previsão para 2013, o empreendimento deve atrair o dobro de turistas para a região. “Esta atração será o terceiro ícone turístico do estado e não será apenas bonito, mas terá a função de servir para a conscientização da preservação do meio ambiente e de fomentar pesquisas”, afirmou a presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Nilde Brun.

A Capital do País, Brasília, está investindo no turismo místico e apresentou no seu estande uma réplica do templo, que considerada uma das sete maravilhas do mundo. O monumento recebe, em média, um milhão de pessoas por ano. "Nossa intenção é trazer para o público uma visão diferente de Brasília, tão marcada pela política, e mostrar que existe muito o que conhecer na capital do País".

Santa Catarina destacou o Carnevale di Venezia, realizado na cidade de Nova Veneza. Para essa Feira da Abav 2011, os arlequins, bobos da corte, bufões e colombinas desfilam seus trajes chamando a atenção para a festa da Gastronomia Típica Italiana que acontece anualmente no mês de junho.



Estados apostam na diversificação  
O Rio de Janeiro investiu na interiorização do turismo, expandindo a imagem da capital para as demais "cidades maravilhosas" do estado. Com rotas curtas e paisagens que alternam serra e mar, a Secretaria de Turismo do Rio (TurisRio) investiu no oferecimento de destinos alternativos neste ciclo inicial dos grandes eventos que a capital sediará em 2014 e 2016.


Em um simulador, os visitantes da Feira das Américas puderam fazer um passeio virtual de asa delta costeando o litoral de Parati até o Corcovado. Somente no primeiro dia, 600 pessoas visitaram a atração. 


O diretor de Marketing da TurisRio, Guto Graça, empolgou-se com as oportunidades que o Rio trouxe para o turismo: "Sempre fomos uma porta de entrada para o turista estrangeiro, mas hoje podemos ser a porta de saída para as demais cidades do estado", comenta.

O Espírito Santo trouxe para a ABAV a campanha "Estilos", incentivada pela secretaria de Turismo do Estado, que promove roteiros especializados para diferentes estilos:  aventura, religioso, cultural, serra e praia. 



A ideia é apresentar um estado mais versátil para o turista e oferecer novas oportunidades de negócios para os agentes de viagens, que ganharam uma campanha de incentivo especifica.  Após um cadastro no site da Secretaria de Turismo do Espírito Santo, o agente que mais vender pacotes do destino, concorre a prêmios mensais.

O Paraná ofereceu um cardápio de roteiros para servir vários segmentos, como Ecoturismo, Gastronomia, Lazer e Aventura. Com o slogan "Paraná: você ainda não viu tudo", a secretaria de Turismo busca motivar o turista a esticar suas viagens com programação para serra, litoral e a capital, Curitiba.


Operadores fazem balanço da Feira das Américas

A oportunidade de receber os agentes de viagem é, para os expositores, a garantia de futuros bons negócios. Essa expectativa está sendo alcançada durante o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Feira das Américas Abav 2011, no Rio de Janeiro, que recebe cerca de 24 mil visitantes e 700 empresas de turismo que buscam a visibilidade e novos contatos.


Para André Gonzaga, gerente de marketing da CVC, a maior operadora de viagens da América Latina, estar próximo dos concorrentes e ter sua marca vista pelos agentes de viagem é o que garante o sucesso do investimento na exposição. Acostumada a participar do evento, a gerente Gilca Scoralick, da operadora Visual Turismo, percebeu que o movimento deste ano está melhor que o ano passado. 


Ela elogiou o espaço reservado para o expositor associado da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa ficou mais visível e organizado. "As operadoras estão com espaço muito bom, além de um corredor bem movimentado e isso ajudou as agências ganharem confiança dos agentes de viagem", disse.


Segundo o operador Jorge Castro, da Shangri-La, nos dois primeiros dias de Feira das Américas, foram recebidos cerca de mil a 1.500 visitantes no seu estande. A operadora, que também faz parte da Braztoa, está pela primeira vez no evento. 

Ainda sobre o interesse do público nos negócios com as operadoras, o gerente geral da Ancoradouro  confirma que a movimentação tem sido intensa. "Só no segundo dia, entreguei mais de 200 cartões. Não tenho mais nenhum", disse.

O diretor da Bancorbrás, Carlos Eduardo Pereira, aproveitou a Feira das Américas para fortalecer o relacionamento com hoteleiros e fechar contratos para o Clube de Viagens mantido pela operadora. "Temos uns sete ou oito contratos praticamente fechados com algumas redes de hotéis", afirma. 


O gerente de Marketing, Jorge Alexandre Machado, também da Bancorbrás lamentou não ter tido a chance de participar das oficinas e paineis do congresso. "Nós também gostaríamos de estar lá, mas os horários atrapalharam a nossa ida."

O objetivo das operadoras na feira é aumentar a visibilidade e a possibilidade de novos contatos e de firmar futuras parcerias. Para a Visual Turismo, o mais importante foi passar a credibilidade da marca e fortalecer o nome entre os operadores cariocas. "Temos 25 anos de trabalho em São Paulo e buscamos no Rio agentes para futuros negócios na cidade. Foi importante estar na Abav 2011 para consolidar esta possibilidade", reforçou Gilca, que está pela segunda vez na Feira da Abav.

Nesta sexta (21/10), a expectativa dos operadores ainda era de aumento no interesses dos agentes.  "Espero ter um movimento igual ou superior, mas a nossa expectativa já foi alcançada", relata Fernando da agência Ancoradouro.

Feira das Américas encerra-se hoje no Riocentro


Feira das Américas
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Último dia para você visitar a
Feira das Américas - ABAV 2011 e ficar por dentro de todas as novidades do setor!



Feira das Américas - ABAV 2011, apresenta o que há de mais recente no setor do turismo e mostra inúmeros lançamentos de cerca de 800 expositores nacionais e internacionais presentes.

HOJE é a ULTIMA OPORTUNIDADE para atualizar-se e conhecer essas novidades!

Confira o que está acontecendo na Feira das Américas - ABAV 2011!

   Breezes Búzios





Durante a Feira das Américs - ABAV 2011, o SuperClubs apresenta todos os hotéis da rede no mundo além da completa programação do Breezes Búzios para o próximo verão.

   Confidence Câmbio





A Confidence Câmbio, apresenta os cartões pré pagos em dólar canadense, australiano e personalizados em dólar e euro.


 aNomad Tours




Estão apresentando mais de 100 roteiros de aventura operados pela Nomad Tours no Sul e Leste do Continente Africano. 


   TAAG





TAAG Linhas Aéreas de Angola está apresentando sua malha Aérea e tarifas e a mais recente novidade o Boeing 777-300er, assim como a nova conquista: rota Luanda/Porto. 

   TRIP





TRIP Linhas Aéreas apresenta sua malha nacional com mais de 80 destinos, as tarifas e novidades. Assim como os demais serviços: transporte de grupos, coorporativo, fretamentos de aeronaves e serviço de cargas.

Não perca mais tempo!
Conheça todas as novidades e os lançamentos do setor turístico!

 aInternacional



Confira os países e cidades presentes no evento:

Argentina aaaaaaaaaaaaaaa Chile aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Colômbia 

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Dubai aaaaaaaaaaaaaaaaaa México aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaPanamá 

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 aAinda dá tempo, visite!



Feira das Américas - ABAV 2011
Data: 
19, 20 e 21 de Outubro de 2011
Horário:
 das 11h às 18h
Local: 
Riocentro Exhibition  & Convention Center
Av. Salvador Alende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – Brasil

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Tudo isso e muito mais esperam por você na
Feira das Américas - ABAV 2011!
Faça parte deste evento único, com oportunidades únicas para você!


Lembre-se! 
Proibida a entrada de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados. Evento exclusivo para profissionais do setor. Agentes de Viagens que realizarem o pré-credenciamento terão acesso gratuito ao evento, porém as inscrições são limitadas (ver regulamento no site do evento). O visitante ou profissional que comparecer ao evento sem convite ou sem o pré-credenciamento feito, deverão fazer sua inscrição no local. A entrada custará R$150,00.



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Saiba mais! Acesse: www.feiradasamericas.com.br
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Agência de turismo hibrida é tendência para o setor de turismo

Junção de modelo online com tradicional é apontado como ideal para fomentar vendas no mercado de agenciamento

As agências online podem ajudar a ampliar os negócios de agências tradicionais. O modelo de negócio foi tema da oficina Agências online: como entender e participar deste canal de distribuição apresentada durante o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Feira das Américas Abav 2011. 


Representantes das agências online TripAdvisor e Viajanet se colocaram como mais uma opção para o cliente final, mostrando que o comércio digital é mais um caminho a ser seguido pelas agências tradicionais para ampliar suas vendas.


“Os agentes estão cada vez mais qualificados, se especializando em variados segmentos existentes dentro do turismo e as agências online vieram para fomentar esse mercado”, afirmou o moderador da oficina, Edmar Bull, presidente da ABAV São Paulo, ressaltando a importância de os agentes olharem o mercado virtual como mais um canal de vendas onde é necessário estar presente.


Uma junção dos dois modelos – online e tradicional – foi apontado como tendência para o setor de agenciamento. O sócio-fundador da Viajanet, Bob Rossato, contou que precisou instalar um call center para atender e tirar dúvidas dos passageiros. 


Essa necessidade de garantir a compra, do contato pessoal, é uma especificidade do mercado brasileiro e uma oportunidade também para as agências tradicionais se lançarem no universo virtual.
     
A diretora da  TripAdvisor, Romina Rozensztojn, lembrou que a empresa foi criada a partir da percepção da necessidade que os turistas têm de trocar experiências sobre destinos e serviços, como hotéis e restaurantes, o que só a interatividade proporcionada pela internet é capaz de propiciar.


“Funcionamos como um fórum onde o turista pode perguntar o que quiser e são outros turistas que respondem positivamente ou negativamente sobre o lugar”, explicou. “Essa ferramenta é forte para a decisão da compra final de pacotes turísticos.”

Advogado acredita que as agências podem se prevenir de ações


Abav 2011 discute 
responsabilidade solidária

O advogado Marcelo Oliveira, sócio do escritório de advocacia CMO, citou algumas condutas preventivas que podem ser tomadas pelo setor de turismo na oficina “Relações de Consumo: Atitudes que Afetam as Agências de Turismo”, no segundo dia do 39⁰ Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas - Abav 2011,  que está ocorrendo até esta sexta-feira (21/10) no Riocentro, no Rio de Janeiro.
  
Na apresentação foram relatados os principais equívocos das agências nas áreas de publicidade, atendimento e contrato. Segundo o advogado, como o código de defesa do consumidor abre muitas prerrogativas com o estabelecimento da responsabilidade solidária, as agências de turismo devem se cercar ao máximo de cuidados para não enfrentarem problemas.


“O risco de atividade econômica assumido no ramo do turismo é altíssimo. O caminho nesse momento é conscientizar os clientes, juizados e órgãos de defesa do consumidor sobre as questões relacionadas à responsabilidade solidária”, disse.


O advogado acredita que a informação é importante para a agência de turismo se prevenir de possíveis embates jurídicos. Um caminho comentado por Marcelo foi a assinatura de contratos próprios das agências, configurando mais um documento que pode ser apresentado em juízo.


“A briga em torno da responsabilidade solidária está longe do fim. Parte importante deste processo é a regulamentação dos agentes de viagens. O Projeto de Lei que regulamenta essa profissão está em tramitação desde 2001. É quase irônico dizer que nesta semana a profissão de DJ foi reconhecida no Brasil”, revelou.


Durante a abertura do evento, o presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira ressaltou a importância da Câmara Federal aprovar o Projeto de Lei 5.120/2001 que regulamenta a atividade dos agentes de viagens. Com a aprovação da lei, a questão da responsabilidade solidária seria resolvida, pois o texto esclarece as relações comerciais entre agentes, fornecedores e consumidores.

Estratégias para atender o turista internacional

Consultora da Abav 2011 diz que conhecer o perfil do visitante é fundamental
Conhecer o perfil e as expectativas do turista estrangeiro faz parte da estratégia do “ter o que oferecer e saber oferecer”. O alerta foi dado pela jornalista e consultora de marketing Sarah Albrecht durante a oficina “O seu negócio conhece o perfil do viajante estrangeiro?”, durante o 39° Congresso da Associação Brasileira das Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011, que termina nesta sexta-feira (21/10), no Riocentro, Rio de Janeiro.



Para ela, é fundamental que o mercado de turismo aproveite o bom momento vivido pelo Brasil no exterior para construir uma relação de confiança com o turista estrangeiro. “Por meio da análise desse perfil, é possível montar roteiros atrativos, correlatos ao que o turista espera da sua experiência por aqui”, explicou.


Fugir de clichês, explorar a cultura brasileira e chamar a atenção para o que o mundo ainda não conhece, que vai além do Rio de Janeiro é um diferencial. “É preciso estratégia para ter o que oferecer, montando roteiros adequados, qualificando a mão-de-obra e dispondo de ofertas que cumpram com as expectativas, além de saber divulgar os produtos nacionais”, afirmou Sarah.


Dominar idiomas e estudar sobre outras culturas, segundo a consultora, possibilitará ao brasileiro responder à altura as expectativas do turista. 

“Além de eliminar o que temos de negativo, potencializando o que temos de positivo, nosso profissional de turismo precisa desenvolver habilidades de competência intercultural, a capacidade de interagir com pessoas de diferentes formações culturais, respeitando as diferenças.”



Ausência de compromisso e jeitinho brasileiro devem ser eliminados, pois gera grande problema nos negócios de qualquer natureza. Características conhecidas como inerentes ao brasileiro, como simpatia, alegria, hospitalidade, ausência de preconceito religioso e de rivais internacionais são, na avaliação de Sarah, pontos positivos a serem reforçados.

Prioridade da Embratur será a América Latina

Estatal investirá R$ 42 milhões para atrair turistas dos países vizinhos




O Brasil é visto pelos outros países como sendo um lugar apaixonante, com um povo sempre cordial, festeiro e hospitaleiro, mas também o que gasta menos na América Latina. Essa imagem foi desenhada pelo presidente da Embratur, Flávio Dino (foto), durante oficina realizada no 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011.


“Gastamos menos porque ficamos menos tempo em um só lugar. Isso é cultural, não é porque temos pouco dinheiro”, justificou o presidente. O perfil foi traçado a partir dos resultados do estudo sobre a Demanda Internacional no Brasil, com dados de 2010, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo, envolvendo países da América Latina. 


Esse mercado prioritário para a Embratur para os próximos 10 anos. A meta é receber 7 milhões de turistas provenientes dos países vizinhos para ajudar a bater os 10 milhões de visitantes internacionais previstos até a Olimpíada.


No próximo ano, a empresa brasileira de promoção turística pretende investir R$ 42 milhões em diversas ações na América do Sul. Dos 5,1 milhões de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2010, 46% vieram da América do Sul. 


Os nossos vizinhos gastaram no ano passado, per capta e por dia, uma média de US$ 59 no País. O europeu gastou US$ 66. “Dos cinco maiores mercados emissores para o nosso País, dois são da região: Argentina e Uruguai”, afirmou Dino.  

Com relação a expectativas para a Copa do Mundo, o presidente da Embratur disse estar tranquilo quanto ao andamento dos preparativos. Para ele, o maior legado será a propagação da imagem do País, principalmente por fomentar a divulgação de destinos ainda pouco conhecidos no exterior como Cuiabá e Foz do Iguaçu. 



“A Copa será perfeita? Não, claro que não. Porque nenhum evento de massa é perfeito em nenhum lugar do mundo. Mas a imagem que deixaremos do Brasil no pós-Copa será o maior legado que teremos, muito maior do que as obras físicas”, destacou o presidente da Embratur.

Abav 2011: Turista brasileiro está na mira dos destinos internacionais

Brasileiro gastou no exterior de janeiro 
a junho deste ano mais 40% que em 2010

Com 35 mil metros quadrados ocupados por empresas do setor de turismo, a Feira das Américas trouxe para dentro do Riocentro cerca de 60 representações internacionais. Destinos que estão investindo no bom momento da economia, que levaram os brasileiros, no primeiro semestre de 2011, a gastaram cerca de R$ 15 bilhões em viagens no exterior, segundo o Banco Central – aumento de 40% em comparação com ano passado.

Sede do Pan-Americano, o México está na feira apostando nos benefícios que essa exposição trará o país. “A cerimônia de abertura dos jogos foi um sucesso e serviu para mostrar que estamos preparados para receber os turistas. Temos toda uma área com praia e também muita cultura”, disse Indira Franca, diretora de Relações Públicas e Eventos do governo mexicano. “Acreditamos muito no mercado brasileiro. O número de turistas vindos do Brasil cresceu bastante. A Ministra de Turismo mexicano liberou uma permissão de um mês no país para que não haja a necessidade de tirar visto”, acrescentou.

Destino preferido dos brasileiros, os Estados Unidos estão fazendo parte do estande do Estado da Flórida, que tem 16 metros quadrados e mais de dez empresas divulgando serviços e destinos. “O Brasil é o segundo maior mercado de turistas nas Américas, só perde para o Canadá.”, conta o assistente de Marketing Renato Oliveira.

Uma das jóias do tesouro arquitetônico de
Portugal, o Templo Diana, em Évora.
Na Europa, países como Portugal, Itália, Dinamarca, Rússia e Espanha estão presentes. O Governo espanhol montou um estande de 100 metros quadrados e, nele, várias empresas apresentam diversos atrativos do país. 

Uma das novidades é o lançamento do guia de bolso Caminhos de Santiago, voltado para peregrinos. “Muita gente vai lá para conhecer essa rota, independente da religião que tem. É um dos nossos grandes atrativos. As pessoas não vão só para Madrid e Barcelona”, conta a assessora de Imprensa do governo espanhol, Ângela Telma.

A Turquia está na Feira das Américas para mostrar aos agentes de viagem um outro lado da Europa. O país é considerado o mais moderno entre os de cultura mulçumana, mas ao mesmo tempo carrega um passado de história. “A capital Istambul tem uma cultura meio europeia e meio asiática. Tem um contraste entre o novo e o antigo”, disse Eliane Mota, promotora do governo turco.

A Tailândia (foto abaixo) montou um grande estande com direito até a apresentação de música. Quem tem curiosidade de conhecer um pouco do mundo asiático e budista não pode perder esta oportunidade. “O país apresenta grandes atrações. Andar de elefante em algumas cidades, conhecer as praias e também a noite da capital de Bancoc são algumas delas”, ressaltou a operadora de viagens Claudia Gomes, que mora há três anos lá.